Portal:Tailândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ver    
Mapa de Localização

Tailândia, oficialmente Reino da Tailândia (em tailandês: ราชอาณาจักรไทย, transl. Ratcha Anachak Thai, pronunciado: [râːtɕʰa-ʔaːnaːtɕɑ̀k-tʰɑj]), anteriormente conhecida como Sião (em tailandês: สยาม) é um estado soberano no centro da península da Indochina, no Sudeste asiático. É limitado a norte por Mianmar e Laos, a leste por Laos e Camboja, a sul pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, e a oeste pelo Mar de Andamão e pela extremidade sul de Mianmar. Suas fronteiras marítimas incluem o Vietnã, no Golfo da Tailândia, para o sudeste; e a Indonésia e a Índia no mar de Andamão, a sudoeste.

Os historiadores muitas vezes consideram o Reino de Sucotai como o início da história tailandesa, que se insere na influência do Reino de Aiutaia, o primeiro a ter contato com o Ocidente, através de uma missão diplomática portuguesa. Aiutaia teve uma longevidade de 417 anos, chegando ao fim com a guerra birmano-siamesa em 1767. Taksin libertou o país, estabelecendo a cidade de Thonburi como capital e adotando uma política de enfrentamento à ameaça de outras nações, o que fez do reino o único no Sudeste asiático a nunca ter sofrido colonização europeia. A dinastia Chakri foi fundada por Rama I, o Grande e Bangkok foi elevada à capital em 1782. Em meio à revolução, em 1932 o país passou de monarquia absoluta a monarquia constitucional e, em 23 de junho de 1939, deixou de chamar-se Sião e adotou seu nome atual, Tailândia. Atualmente, o país é regido por uma junta militar, que tomou o poder em maio de 2014, através de um golpe de Estado. É liderada pelo rei Maha Vajiralongkorn, que ascendeu ao trono em 2016.



 ver · editar Artigos selecionados

Banguecoque (português europeu) ou Bangkok (português brasileiro) (em inglês, Bangkok; , Krung Thep Maha Nakhon, pronunciado: [krūŋ tʰêːp mahǎː nákʰɔ̄ːn], ou apenas Krung Thep) é a capital e cidade mais populosa da Tailândia, além de principal centro financeiro, corporativo, mercantil, cultural e histórico do país. É a décima cidade mais populosa da Ásia e a vigésima quarta mais populosa do mundo. Situada à margem esquerda do rio Chao Phraya, nas proximidades do Golfo da Tailândia, a cidade possui cerca de 8 280 925 habitantes (2011), enquanto a Grande Bangkok reúne 14,6 milhões de habitantes, sendo que aproximadamente 12,6% da população do país vive na sua área metropolitana, ocupando o posto de 30ª região metropolitana mais populosa do mundo. A cidade ocupa 1.568,7 km², no delta do rio Chao Phraya, e está localizada na região Central da Tailândia.

Historicamente, Bangkok está ligada a um pequeno posto de comércio durante o Reino de Aiutaia, no século XV, que eventualmente cresceu em tamanho e se tornou o local de duas capitais: Thonburi em 1768 e Rattanakosin em 1782. Bancoque estava situada no centro do Reino do Sião (nome adotado pela Tailândia até 1939), sofrendo grande modernização durante o século XIX, quando o país enfrentou pressões do Ocidente. A cidade foi palco de lutas políticas da Tailândia ao longo do século XX, entre as quais as revoltas em que o país aboliu a monarquia absoluta e sofreu inúmeros golpes e revoltas. A cidade cresceu rapidamente durante os anos 1960 até os anos 1980 e agora exerce um impacto significativo entre a política, economia, educação, meios de comunicação e sociedade moderna da Tailândia e do Sudeste asiático.

Ler Mais ...


 ver · editar Você sabia…

"... que aproximadamente 6 milhões de pessoas estão infectadas com o Opisthorchis viverrini na Tailândia ?"

"... que o escotismo na Tailândia (foto) foi introduzido em 1 de julho de 1911 pelo rei Vajiravudh, que é conhecido como o "Pai do Escotismo Tailandês" ?

"... que a Tailândia foi o único país do Sudeste asiático que não sofreu colonização europeia ?"

"... que o Muay Thai é o esporte nacional da Tailândia ?"

 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Imagem selecionada
Templo Prasat Sikhoraphum, província de Surin, Tailândia.


 ver · editar Biografia selecionada

Porntip Bui Nakhirunkanok-Simon () (Bangcoc, 7 de fevereiro de 1969) é uma atriz e rainha da beleza tailandesa eleita Miss Universo 1988. No concurso realizado em 23 de maio daquele ano, em Taipé, Taiwan, ela derrotou outras 65 candidatas de todo mundo para tornar-se a segunda representante de seu país a ser coroada como Miss Universo. Ela se tornou a segunda mulher da Tailândia a ganhar a coroa de Miss Universo, sendo a primeira Apasra Hongsakula em 1965.

Ler Mais ...


 ver · editar Mapa


Mapa étnico da Tailândia (1974).

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Associados Wikimedia
Tailândia no Commons Tailândia no Commons
Imagens e mídia
Tailândia no Wikcionário Tailândia no Wikcionário
Definições
Tailândia no Wikilivros Tailândia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Tailândia no Wikinotícias Tailândia no Wikinotícias
Notícias
Tailândia no Wikiquote Tailândia no Wikiquote
Citações
Tailândia no Wikisource Tailândia no Wikisource
Biblioteca
Tailândia na Wikiversidade Tailândia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar