Yonhap

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Agência de Notícias Yonhap
Atividade Agência de notícias
Fundação 19 de dezembro de 1980 (38 anos)
Sede Seul,  Coreia do Sul
Website oficial Agência de Notícias Yonhap (em inglês)

A Yonhap é a principal agência de notícias da Coreia do Sul. É uma empresa financiada por fundos públicos, sediada em Seul. A Yonhap provê artigos de notícias, imagens e outras informações para jornais, redes de televisão e outras mídias na Coreia do Sul.


História[editar | editar código-fonte]

A Yonhap (significa "unido" em coreano) foi fundada em 19 de dezembro de 1980, através da fusão da Agência de Notícias Hapdong e Orient Press. Mantém vários acordos com 78 agências de notícias não-coreanas, e tem também um acordo de serviços de intercâmbio com a norte-coreana Agência Central de Notícias da Coreia (KCNA), assinado em 2002.[1] É o único serviço coreano que trabalha com agências de notícias estrangeiras,[2] e fornece uma seleção de notícias gratuita através de seu site em coreano, inglês, chinês, japonês, espanhol, árabe e francês.

A Yonhap foi a agência de notícias anfitriã dos Jogos Olímpicos de Verão de 1988, e foi eleita duas vezes para o conselho da Organização das Agências de Notícias da Ásia-Pacífico (OANA).

Possui mais de 60 correspondentes no exterior e cerca de 580 repórteres em todo o país, tornando-a a maior agência de notícias sul-coreana.[1] Seu maior acionista é a Korea News Agency Commission (KONAC).

Placa ao pé da estátua do Jornalista Yonhap, 2014.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «About Us». Seul: Yonhap News Agency. 2009 
  2. Shrivastava, K. M. (2007). News Agencies from Pigeon to Internet. Elgin, IL: Sterling Publishers. ISBN 978-1-932705-67-6.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Yonhap