Portal:Conteúdo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
The featured content star

Conteúdo destacado na Wikipédia

Conteúdo destacado representa o melhor que a Wikipédia tem a oferecer. Esta página faz ligações com todos os conteúdos destacados da Wikipédia e apresenta um exemplo de cada tipo de conteúdo selecionado aleatoriamente.

Conteúdo destacado aleatório

Para ver abaixo outra seleção aleatória de conteúdos destacados, clique aqui.

Escolha dos conteúdos destacados

Você pode participar do processo de seleção dos destaques em:

Conteúdo destacado:

Conteúdo bom:

Revalidação:

Artigo destacado aleatório

Catherine-de-medici.jpg

Catarina de Médici (em italiano: Caterina de' Medici; Florença, 13 de abril de 1519Castelo de Blois, 5 de janeiro de 1589) filha de Lourenço II de Médici e de Madalena de La-Tour de Auvérnia, foi uma nobre italiana que se tornou rainha consorte da França de 1547 até 1559, como a esposa do rei Henrique II de França.

Em 1533, com quatorze anos de idade, casou-se com Henrique, o segundo filho do rei Francisco I e da rainha Cláudia de França. Com a versão francofonizada de seu nome, Catarina de Medicis, ela foi a rainha consorte da França de 1547 a 1559. Ao longo de seu reinado, Henrique não permitiu que ela participasse dos assuntos do Estado e, em vez disso, favoreceu sua principal amante, Diana de Poitiers, que tinha grande influência sobre ele. A morte de Henrique a empurrou para a arena política como a mãe do frágil rei Francisco II, de quinze anos de idade. Quando ele morreu, em 1560, ela tornou-se regente de seu filho, o rei Carlos IX, de dez anos, com amplos poderes. Depois que Carlos morreu em 1574, Catarina teve um papel fundamental no reinado de seu terceiro filho, Henrique III, que dispensou os conselhos da mãe somente em seus últimos meses de vida. (leia mais...)

Lista destacada aleatória

Os campeões do futebol inglês são os vencedores do maior campeonato de futebol da Inglaterra, que atualmente é a Premier League. As equipes em negrito são aquelas que ganharam tanto o Campeonato como a Copa da Inglaterra ou a dobradinha com a Copa Europeia. Após a legalização do futebol profissional pela Football Association em 1885, a Football League foi criada em 1888 depois de uma série de reuniões iniciadas pelo diretor do Aston Villa, William McGregor. No final da temporada 1888-89, o Preston North End foi o primeiro clube a ser campeão, depois de completar a temporada invicto. A primeira competição de futebol totalmente profissional teve seus primeiros anos dominada por equipes do Norte e de Midlands, onde o profissionalismo foi adotado mais rapidamente que no Sul. Seu status de principal liga do país foi reforçado em 1892, quando a rival Football Alliance foi absorvida pela Football League. Os antigos clubes da Aliança passaram a compor uma segunda divisão, na qual a promoção para a liga superior poderia ser conquistada. Nenhum clube do sul foi campeão até 1931, quando o Arsenal de Herbert Chapman garantiu o título. O Arsenal marcou 127 gols na campanha, um recorde dentre os campeões (embora o vice-campeão, Aston Villa, marcou um gol a mais, o recorde da primeira divisão).

Imagem destacada aleatória

Glühlampe explodiert.jpg Fotografia de alta velocidade: Uma lâmpada incandescente é atingida por disparo de uma arma airsoft (posicionada à direita da lâmpada).

Conteúdo recentemente destacado

Artigos Imagens Listas Portais