Ajuda:Guia de edição/Como começar uma página

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Escrevendo um artigo
Aprenda como criar um artigo.


Essa é uma página sobre criar o seu primeiro artigo, não o lugar para escrevê-lo!

Se quiser experimentar, por favor use a página de testes.
Guia de edição
Criar uma conta
Menus e ferramentas
Como começar uma página
Formatar artigos
Como usar imagens, áudios e vídeos
Ligar artigos entre si
Fazer notas de rodapé
Ligar artigos a projetos relacionados
Como adicionar ligações externas
Categorizar
Ligar artigos a outras Wikipédias
Usar predefinições
Criar predefinições
Usar o acordo ortográfico
Usar tabelas
Usar fórmulas matemáticas
Renomear uma página
Reverter edições
Fundir artigos
Tamanho de páginas
Dividir artigos
Redirecionar páginas
Desambiguar termos
Traduzir artigos
Assinar mensagens
Arquivar discussões
Dicas e truques
Guia de edição avançado
HTML
CSS
Funções sintáticas
Palavras mágicas
JavaScript
MediaWiki
Expressões regulares
Extensões
Desenvolvedores
Outros guias
Portal de ajuda
Primeiros passos
FAQ de edição
Livro de estilo
Guia de consulta e reprodução
Guia de eliminação
editar

Seja bem-vindo à Wikipédia!

Esse é um guia para começar a escrever o seu primeiro artigo enciclopédico. Explicará algumas coisas a serem feitas e algumas coisas proibidas, e depois mostrará como criar o seu primeiro artigo. Aqui estão algumas dicas que podem lhe ajudar:

  1. A Wikipédia cobre alguns tipos de assunto e ignora outros. Se o tópico escolhido é adequado para uma enciclopédia, vá em frente; se não tens certeza ou se o artigo é sobre você ou sobre algo que estás relacionado, podes perguntar aqui.
  2. Podes criar um novo artigo livremente após registrar uma conta — precisas somente de um nome de usuário e senha para abrir uma conta. Se não queres registrar uma conta, será necessário usar o Guia de edição para anónimos para criar um artigo.
  3. Antes de começar, tente editar alguns artigos existentes para ter uma ideia geral sobre escrever artigos enciclopédicos e sobre usar a linguagem wiki. Também pesquise na Wikipédia antes para verificar se já não existe um artigo sobre o assunto, talvez sob um nome diferente. Se o artigo já existir, faça edições construtivas para melhorá-lo.
  4. Busque referências, tanto para usar como fontes para a informação que vais incluir quanto para demonstrar a notoriedade do assunto abordado. Referências para blogs, sites pessoais, ou para o Youtube não servem como fontes fiáveis. Deve-se tomar cuidado extra com artigos sobre pessoas vivas. Todas as afirmações no artigo devem estar referenciadas. Artigos sobre pessoas vivas sem fontes podem ser eliminados.
  5. Considere pedir opiniões. Há vários lugares em que você pode pedir opiniões sobre artigos que deseja criar, incluindo a página de discussão de um Wikiprojeto relacionado ou na página para tirar dúvidas.
  6. Considere criar o artigo antes no seu espaço de usuário. Como usuário registrado você tem o seu próprio espaço de usuário. Você pode começar o artigo novo lá em uma subpágina. Lá podes trabalhar no artigo com calma, perguntar opiniões para outros editores e mover para o espaço principal da Wikipédia quando estiver pronto. Para criar sua própria subpágina, veja aqui. Quando o novo artigo estiver "pronto" você pode movê-lo para o espaço principal.
Lembre-se que, se o artigo não estiver aceitável, ele será eliminado rapidamente. Vários wikipedistas verificam as páginas novas regularmente.

Pesquise por artigo existente

A Wikipédia já tem 834 202 artigos. Antes de criar um artigo, é bom verificar se ele não já existe, talvez com um nome ligeiramente diferente. Pesquise pelo artigo, e olhe a Convenção de nomenclatura antes de criar seu primeiro artigo. Se o artigo que procuras existe, mas pensas que é provável que procurem por ele com outro nome ou escrita, veja como criar um redirecionamento para esse nome.

