Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Visão da estrutura de um DNA

O ácido desoxirribonucleico (ADN) é um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os organismos vivos e alguns vírus. O seu principal papel é armazenar as informações necessárias para a construção das proteínas e ARNs. Os segmentos de ADN que são responsáveis por carregar a informação genética são denominados genes. O restante da sequência de ADN tem importância estrutural ou está envolvido na regulação do uso da informação genética.

A estrutura da molécula de ADN foi descoberta conjuntamente pelo estadunidense James Watson e pelo britânico Francis Crick em 7 de março de 1953, o que lhes valeu o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 1962, juntamente com Maurice Wilkins. Do ponto de vista químico, o ADN consiste de dois longos polímeros de unidades simples (monômeros) chamados nucleotídeos, cujo cerne é formado por grupos de açúcares e fosfato intercalados unidos por ligações fosfodiéster. Ligada a cada molécula de açúcar está um dos quatro tipos de bases nitrogenadas e é a sequência dessas bases ao longo da molécula de ADN que carrega a informação genética. A leitura destas sequências é feita através do código genético, o qual especifica a sequência linear dos aminoácidos das proteínas. (leia mais...)


Lista destacada aleatória

O cargo de vice-presidente dos Estados Unidos já foi ocupado por 47 pessoas diferentes, com o primeiro sendo John Adams e o mais recente Joe Biden, atualmente em exercício. Originalmente, o vice-presidente era a pessoa que recebia o segundo maior número de votos para Presidente no Colégio Eleitoral. Entretanto, um empate entre Thomas Jefferson e Aaron Burr na eleição de 1800 levou a escolha do presidente para a Câmara dos Representantes. Para evitar que o mesmo ocorresse novamente, a Décima Segunda Emenda foi adicionada a Constituição, criando o sistema atual onde os eleitores votam separadamente para presidente e vice-presidente.

O vice-presidente tem poucos poderes e funções explícitas pela Constituição. Sua função primária é suceder o presidente caso ele morra, renuncie ou seja afastado por decisão judicial. Nove vice-presidentes já ascenderam à presidência dessa maneira: oito através da morte do presidente e um, Gerald Ford, pela renúncia do presidente. Além disso, o vice-presidente atua como presidente do Senado e pode escolher dar o voto de desempate em decisões realizadas pelos senadores. Vice-presidentes já usaram esse poder de diversas maneiras no passar dos anos.

Imagem destacada aleatória

Archers frieze Darius 1st Palace Suse Louvre AOD 488 a.jpg
Decoração do Palácio de Dario I em Susa.

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais