Portal:Lusofonia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Lusofonia


Portal Lusofonia
Portal Lusofonia
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a lusofonia.


 ver · editar Bem-vindo(a) ao Portal da Lusofonia!


Mapa dos países lusófonos.Português europeuPortuguês europeuPortuguês europeuPortuguês de AngolaPortuguês brasileiroPortuguês cabo-verdianoPortuguês da Guiné EquatorialPortuguês da Guiné-BissauPortuguês de MacauPortuguês de MoçambiquePortuguês de São Tomé e PríncipePortuguês de Timor-Leste
Esta imagem contém hiperligações
Esta imagem contém hiperligações
Países que têm o português como língua oficial. Clique no mapa para ver o artigo sobre a variante falada nesse país ou território.vde

Lusofonia é a comunidade formada por todos os povos e as nações que partilham a língua e cultura portuguesas como Angola, Brasil, Cabo Verde, Galiza, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e por diversas pessoas e comunidades em todo o mundo. O Dia da Cultura Lusófona é comemorado a 5 de maio, dia esse dedicado à língua, cultura e expressão portuguesa e o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas celebra a data de 10 de junho de 1580, data da morte de Camões, sendo também este o dia dedicado ao Santo Anjo da Guarda de Portugal.

 ver · editar Artigo destacado aleatório


Bandeira de Cabo Verde.
Bandeira de Cabo Verde.
Localização.
Localização.

Cabo Verde é um país africano, constituído por um arquipélago de origem vulcânica de dez ilhas. Está localizado no oceano Atlântico, a 640 quilómetros a oeste da capital senegalesa, Dacar, e do cabo que lhe dá o nome.

Uma antiga província ultramarina portuguesa, as primeiras ilhas do arquipélago foram descobertas em 1456 por Diogo Gomes e Alvise Cadamosto e as seguintes em 1461 por Diogo Gomes e António da Noli. Cabo Verde alcançou a independência a 5 de julho de 1975, sendo uma república parlamentarista multipartidária desde 1990.

Na ilha de Santiago, a maior do arquipélago, os portugueses construíram a primeira cidade fora da Europa, Ribeira Grande de Santiago, hoje chamada Cidade Velha, que se tornou muito importante no comércio de escravos. A posição estratégica das ilhas, nas rotas que ligavam Portugal ao Brasil e ao resto de África, tornou-as num entreposto comercial e de aprovisionamento, criando também uma sociedade caracterizada pela miscigenação dos elementos europeus e africanos. O povo cabo-verdiano é conhecido pela sua musicalidade, tendo desenvolvido diversos géneros próprios, como a morna, o funaná e a coladeira. As ilhas de Cabo Verde têm poucos recursos naturais e a agricultura é muito limitada pela falta de chuvas regulares. No entanto, as remessas dos emigrantes cabo-verdianos espalhados pelo mundo, a par das receitas do turismo, ajudaram o país a integrar-se na lista das nações com um Índice de Desenvolvimento Humano médio.

Na atualidade, a par da língua portuguesa, é amplamente usado o crioulo cabo-verdiano, no processo da normalização com vista a uma possível adoção como segunda língua oficial.

 ver · editar Você sabia?


  • … o português é conhecido como a língua de Camões, em homenagem a uma das mais conhecidas figuras literárias de Portugal, Luís Vaz de Camões?
  • São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo?


 ver · editar Colabore


Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a lusofonia na Wikipédia em português! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração:


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem destacada
 ver · editar Wikimedia


Lusofonia no Commons Lusofonia no Commons
Imagens e mídia
Lusofonia no Wikcionário Lusofonia no Wikcionário
Definições
Lusofonia no Wikilivros Lusofonia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Lusofonia no Wikinotícias Lusofonia no Wikinotícias
Notícias
Lusofonia no Wikiquote Lusofonia no Wikiquote
Citações
Lusofonia no Wikisource Lusofonia no Wikisource
Biblioteca
Lusofonia na Wikiversidade Lusofonia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 ver · editar Portais relacionados


Portais relacionados à Lusofonia

Angola

Brasil

Cabo Verde

Galiza

Goa

Guiné-Bissau

Guiné Equatorial

Macau

Moçambique

Portugal

São Tomé e Príncipe

Timor-Leste

Cultura

Geografia

Linguística