Se sua pesquisa não traz o seu artigo, considere alargar sua busca para achar artigos que podem incluir o assunto de seu artigo. Por exemplo, se queres escrever um artigo sobre um membro de uma banda, podes pesquisar pela banda e adicionar informações sobre esse membro como uma seção dentro desse artigo mais amplo.

Fontes e referências

Busque fontes para a informação em seu artigo. Para ser incluído a Wikipédia o assunto deve ser suficientemente notável e essa notoriedade deve ser verificável através de referências para fontes fiáveis

Fontes fiáveis são fontes que exercem controle editorial. Fontes impressas (e versões para a internet dessas fontes) tendem a ser as mais confiáveis, apesar de que muitas fontes exclusivas para a web também são confiáveis. Exemplos incluem (mas não estão limitados a) livros publicados por grandes editoras, jornais, revistas, revistas acadêmicas, sites de quaisquer desses exemplos, blogueiros profissionais e outros sites que se adequam aos mesmos requisitos que uma fonte impressa fiável.

Em geral, fontes sem controle editorial não são fiáveis. Essas incluem (mas também não estão limitadas a) livros publicados por editoras pagas para publicar esses livros, revistas auto-publicadas, blogs, fóruns de internet, discussões na usenet, sites de fans, sites que permitem a criação de artigos e outros veículos semelhantes. Se qualquer pessoa pode publicar informação sem alguém verificando então provavelmente não é fiável.

De maneira clara, se há fontes fiáveis (como jornais, revistas acadêmicas, ou livros) com informações publicadas por um período extenso sobre um assunto, então o assunto é notável e como parte do processo de criar (ou expandir) o artigo da Wikipédia é necessário citar as devidas fontes. Se não consegues encontrar fontes fiáveis trazendo informações sobre o assunto então o assunto não é notável ou verificável e quase certamente será deletado. O seu primeiro trabalho é ir encontrar as fontes.

Para formatar as referências, veja Wikipédia:Livro de estilo/Cite as fontes. Apesar disso, não é necessário se preocupar demais em formatá-las propriamente. Seria ótimo se o fizesse, mas é muito mais importante ter as referências, ainda que mal formatadas.

Coisas a evitar

Atalho:
WP:EVITAR
Artigos sobre si, seus amigos, seu site, uma banda de que faz parte, seu professor, uma palavra que inventaste, ou uma história que escreveste 
Se você "é digno" de inclusão na Wikipédia deixe que outra pessoa adicione o artigo para você. Colocar seus amigos na Wikipédia pode parecer como uma boa surpresa ou uma piada legal, mas artigos desse tipo serão removidos. Nesse processo, é gasto o tempo dos editores e você pode ser bloqueado se tentar recriar o artigo repetidamente.
Tópicos não notórios 
Pessoas frequentemente adicionam páginas a Wikipédia sem considerar se o tópico é realmente notório o suficiente para entrar em uma enciclopédia. Devido à ausência de limitações de uma enciclopédia em papel, nossa política de notoriedade permite que uma ampla gama de assuntos seja coberta. Entretanto, ela não permite que todos os assuntos sejam incluídos. Um caso particularmente comum disso são páginas sobre pessoas, companhias ou grupos de pessoas que não apontam a notoriedade ou importância do assunto com fontes fiáveis. É política da Wikipédia que esses artigos podem ser deletados rapidamente seguindo nossas regras de eliminação semirrápida. Isso pode ser um processo doloroso e alguns se sentem ofendidos — então por favor considere se o tópico escolhido é notório o suficiente para a Wikipédia e substancie a notoriedade ou importância citando fontes fiáveis quando da criação do artigo. A Wikipédia não é um diretório de tudo que existe.
Propaganda 
Por favor, não tente promover seu produto ou negócio. Não insira ligações externas para o seu site comercial a não ser que seu link realmente poderia ser incluído ao artigo por uma pessoa neutra, que considerasse o item válido como informação e não como divulgação. Temos artigos sobre produtos como Windows ou duracell, ou negócios notórios como o McDonald's, mas, se está escrevendo sobre um produto ou negócio, tenha certeza de ser imparcial e de que não há conflito de interesse. Sem esquecer de que sempre são necessárias fontes fiáveis e independentes.
Ensaios pessoais ou pesquisa original 
A Wikipédia reúne conhecimento humano existente; não é o local para publicar novos trabalhos. Não escreva artigos que apresentem suas teorias, opiniões, ou inspirações, mesmo se conseguir apoiá-las em fontes aceitáveis. Isso inclui quaisquer conexão entre dois fatos que são relatados por fontes fiáveis; a conexão também precisa de uma fonte fiável própria.
Uma única frase ou uma ligação para um site 
Artigos precisam de conteúdo próprio.
Ataques a pessoas ou organizações 
Material que viola nossa política sobre biografias de pessoas vivas ou que pretende ameaçar, difamar ou caluniar seu tópico ou outra entidade não é permitido. Informação negativa sem fontes, especialmente sobre pessoas vivas, é rapidamente removida.

