Yamaha YM2413

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Translation arrow.svg
Este artigo ou secção, resulta, no todo ou em parte, de uma tradução. Do artigo «Yamaha YM2413» na Wikipédia em inglês , na versão original. Você pode incluir conceitos culturais lusófonos de fontes em português com referências e inseri-las corretamente no texto ou no rodapé. Também pode continuar traduzindo ou colaborar em outras traduções. Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Yamaha YM2413

O YM2413, também chamado OPLL, é um chip de som de baixo custo fabricado pela Yamaha Corporation, baseado no chip YM3812 (OPL2). Para ter o seu custo reduzido para a fabricação, muitos dos seus registros internos foram removidos. O resultado disso foi que o YM2413 pode somente tocar um instrumento definido pelo usuário de cada vez; as outras 15 melodias instrumentais são codificadas e não podem ser alteradas pelo usuário. Há outras modificações devido a redução de custos: o número de formas de onda foi reduzido para duas, e um circuito somador não é usado para misturar os canais; ao invés disso o conversor analógico-digital toca cada canal um após o outro, e a saída disso geralmente passa por um filtro analógico.

Lista de aplicações do YM2413[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]