Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Policleto: O Doríforo. Cópia moderna do Museu Pushkin.

A escultura do Classicismo grego tem sido longamente considerada como o ponto mais alto do desenvolvimento da arte escultórica na Grécia Antiga, tornando-se quase um sinônimo para "escultura grega" e eclipsando outros estilos que por lá foram cultivados em sua longa história. O Cânone, um tratado sobre as proporções do corpo humano escrito por Policleto em torno de 450 a.C., é tido geralmente como seu marco inicial, e seu fim é assinalado com a conquista da Grécia pelos macedônios, em 338 a.C., quando a arte grega começa uma grande difusão para o oriente, de onde recebe influências, muda seu caráter e torna-se cosmopolita, na fase conhecida como Helenismo. Nesse intervalo é quando consolida-se a tradição do Classicismo grego, tendo o homem como a nova medida do universo, e o reflexo disso na escultura é a primazia absoluta da representação do corpo humano nu. A escultura do Classicismo elaborou uma estética que conjugava valores idealistas com uma fidedigna representação da natureza, evitando, embora, a caracterização excessivamente realista e o retrato de extremos emocionais, mantendo-se geralmente numa atmosfera formal de equilíbrio e harmonia. Mesmo quando o personagem se encontra imerso em cenas de batalha, sua expressão parece pouco tocada pela violência dos acontecimentos.

O Classicismo elevou o homem a um nível de dignidade sem precedentes, ao mesmo tempo em que lhe atribuiu a responsabilidade de criar seu próprio destino e ofereceu um modelo de vida harmonioso, num espírito de educação integral para uma cidadania exemplar. (leia mais...)


Lista destacada aleatória

A filmografia da artista norte-americana Jennifer Lopez — também conhecida pela sua alcunha J.Lo — consiste nas várias aparências em filmes, programas de televisão e vídeos musicais. Conhecida por ser cantora, actriz, mulher de negócios e dançarina, é uma das profissionais mais bem pagas em Hollywood e lidera no topo da lista dos descendentes latinos, recebendo 15 milhões de dólares americanos por papel. Lopez fez a sua estreia aos dezasseis anos no filme de 1987 My Little Girl. A partir daí, recebeu o seu primeiro grande desafio em 1991 como uma dançarina "Fly Girl" na série de comédia televisiva In Living Color. O programa terminou em 1993, o que resultou em várias outras aparências de Lopez como em South Central e ainda no filme para televisão Lost in the Wild. A actriz interpretou também Melinda Lopez na série Second Chances e participou em Hotel Malibu, contudo ambos resultaram em observações negativas por parte dos media. O primeiro grande papel de Lopez foi em 1995 no filme Money Train, juntamente com Wesley Snipes e Woody Harrelson como membros da polícia de Nova Iorque. O projecto recebeu avaliações críticas desfavoráveis, acabando por ser considerado um fracasso. Seguiram-se Jack e Blood and Wine, com sucesso semelhante e recebidas de forma iguais, no entanto, os analistas ficaram divididos por este último.

Imagem destacada aleatória

Diceros bicornis MNHN.jpg
Esqueleto de um Rinoceronte-negro (Diceros bicornis).

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais