Portal:Banda desenhada

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Portal da Banda Desenhada
WBDbulle2.svg

Banda desenhada é uma forma de arte que conjuga texto e imagens com o objectivo de narrar histórias nos mais variados géneros e estilos. São, em geral, publicadas no formato de revistas, livros ou em tiras publicadas em revistas e jornais. São conhecidos como história em quadrinhos, quadrinhos, HQ ou gibi no Brasil, histórias aos quadradinhos em Angola, histórias aos quadradinhos, banda desenhada, ou apenas BD, em Portugal, comics nos Estados Unidos da América, bande dessinée em França, fumetti na Itália, tebeos em Espanha, historietas na Argentina, muñequitos em Cuba, mangás no Japão, manhwas na Coreia do Sul, manhuas na China e com várias outras designações pelo mundo fora, em muitos países, incluindo o Brasil, também é conhecida por Arte sequencial.

A banda desenhada é apontada como a Nona Arte, dando sequência à classificação de Ricciotto Canudo.

O termo "arte sequencial" (Sequential Art) foi criado por Will Eisner para definir "o arranjo de fotos ou imagens e palavras para narrar uma história ou dramatizar uma ideia" e é comummente utilizado para definir o estilo. Uma fotonovela e um infográfico jornalístico também podem ser considerados formas de arte sequencial.

O Portal da Banda desenhada tem como objectivo reunir toda a informação sobre escritores, desenhistas, personagens e editoras relacionados a Nona Arte

Descubra o mundo da Banda desenhada
Bem-vindo ao mês da Banda desenhada Franco-belga! Conheça mais...
FrancoBelgianballoon.svg
Este portal reúne informações sobre banda desenhada e temas relacionados
Banda desenhada | Imagens

Sabia que…

Tópicos
Marvel Comics
DC Comics
Animangá
Videojogos
Animação
Destaque do mês

Descubra mais sobre…


Zorglub é um personagem fictício da banda desenhada belga, Spirou e Fantásio, criado por Greg e André Franquin, apareceu pela primeira vez no livro do Spirou Z de Zorglub (Z comme Zorglub), em 1959, e posteriormente publicado no álbum duplo "Z de Zorglub" (Z comme Zorglub - 1961) e "A Sombra do Z" (L'ombre du Z - 1962). Inicialmente Zorglub era um sinistro e megalomaníaco, cientista louco, mas extremamente desajeitado. Mais tarde tornou-se um vilão reformado.

Capa do primeiro numero de O Mosquito, uma das mais influentes revistas de Banda desenhada de Portugal.


Os melhores artigos sobre banda desenhada

Star Ouro 8bits.png


As Aventuras de Tintim (no original em francês, Les aventures de Tintin) é o título de uma série de histórias em quadrinhos (banda desenhada, em Portugal) criada pelo autor belga Georges Prosper Remi, mais conhecido como Hergé. Localizadas em um mundo meticulosamente examinado que muito tem em comum com o nosso, As Aventuras de Tintim apresentam vários personagens em cenários distintos. As séries foram as favoritas dos leitores e também dos críticos por mais de 70 anos.

O herói das séries é o personagem epónimo Tintim, um jovem repórter e viajante belga. Ele é auxiliado em suas aventuras desde o começo por seu fiel cão Milu (Milou, em francês). Os dois apareceram pela primeira vez em 10 de janeiro de 1929, no Le Petit Vingtième, um suplemento do jornal Le Vingtième Siècle destinado aos jovens. Mais tarde, o elenco foi expandido com a adição do Capitão Haddock e outros personagens pitorescos.

Esta série de sucesso era publicada em semanários e, ao fim de cada história, as tiras eram reunidas em livros (23 no total, em 2008). Ela ganhou uma revista própria de grande tiragem (Le Journal de Tintin) e foi adaptada para versões animadas, para o teatro e para o cinema. As séries são uma das histórias de banda desenhada franco-belga mais populares do século XX, sendo traduzidas para mais de 50 línguas e tendo mais de 200 milhões de cópias vendidas.

As séries de banda desenhada são há muito admiradas pelos desenhos claros e expressivos, com o estilo ligne claire, típico de Hergé. O autor emprega enredos de géneros variados: aventuras Swashbuckler com elementos de fantasia; mistério; espionagem; e ficção científica. As histórias nas séries de Tintim caracterizam-se tradicionalmente pelo humor em cenas de actividade, o que equivale em álbuns posteriores à sofisticada sátira e comentários político-culturais.

Outros artigos

Navegação

Predefinições

Onde pode ajudar

Completar

A desenvolver

Com problemas

Tarefas do mês

Outras ferramentas

Mapa do projecto


Página principal

Objectivo

Desenvolver ao máximo os artigos sobre o assunto e manter os seguintes portais:

  • Banda desenhada

Padronização

Criação e Manutenção
  • Nos artigos
    • No inicio
      • {{Falta-caixa-info}} - Se não for criada a caixa de informação, ou se não existir.
      • {{mínimo sobre}} — Escreva {{Mínimo sobre|Banda Desenhada}} para avisar que o artigo mínimo é sobre o Projecto.
      • {{revisão-sobre}} - Escreva {{revisão-sobre|Banda Desenhada}} nos artigos marcados para revisão.
    • No fim