Arash

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O cantor Arash, moreno como muitas pessoas do sul do Irã, é um dos maiores representantes atuais do que se costuma chamar de Persain Pop Music, a música pop moderna cantada nesse idioma

Arash (pem persa آرش لباف, Arash Labaf) é um músico muito famoso na Escandinávia, Alemanha, países do Leste Europeu, Grécia, Turquia, Mundo árabe, Ásia Meridional e Sudeste da Ásia. Ele é proveniente do Irã.[1] [2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele nasceu em Shiraz, em 23 de abril de 1977, mas reside na Suécia, na cidade de Malmö, para onde sua família mudou-se quando ele ainda era pequeno. Sua língua materna é o farsi, na qual ele escreve a maioria de suas composições, porém sabe falar ainda o inglês e o sueco. Arash tem dois irmãos, Arshkan Labaf e Arsalan Labaf, o primeiro é médico e o segundo é advogado.

Seu trabalho[editar | editar código-fonte]

Seu primeiro álbum, lançado em 2005 pela Warner Music da Suécia, saiu ainda antes dele terminar o colégio. Desde então, tem continuado a cantar sem descanso, em turnês por inúmeros países, e muitas vezes unindo sua voz à de outros artistas, como Rebecca Zadig. Seus estilos são o pop, o R&B, o house e o dance. Entre suas músicas mais conhecidas incluem-se Arash, Arash, Yalla, Boro Boro, Dunya, Suddenly, Pure Love e Temptation, esta última ele adaptou da canção Baila Maria, cantada pelo grupo Alabina, da cantora israelense Ishtar.

Festival Eurovisão da Canção[editar | editar código-fonte]

Arash foi escolhido, para juntamente com Aysel Teymurzadeh representar o Azerbaijão no Festival Eurovisão da Canção 2009. Seu avô era um cidadão iraniano da etnia azeri.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]