Coisas a ter cuidado

Direitos do autor

Como regra geral, não copie e cole texto de outros lugares. (Há algumas exceções limitadas, e uma citação com algumas palavras propriamente citada e atribuída não tem problema.)

Copiando coisas. Não viole direitos do autor
Para estar seguro, não copie mais que algumas poucas frases de lugar algum e documente quaisquer referências usadas. Você pode copiar material que tens certeza de estar no domínio público, mas ainda é necessário citar a fonte. Note que grande parte das páginas da internet não está em domínio público e que grande parte das letras de músicas também não está. Na verdade, quase todas as coisas escritas desde primeiro de janeiro de 1978 estão automaticamente protegidas por direitos do autor. Se acreditas que o que copiaste está em domínio público, mostre a fonte no artigo ou na página de discussão e indique o motivo pelo qual estaria no domínio público na página de discussão (por exemplo, "foi publicado em 1985(...)"). Se acreditas que estás fazendo "fair use" de materiais protegidos por direitos do autor coloque uma nota na página de discussão explicando o motivo. Para mais informações, leia: Direitos de autor e nossa política para uso restrito(uso alegando "fair use".
Boas fontes

1. tem uma reputação de confiança: elas são fontes fiáveis
2. são independentes do assunto
3. são verificáveis por outros editores

Boa pesquisa e citando as suas fontes
Artigos escritos "do nada" podem ser melhores que nada, mas eles são difíceis de verificar, que é uma parte importante de construir um trabalho de referência confiável. Por favor, pesquise com as melhores fontes possíveis e as cite adequadamente. Vemos com bons olhos bons artigos curtos, chamados "esboços", que podem servir de plataforma para outros editores. Se não tens material para criar um bom esboço, provavelmente não deverias criar o artigo. Ao final do esboço, você deve incluir uma "marcação de esboço", assim: {{esboço}}. (Outros wikipedistas apreciarão se usares uma marcação de esboço mais específica, como {{esboço-arte}}}. Veja a lista de tipos de esboço para encontrar uma marcação mais específica.)
Artigos sobre pessoas vivas
Artigos escritos sobre pessoas vivas precisam estar referenciados para que possam ser verificados. Biografias de pessoas vivas sem fontes podem ser deletadas.
Propaganda e material controverso
Por favor, não escreva artigos que façam propaganda de um ponto de vista específico em política, religião, ou qualquer coisa. Compreenda a nossa política de imparcialidade antes de enfrentar esse tipo de assunto.
Artigos que contém diferentes definições do tópico
Artigos são principalmente sobre o que algo "é", não sobre o termo. Se o artigo é só sobre uma palavra ou frase e especialmente se houver maneiras bem diferentes de uso de um termo então provavelmente ele pertence ao Wikcionário.
Organização
Verifique se há páginas da Wikipédia que ligam para o novo artigo criado (clique em "Páginas afluentes" nas ferramentas, ao lado esquerdo). Se não houver afluentes, vá em páginas relacionadas ao assunto e crie as ligações. Também é importante que o novo artigo inclua ao menos uma categoria apropriada (veja Ajuda:Categoria). Se não, ficará difícil encontrar o artigo.
Artigos de interesse local
São artigos sobre lugares como escolas ou ruas que são de interesse de um número relativamente pequeno de pessoas. Não há consenso sobre a notoriedade desse tipo de artigo, mas alguns irão marcá-los para eliminação se nada no artigo demonstrar como esse local se diferencia de milhares de outros locais semelhantes. Fontes independentes são a única maneira de provar que o tópico escolhido pelo artigo é notório.
Editando na página errada
Se está tentando criar uma página, começará com uma caixa de edição de texto completamente vazia. Se vê texto na caixa de edição, é porque acidentalmente está editando uma página pré-existente. Não salve, veja #Como criar uma nova página abaixo.

