Saltar para o conteúdo

Raúl Antonio Martinez Paredes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Raúl Antonio Martinez Paredes (San Martín Jilotepeque, Departamento de Chimaltenango, Guatemala, 9 de maio de 1943) é um ministro católico guatemalteco e bispo auxiliar de Santiago da Guatemala.[1]

O Bispo de Sololá, Eduardo Ernesto Fuentes Duarte, o ordenou sacerdote em 17 de outubro de 1987.

Em 28 de janeiro de 1999, o Papa João Paulo II o nomeou Bispo de Sololá-Chimaltenango. Dom Ramiro Moliner Inglés, núncio apostólico na Guatemala, o consagrou bispo em 20 de março do mesmo ano; Os co-consagrantes foram Victor Hugo Martínez Contreras, Arcebispo de Los Altos Quetzaltenango-Totonicapán, e Angélico Melotto Mazzardo OFM, Bispo Emérito de Sololá-Chimaltenango.

Em 28 de julho de 2007, o Papa Bento XVI o nomeou bispo titular de Mizigi e bispo auxiliar da Guatemala[2]. Após a morte do Arcebispo Óscar Julio Vian Morales SDB em 24 de fevereiro de 2018, Raúl Antonio Martinez Paredes administrou a Arquidiocese de Santiago da Guatemala durante a vacância da sede como Administrador Apostólico até a posse do novo arcebispo em 3 de setembro de 2020. Desde 21 de setembro de 2021 é Administrador Apostólico do Vicariato Apostólico vago de Izabal.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Raúl Antonio Martinez Paredes

Referências

  1. catholic-hierarchy.org
  2. «NOMINA DI AUSILIARE DI GUATEMALA (GUATEMALA)» (em italiano). vatican.va. 28 de julho de 2007. Consultado em 5 de novembro de 2020 
Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.