Delicious

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Delicious
Delicious
Proprietário(s) Chad Hurley, Steve Chen
Requer pagamento? Não
Gênero Favoritos compartilhados on-line
Cadastro Gratuito
País de origem  Estados Unidos
Idioma(s) Inglês
Lançamento 2003
Desenvolvedor Joshua Schachter
Estado atual extinto

Delicious (estilizado del.icio.us) foi uma plataforma online de social bookmarks, para armazenamento, compartilhamento, e pesquisa de sites favoritos, desenvolvido por Joshua Schachter e entrou no ar no final de 2003. Em 2011 tornou-se propriedade da AVOS Systems, empresa dos fundadores do YouTube: Chad Hurley e Steve Chen.

Oferecia um serviço on-line, que permite adicionar e pesquisar bookmarks sobre qualquer assunto. Mais do que um mecanismo de buscas para encontrar o que se quer na web, é uma ferramenta para arquivar e catalogar os sites preferidos para acessá-los de qualquer lugar. Serviços similares, de compartilhamento de links favoritos, costumam ser conhecidos pelo termo inglês "social bookmarks".

Era possível compartilhar bookmarks com os amigos e visualizar os favoritos públicos de vários membros da comunidade. Além disso, o Delicious pode ser usado para criar listas de presentes, para acompanhar web-sites que tem conteúdo e links dinâmicos, e ainda para pesquisas sobre qualquer assunto.

Em junho de 2017, Delicious foi adquirido pela Pinboard, sendo desativado em favor do plano pago da plataforma.[1][2]

Uso[editar | editar código-fonte]

O Delicious possui uma barra de ferramentas que facilita o uso do site. Depois de instalada no navegador, aparecerão dois ícones: um, representado pelo ícone do Delicious, é um link para a página oficial do serviço ou para a página inicial de favoritos do usuário "logado" atualmente; o outro, uma etiqueta com o nome tag, deve ser usado para adicionar páginas aos favoritos. Ao usar a função TAG THIS da extensão, surgirá uma pop-up pedindo a descrição o site e crie tags para ele. Em vários navegadores, é possível adicionar dois links na barra de favoritos, os quais realizam o mesmo que os ícones da extensão: adicionar páginas aos favoritos; e entrar na página inicial de links ou na página inicial do serviço.

História[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2003, Joshua Schachter coloca no ar a primeira versão do Delicious.

O Delicious foi mantido pelo Yahoo! de 9 de dezembro de 2005 até o mês de julho de 2011, quando os novos donos, Chad Hurley e Steve Chen, fundadores do YouTube e donos da companhia AVOS Systems, passaram a tomar conta do serviço.

Em setembro de 2011, é lançada a versão 3.0 do Delicious pela AVOS, apresentando uma nova proposta de design e desativando alguns recursos das versões anteriores. Vale também destacar que com a tendência de uso do # no Twitter, os desenvolvedores do delicious também começaram a utilizar as hashtags nas mensagens.

Referências

  1. «Pinboard's Dead-Simple Bookmarking Service Is Still Going Strong». TechCrunch (em inglês). Consultado em 17 de setembro de 2021 
  2. «É o fim da linha para o Delicious». Tecnoblog. 2 de junho de 2017. Consultado em 17 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]