Yonhap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Agência de Notícias Yonhap
Yonhap
Atividade Agência de notícias
Fundação 19 de dezembro de 1980 (43 anos)
Sede Seul, Coreia do Sul Coreia do Sul
Website oficial Agência de Notícias Yonhap (em inglês)

A Yonhap é a principal agência de notícias da Coreia do Sul. É uma empresa financiada por fundos públicos, sediada em Seul. A Yonhap provê artigos de notícias, imagens e outras informações para jornais, redes de televisão e outras mídias na Coreia do Sul.


História[editar | editar código-fonte]

A Yonhap (significa "unido" em coreano) foi fundada em 19 de dezembro de 1980, através da fusão da Agência de Notícias Hapdong e Orient Press. Mantém vários acordos com 78 agências de notícias não-coreanas, e tem também um acordo de serviços de intercâmbio com a norte-coreana Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), assinado em 2002.[1] É o único serviço coreano que trabalha com agências de notícias estrangeiras,[2] e fornece uma seleção de notícias gratuita através de seu site em coreano, inglês, chinês, japonês, espanhol, árabe e francês.

A Yonhap foi a agência de notícias anfitriã dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, e foi eleita duas vezes para o conselho da Organização das Agências de Notícias da Ásia-Pacífico (OANA).

Possui mais de 60 correspondentes no exterior e cerca de 580 repórteres em todo o país, tornando-a a maior agência de notícias sul-coreana.[1] Seu maior acionista é a Korea News Agency Commission (KONAC).

Placa ao pé da estátua do Jornalista Yonhap, 2014.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «About Us». Seul: Yonhap News Agency. 2009 
  2. Shrivastava, K. M. (2007). News Agencies from Pigeon to Internet. Elgin, IL: Sterling Publishers. ISBN 978-1-932705-67-6.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Yonhap