Wikipédia Discussão:Manutenção/Estatísticas/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Questões técnicas[editar código-fonte]

Minhas páginas sem interlinks estão dando 12810.

Com que query? -- Rui Malheiro 22:02, 3 Out 2004 (UTC)

Mudei algumas coisas e agora deu 16.775. Vou ver se melhoro um pouco mais e chegamos a mesma coisa. Não é query, estou fazendo um bot para fazer tal tipo de coisas. A vantagem do bot é que ele vai poder ver na versão online da wikipédia. Claro, não vou fazer isto sobre toda a wikipédia, mas sobre listas pequenas. E as categorias? Tem que excluir os artigos que têm predefinições com categorias. São quatro, se não me engano. --E2m 22:05, 3 Out 2004 (UTC)

Um artigo que inclui uma predefinição com categoria considera-se categorizado, pelo que não aparece nas estatísticas. Agora se quiseres uma lista das páginas que o bot necessita correr para adicionar as estatísticas, tem que se fazer a query de outra forma. Deixa ver... -- Rui Malheiro 22:13, 3 Out 2004 (UTC)
Esquece, a query que estou a fazer inclui todos os artigos que não têm categorias. Qualquer artigo com categoria, seja diretamente ou via predefinição, tem uma referência na tabela categorylinks e a minha query lista todos os artigos que não estão nessa tabela. Acho... ;) -- Rui Malheiro 22:22, 3 Out 2004 (UTC)

Não sei se funciona assim. Se tivéssemos uma lista das tuas páginas sem categorias, poderíamos comparar. É bom ter dois métodos para a mesma coisa, nos dá uma garantia melhor. --E2m 04:33, 4 Out 2004 (UTC)

É a partir da tabela categorylinks que são geradas as páginas de categorias. Por exemplo:
select concat(ns_name,cur_title)
  from cur 
    join categorylinks on cur_id=cl_from
    join namespaces on cur_namespace=ns_id
  where cl_to='Páginas_para_apagar'
  order by cl_sortkey;

1Grau, A_Conversão_do_Diabo, Alessandro_Neri, Alexis, Análise_dos_dados, Predefinição:Apagar, Brazil_hccene, Brazil_hcscene, Cinemática, Deer, Extensão_de_nome_de_ficheiro, Free_Links, Godoy, HONMOM-BUTSU-DO-NO-KARATE-DO_-_ASSOCIAÇÃO_BUDISTA_VAJRAMSUHTI_DE_KARATE-DO, Haskell_(linguagem_de_programação_), Hino_Nacional_do_Brasil_(versão_sem_cores), How_does_one_edit_a_page, Isla_de_Norfolk, JOÃO_RICARDO, Jorjan, La_Borinqueña, Mangnésio, MediaWiki_User's_Guide:_Logging-in, Palmeiras_(clube_de_futebol,_Brasi), Paulão, Política_da_Cuba, Port:A_derrota_do_eixo, Wikipedia:Procurando, Projeto_Combustível, Provas_contra_a_evolução, Psychotherapy, Santos_(São_Paulo), Categoria:Software, Categoria:Software_Livre, Tanker, Categoria:Teoria_da_Computação, Tri-ma, Umlaut, Categoria:Unidades_SI, WZero_Internet, Wikipedia:Nupedia_translation_project

Compara o resultado da query com o conteúdo da categoria:Páginas para apagar. Todas estas páginas incluem a categeria através da predefinição {{apagar}}. Nota que os registos que aparecem na lista com prefixo Categoria: são apresentados como sub-categorias. -- Rui Malheiro 09:28, 4 Out 2004 (UTC)
Acho que entendi o que está acontecendo. Usas uma tabela que não é atualizada quando se acrescenta uma predefinição com categoria ao artigo. Foi criado um bot exatamente para tratar com este problema. --E2m 05:09, 10 Out 2004 (UTC)

Números crescendo[editar código-fonte]

Parece-me que estamos condenados a ver estes números sempre crescendo, nunca diminuindo. Há poucos dias atrás os artigos órfãos eram apenas 300. --E2m 15:56, 11 Out 2004 (UTC)

Isto acaba por ser tao frustrante! Passei tantas horas no domingo a substituir lixo por esbocos e a m**** do número nao pára de crescer! Bah! Por outro lado: se nao tivesse feito nada, tinha crescido mais... Algures no tempo vamos ter que fazer alguma coisa quanto aos lixos... Muriel 11:25, 9 Nov 2004 (UTC)

Quando tiver um pouco de tempo, acrescento estatísticas ponderadas por artigo, isso deve diminuir a frustração (espero). Por outro lado, há alguns indicadores otimistas: o número de páginas não categorizadas desceu muito. -- Rui Malheiro 14:02, 9 Nov 2004 (UTC)

Estava convencido que iriamos ver uma drástica redução no número de páginas não categorizadas, especialmente com o trabalho que o E2m (não há tendinite que o pare) e outros têm feito, mas acabamos por ter mais 11 páginas sem categoria. Acho que vou também declarar guerra às (faltas de) categorias até ao fim do mês... -- Rui Malheiro 13:31, 18 Nov 2004 (UTC)

Algumas coisas estão ficando melhores. Por exemplo, os redirecionamentos duplos agora são raros e as tabelas em html também (teve uma pesquisa que eu fiz e resultou em 400 tabelas há um tempo atrás). Nossos números de artigos e de usuários estão crescendo a um ritmo robusto. Os números de páginas órfãs e sem saída felizmente se mantém estáveis, liberando-nos para atacarmos as categorias e os lixos. --E2m 14:34, 18 Nov 2004 (UTC)

Notas sobre as estatísticas de 27 de Novembro[editar código-fonte]

Fiz duas alterações nas queries que uso para obter as estatísticas:

  • Os artigos orfãos estavam a dar resultados errados porque muitos artigos são referidos de páginas fora do domínio (namespace) principal. A nova query vai apenas os artigos que não tenham pelo menos uma ligação de outro artigo no domínio principal, excluindo redirects e desambiguações.
  • Passei a contar os artigos marcados com {{impróprio}} como lixo.

Se notarem algumas inconsistências avisem. -- Rui Malheiro 13:32, 9 Dez 2004 (UTC)

ao menos os nao categorizados estao a descer!! Muriel 13:37, 9 Dez 2004 (UTC)