Ümraniye Spor Kulübü

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ümraniyespor
Nome Ümraniye Spor Kulübü
Fundação 1938 (86 anos)
Estádio Estádio Municipal de Ümraniye
Capacidade 3 513 espectadores
Localização Ümraniye, Turquia
Presidente Tarik Aksar
Treinador(a) Recep Uçar
Patrocinador(a) Bereket Sigorta
Material (d)esportivo Nike
Competição Süper Lig
Copa da Turquia
Website Facebook
Twitter
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

O Ümraniye Spor Kulübü, mais conhecido como Ümraniyespor, é um clube profissional de futebol turco sediado na cidade de Ümraniye, na Turquia, fundado em 1938. Atualmente disputa a Süper Lig.[1]

Suas cores oficiais são o vermelho e o branco. Manda seus jogos oficiais no Estádio Municipal de Ümraniye, estádio com capacidade máxima para 3 513 espectadores.[2]

História[editar | editar código-fonte]

Fundado em 1938, o clube permaneceu no amadorismo até meados da década de 1980, profissionalizando-se apenas em 1984 quando disputou seu primeiro campeonato profissional: a Quarta Divisão Turca na temporada 1984–85. Ao longo da décadas seguintes, alternou ascensos e descensos entre tal divisão e as Ligas Regionais Amadoras. Foi somente após a conquista das Ligas Regionais Amadoras na temporada 2010–11, o primeiro título de sua história, que o clube passou a disputar campeonatos profissionais de forma regular, integrando-se em definitivo ao sistema de ligas de futebol do país.

Na temporada 2012–13, o clube realizou boa campanha na Quarta Divisão Turca, encerrando a competição na 5ª colocação e classificando-se para os playoffs de acesso para a TFF 2. Lig. Entretanto, após ser goleado na final para o Çanakkale Dardanel por 5–0, acabou eliminado.

Na temporada seguinte, por sua vez, após vitória em casa contra o Yeşil Bursa por 2–1 em confronto válido pela 30ª rodada da TFF 3. Lig de 2013–14, o clube sagrou-se campeão da Quarta Divisão Turca com 4 rodadas de antecedência e classificou-se de forma inédita para a Terceira Divisão Turca.

Prosseguindo em sua trajetória de ascensão no cenário do futebol turco, após uma boa temporada na Terceira Divisão Turca, o clube ficou perto de obter já na temporada seguinte o acesso à TFF 1. Lig, porém acabou sendo eliminado após perder nas quartas-de-final dos playoffs para o 1461 Trabzon pelo placar agregado de 2–1.

Todavia, semelhante ao que vivenciou na temporada retrasada, logo na temporada seguinte, após vitória fora de casa contra o Istanbulspor por 3–0 em confronto válido pela 32ª rodada da TFF 2. Lig de 2015–16, o clube sagrou-se campeão da Terceira Divisão Turca com 2 rodadas de antecedência e classificou-se de forma inédita para a Segunda Divisão Turca, divisão profissional que disputa atualmente.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Campanhas de destaque[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «BEREKET SİGORTA ÜMRANİYESPOR - Kulüp Bilgileri TFF». www.tff.org. Consultado em 26 de abril de 2022 
  2. «Ümraniye Belediyesi Şehir Stadyumu – StadiumDB.com». stadiumdb.com. Consultado em 28 de dezembro de 2022 
  3. fanatik. «Ümraniyespor Teknik Direktörü Recep Uçardan şampiyonluk sözleri». Fanatik. Consultado em 21 de maio de 2022 
Bandeira de TurquiaSoccer icon Este artigo sobre clubes de futebol turcos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.