Xsun

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Xsun é um servidor de ecrã

Xsun é um implementação do servidor X Window System (X11) incluído com o sistema operacional Solaris, desenvolvido pela Sun Microsystems. Ele substituiu o antigo servidor "Xnews", que suporta a exibição de não apenas aplicações X11, mas também NeWS e programas SunView. Xsun removeu suporte para esses ambientes legados, e adicionou suporte para Display PostScript.

Xsun foi lançado como parte do Solaris 2.3 em novembro de 1993. Ele foi originalmente baseado no X11 Release 5, a versão incluída com o Solaris 10 é baseado no X11R6.6.

Solaris 10 inclui tanto Xsun e servidor X.Org, o software de fonte aberta é implementação de referência do X, baseado em X11R7. O "Xorg" é o servidor mais usado para sistemas x86, o servidor Xsun continua a ser o mais comumente usado para sistemas SPARC; suporte Xorg para SPARC só foi acrescentado no Solaris 10 8/07, e tem o suporte de driver muito limitada.[1] O projeto OpenSolaris afirmou que a futura direção do suporte X é através de implementar o Xorg.[2] Oracle Solaris 11 lançado em novembro de 2011, inclui apenas a implementação do servidor Xorg X11 (X.org 1.10.3), portanto, implementação Xsun foi rejeitada.[3]

Ao contrário de XFree86, XSun implementado mode setting baseado em núcleo para alguns driver de dispositivos gráficos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «What's New in the Solaris 10 8/07 Release». Solaris 10 O que há de novo. Sun Microsystems. Consultado em 23 de julho de 2008 
  2. «OpenSolaris Community: X Window System». Consultado em 23 de julho de 2008. Com o tempo, estamos trabalhando para migrar as bibliotecas existentes e clientes para construir a partir da base mais recente fonte, bem como para as futuras versões do Solaris. 
  3. «Transitioning From Oracle Solaris 10 to Oracle Solaris 11». Consultado em 26 de junho de 2012. Enquanto a Oracle Solaris 10 inclui tanto a família Xsun de servidores X, com Xsun como padrão em plataformas SPARC e Xorg como padrão em plataformas x86, Oracle Solaris 11 suporta apenas a família Xorg de servidores. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.