Portal:Heavy metal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do Heavy Metal
 ver · editar  Heavy Metal  
O heavy metal (muitas vezes referido apenas como metal) é um género do rock que se desenvolveu no final da década de 1960 e no início da década de 1970, em grande parte, na Inglaterra e nos Estados Unidos. Tendo como raízes o blues-rock e o rock psicodélico, as bandas que criaram o gênero desenvolveram um espesso e maciço som, caracterizado por altas distorções amplificadas, prolongados solos de guitarra e batidas enfáticas. O Allmusic afirma que "de todos os formatos do rock 'n' roll, o heavy metal é a forma mais extrema, em termos de volume, machismo, e teatralidade".
Black Sabbath em 1999

As primeiras bandas de heavy metal como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple atraíam grandes audiências, um atributo comum em toda a história do gênero. Em meados da década de 1970, os Judas Priest ajudou a impulsionar a evolução do gênero suprimindo muito da influência do blues presente na primeira geração do metal britânico; o Motörhead introduziu a agressividade e fúria nos vocais, influência do punk rock, e uma crescente ênfase na velocidade. Bandas do "New Wave of British Heavy Metal" como Iron Maiden seguiram a mesma linha. Antes do final da década, o heavy metal tinha atraído uma sequência de fãs no mundo inteiro conhecido como "metalheads" ou "headbangers".


Mais sobre Heavy metal...

 ver · editar Artigo em destaque
Alice In Chains em concerto, 2007

Alice in Chains é uma banda norte-americana de rock formada em 1987 em Seattle, Washington, pelo vocalista Layne Staley e o guitarrista Jerry Cantrell. Apesar de vastamente associada ao grunge, o som da banda incorpora elementos do heavy metal, glam rock, hard rock e de música acústica, ao invés do punk. Alice in Chains alcançou fama internacional como parte do movimento grunge do início dos anos 90, ao lado de bandas como Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam. É uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 1990, tendo vendido aproximadamente 15 milhões de álbuns ao redor do mundo, além de ter dois álbuns na primeira posição da Billboard 200 (Jar of Flies e Alice in Chains), 11 singles nas dez primeiras posições na parada Mainstream Rock Tracks e seis indicações aos Grammy Awards.

Mesmo nunca oficialmente debandado, a banda foi contaminada por extensa inatividade devido aos problemas de Layne Staley com drogas, culminando em sua morte em 2002. O Alice in Chains se reuniu em 2005.


Saiba mais...

 ver · editar Imagem em destaque
 ver · editar Sabia que...

... Joey DeMaio já foi técnico de baixo do Black Sabbath em 1980, antes de fundar o Manowar?

 ver · editar Biografias

Fernando Ribeiro (Lisboa, 26 de Agosto de 1974) é um cantor português, vocalista e letrista da banda portuguesa de heavy metal Moonspell.

Fernando Ribeiro forma em 1989 os Morbid God, que mais tarde, em 1992, mudam o nome para Moonspell. Ribeiro estudou Filosofia na Faculdade de Letras de Lisboa. Publicou três livros de poesia, Como Escavar um Abismo (2001), As Feridas Essenciais (2004), e o Diálogo de Vultos (2007).

Em 2009 fez parte do projecto Amália Hoje, gravando um álbum com fados de Amália Rodrigues com sonoridade pop.


Saber mais sobre Fernando Ribeiro...

 ver · editar Categorias
 ver · editar Colabore
Colabore
Colabore
• Crie artigos relacionados ao Heavy Metal dando visibilidade ao assunto escolhido.
• Adicione imagens nos artigos.
• Melhore os artigos sobre Heavy Metal.
• Participe do desenvolvimento do Projeto Metal.
 ver · editar Tópicos
 ver · editar Portais relacionados
Música alternativa Rock Punk rock Guitarra