Portal:Miranda do Douro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Miranda do Douro
Portal Miranda de l Douro


Portal Miranda do Douro
Portal Miranda do Douro
Bem-vindo(a) ao portal de Miranda do Douro!
Bienbenido(a) al portal de Miranda de l Douro!

Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com Miranda do Douro.


 ver · editar Introdução


Brasão de armas de Miranda do Douro.

Miranda do Douro (em mirandês: Miranda de l Douro) é uma cidade portuguesa, pertencente ao distrito de Bragança, na Região do Norte e sub-região do Alto Trás-os-Montes (Alto Trás ls Montes), Terra de Miranda (Tierra de Miranda), com 2 254 habitantes (2011).

É sede de um município com 487,18 km² de área e 7 482 habitantes (2011), subdividido em treze freguesias: Constantim e Cicouro (Custantin i Cicuiro), Duas Igrejas (Dues Eigreijas), Genísio (Zenízio), Ifanes e Paradela (Anfainç i Paradela), Malhadas, Miranda do Douro (Miranda de l Douro), Palaçoulo (Palaçuolo), Picote (Picuote), Póvoa (Pruoba), São Martinho de Angueira (San Martino de Angueira), Sendim e Atenor (Sendin i Atanor), Silva e Águas Vivas (Silba i Augas Bibas) e Vila Chã de Braciosa (Bila Chana de Barciosa). O município é limitado a nordeste e sueste pela Espanha, a sudoeste pelo município de Mogadouro e a noroeste por Vimioso (Bumioso ou Bimioso).

Nesta região, além do português, fala-se a sua própria língua, o mirandês (mirandés).

 ver · editar Artigo em destaque


O Museu da Terra de Miranda (em mirandês: Museu de la Tierra de Miranda) é um museu localizado na cidade de Miranda do Douro, Trás-os-Montes, Portugal.

O museu está instalado no edifício seiscentista da antiga câmara municipal, e até 2011 estava sobre a tutela do Instituto dos Museus e da Conservação e do Instituto de Gestão do Património Arquitetónico e Arqueológico, designados atualmente por Direção-Geral do Património Cultural.

O Museu da Terra de Miranda foi fundado em 1982 pelo padre António Mourinho. Está situado no centro histórico da cidade de Miranda do Douro, na Praça D. João III, na antiga Domus Municipalis, edifício monumental do século XVII que serviu de câmara e cadeia municipal até à década de 1970. No seu interior está exposto um acervo museológico variado que nos transmite o que foi, e ainda hoje é, a vida rústica e a cultura dos povos da Terra de Miranda, desde os tempos pré-históricos aos atuais.

O Museu expõe coleções de carácter cultural, etnográfico e artístico desta região; recolhe uma amostra da vida dos povos da Terra de Miranda, mas toda a região é um museu vivo, de características únicas e cultura própria, bem expressas na língua da região (o mirandês), nas danças e na música, no teatro e na religiosidade popular, na gastronomia, nas formas de economia e na maneira de ser deste povo que vive do campo e da pecuária.

O museu propõe de maneira permanente una etnografia da Terra de Miranda, coleções de trajes mirandeses e instrumentos usados na sua produção, alfaias agrícolas e máscaras.

 ver · editar Imagem em destaque
 ver · editar Colabore


Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Miranda do Douro na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos bons ou em destaque relacionados à Miranda do Douro, dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Recicle e melhore a qualidade dos artigos.
  • Traduza os artigos na Wikipédia lusófona.
  • Avalie os artigos.
  • Adicione a predefinição {{Portal3|Miranda do Douro}} nos artigos relacionados.
  • Sempre verifique os critérios de notoriedade antes de criar um artigo.
  • Faça pedidos de artigos ou imagens que não existem na Wikipédia lusófona.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias


 ver · editar Wikimedia
 ver · editar Portais relacionados



Portugal

Açores Grande Porto Lisboa Lusofonia Madeira Música portuguesa