Saltar para o conteúdo

Yavanajātaka

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Yavanajātaka (Sânscrito: yavana 'grego' + jātaka 'nascimento' = '(mapa) natal (astral) segundo os gregos') de Sphujidhvaja é um texto antigo na astrologia indiana.

De acordo com Pingree, é uma versificação posterior de uma tradução anterior em Sânscrito de um texto grego sobre horóscopo, que se acredita como tendo sido escrito por volta de 120 a.C. em Alexandria.[1] Baseado na interpretação de Pingree, a tradução original, feita em 149–150 d.C. por "Yavanesvara" ("Senhor dos Gregos") sob as ordens de Rudrakarman I, da Satrapia Ocidental, está perdida; somente uma porção substanc da versificação feita 120 anos depois por Sphujidhvaja sob Rudrasena II teria sobrevivido.[2][3] No entanto, de acordo com a recente pesquisa feita por Mak com base em um manuscrito recém-descoberto e outros documentos, a interpretação da data de Pingree, bem como uma série de leituras cruciais como marco zero e outros bhūtasaṃkhyā foram baseados em sua própria emenda, não é apoiado pelo que foi escrito sobre os manuscritos. Além disso, tradicionalmente, Yavanesvara e Sphujidhvaja foram entendidos como referindo-se à mesma pessoa, sendo o primeiro um epíteto para o último, de acordo com autores como Bhaskara I e Utpala. A data da Yavanajātaka, de acordo com Mak, agora é revisada para entre os séculos IV e VI d.C.[4]

Referências

  1. Yavanesvara biography - www-history.mcs.st-andrews.ac.uk
  2. Pingree (1981) p.81
  3. K. V. Sarma; Encyclopaedia of the History of Science, Technology, and Medicine in Non-Western Cultures; Sphujidhvaja; pp 2016-2016.
  4. Mak (2013a, 2013b, 2014)