Zlata Ognevich

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Zlata Ognevich (2013)

Zlata Ognevich (ucraniano: Злата Огневич, russo: Злата Огневич; nome verdadeiro: Inna Leonidivna Bordiuh, ucraniano: Інна Леонідівна Бордюг, russo: Инна Леонидивна Бордюг, nascida em Murmansque, RSFS da Rússia (actual Rússia), União Soviética, 12 de janeiro de 1986) é uma cantora ucraniana.

Em 2013, foi escolhida para representar a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção 2013 com a canção "Gravity" (cantado em inglês) composto por Mikhail Nekrasov e escrito por Karen Kavaleryan, que concoreu na 1ª semi-final e terminou em 3º lugar com 140 pontos, passando á final, onde terminou em 3º lugar com 214 pontos. Ognevich anteriormente tentou representar a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção, em 2010 e 2011.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Zlata Ognevich nasceu a 12 de Janeiro de 1986 em Murmansque na então RSFS da Rússia (actual Rússia).

Zlata fez a sua primeira tentativa para representar a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção em 2010 com a canção "Tiny Island" que terminou em quinto lugar, com 30 pontos.

Em 2011, fez a sua segunda tentativa também frustrada de representar a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção. Desta vez, a canção foi interpretada na sua língua materna, intitulada "The Kukushka", e terminou em segundo lugar.

Em 2013, Zlata faz a sua terceira tentativa para representar a Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção com a canção "Gravity". Desta vez, venceu a final nacional com 40 pontos, 20 do júri e 20 do televoto, tendo o direito de representar Ucrânia no Festival Eurovisão da Canção 2013 onde concorreu na 1ª semi-final onde terminou em terceiro lugar, consegundo a passagem á final, onde acabou também em terceiro lugar.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Titulo Melhores posições Álbum
NL
[1]
2010 "Tiny Island" TBA
2011 "The Kukushka"
2013 "Gravity" 50
"—" denota lançamento que não gráfico ou não foi lançado.

Referências

  1. Hung, Steffen. «Discografie Zlata Ognevich». Dutch Charts Portal. Hung Medien (Steffen Hung)