Portal:Timor-Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Brasão de armas de Timor-Leste Bem-vindo
ao Portal de
Timor-Leste
A tecer os "tais"Igreja de Motael, DíliCrianças de Maliana, BobonaroCasa tradicional de LospalosPraia de Com, Lautém
Bandeira de Timor-Leste
Mapa de Localização

Timor-Leste é um país asiático que ocupa a parte oriental da ilha de Timor, incluindo também o enclave de Oecusse, a ilha de Ataúro e o ilhéu de Jaco. As únicas fronteiras terrestres que o país tem ligam-no à Indonésia, mas tem também fronteira marítima com a Austrália, no Mar de Timor, a sul. A capital do país é Díli, situada na costa norte. Timor-Leste é um país muito montanhoso e tem um clima tropical, com duas estações anuais determinadas pelo regime das monções.

Habitada desde há cerca de 14 mil anos, o primeiro contacto que teve com os europeus foi com os portugueses que lá chegaram em 1512, em busca do sândalo. Em 1975 Timor-Leste tornou-se independente de Portugal, mas foi imediatamente invadido pela Indonésia que anexou o território. No entanto, esta anexação contou com uma forte oposição, calculando-se que cerca de um terço da população tenha perecido às mãos das tropas ocupantes e de seus colaboradores. Ximenes Belo e José Ramos Horta, duas figuras maiores de Timor-Leste, foram galardoados com o Prémio Nobel da Paz em 1996. Após quase 25 anos de heroica resistência contra a ocupação, em 1999 o povo timorense teve oportunidade de expressar a sua vontade num referendo organizado pela Organização das Nações Unidas, tendo cerca de 80% votado pela independência. A independência foi recuperada em 20 de maio de 2002 e o líder histórico Xanana Gusmão tornou-se o primeiro presidente eleito.

O país beneficia de ajuda internacional e tem vastas jazidas de petróleo e gás natural no chamado Timor Gap que começam a ser exploradas. No entanto, Timor-Leste continua a ser um dos países mais pobres do mundo, passando por sucessivos períodos de forte instabilidade política e social.

Timor-Leste conta com dezesseis línguas nacionais, entre as quais o tétum que também é língua oficial. O segundo idioma oficial é o português, compreendido por 25% dos timorenses. Devido à recente ocupação indonésia, grande parte da população compreende também a língua indonésia.

Atualidade

Hoje é terça-feira, 30 de setembro de 2014

Wikinews-logo.svg

Ler em Wikinotícias as notícias mais recentes sobre Timor-Leste.

Artigo selecionado

Oecusse (em tétum Oe-Kusi, significando "bilha de água") é um dos 13 distritos administrativos de Timor-Leste, o único que está separado do resto do país, constituindo um exclave de Timor-Leste. O território conta com perto de 60 mil habitantes e uma área de 815 km². Pante Macassar que, no tempo dos portugueses, tinha como denominação oficial Vila Taveiro, é a capital do distrito.

Oecusse.jpg

Oecusse — palavra composta com os nomes dos dois reinos originais que formam o atual distrito — foi o primeiro ponto da ilha de Timor em que os portugueses se estabeleceram, pelo que é usualmente considerado o berço de Timor-Leste. Em 1556, um grupo de frades dominicanos estabeleceu o primeiro povoado em Lifau, a meia dúzia de quilómetros de Pante Macassar. Em 1702, Lifau tornou-se capital do Timor Português ao receber o primeiro governador enviado por Lisboa, estatuto que manteve até 1767, quando os portugueses decidiram transferir a capital para Díli, como resultado das frequentes incursões dos holandesas. Em 1859, com o Tratado de Lisboa, Portugal e Países Baixos dividiram a ilha entre si, assegurando Oecusse como um enclave português no espaço holandês.

A invasão indonésia de Timor-Leste ocorreu em Oecusse uma semana antes de no resto do território. Contudo, mesmo sob ocupação indonésia, Oecusse continuou a ser administrado como parte de Timor Timur (designação dada à 27.ª província da Indonésia). Por conseguinte, aquando do reconhecimento da independência do novo Estado de Timor-Leste, em 2002, Oecusse tornou-se parte integrante da jovem república.

Para além das línguas oficiais do país, o tétum e o português, no distrito de Oecusse grande parte da população expressa-se em baiqueno.

Categorias



Como começar…

Wikiprojetos

Coisas que pode fazer
Há muito trabalho a desenvolver para melhorar a presença de Timor-Leste na Wikipédia lusófona. Algumas sugestões:


Timor-Leste noutros projetos da Wikimedia


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Timor-Leste
Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Timor-Leste.
Wikipedia
A Wikipédia tem uma edição em tétum, língua cooficial de Timor-Leste.

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-
-Bissau
Macau Moçambique Portugal São Tomé
e Príncipe
Timor-
-Leste