Como criar

Existem vários métodos para criar uma página:

  • A partir de uma ligação (link) a vermelho. Existem artigos na Wikipédia em que o texto contém algumas ligações a vermelho, indicando que o artigo não existe, e são semelhantes a Exemplo de título de artigo (note que este exemplo não é uma ligação funcional, para que não criem acidentalmente um artigo com este título). Ao clicar numa ligação a vermelho, irá a uma nova página na qual pode começar a editar, mas confirme antes se o título está correcto.
  • A partir de uma pesquisa. Escreva no campo "busca" (lado direito da página) o título do artigo e clique na lupa ou aperte "enter". Se aparecer um artigo já existente, edite-o. Se aparecer uma listagem de artigos, verifique se não existe um semelhante para editar, caso contrário clique na ligação a vermelho onde diz: Não existe uma página com o título "nome do artigo". Pode criar esta página.
  • A partir da barra de endereço do seu navegador (browser) . Digite na barra de endereço:
    http://pt.wikipedia.org/wiki/nome do artigo
    substituindo nome do artigo pelo título do artigo a criar. Se o endereço que introduziu o conduzir a um artigo já existente, pode editar esse mesmo artigo. Caso contrário, aparece a seguinte mensagem: "A Wikipédia não tem um artigo com este nome". Clique então na aba "editar" para introduzir dados no artigo.
  • A partir do campo de criação de artigo. Introduza o título do artigo no campo que se segue e clique no botão "<createarticle>". Se já existir um artigo com esse nome, irá ter a esse artigo em modo de edição.

Considere também usar o guia de criação de artigos.

Ao editar o artigo

Ao utilizar um dos métodos anteriores e caso o artigo não exista, surge uma página com o texto: "Seguiu uma hiperligação para um artigo que ainda não existe. Para criá-lo, escreva o seu conteúdo na caixa de edição abaixo:"

  1. Introduza o texto na caixa de edição.
  2. Quando acabar, clique no botão "mostrar previsão" para verificar se a página aparece correctamente. Note que é apenas uma previsão e a informação ainda não está gravada, permitindo corrigir ou acrescentar mais informação na caixa de edição abaixo da previsão. Utilize o botão "mostrar previsão" quantas vezes forem necessárias. Caso contrário, se fizer muitas edições e gravá-las, aparecerão todas no histórico, o que não é prático. Se possível, coloque também categorias no artigo e ligações interlinguísticas.
  3. Por fim, clique em "salvar página". O artigo está criado e visível a outras pessoas.

Se tiver dúvidas sobre os botões presentes na caixa de edição consulte Funções disponíveis ao editar uma página.

Depois de criar o artigo

  • Verifique se o artigo tem afluentes. Se criar um artigo através do primeiro método (a partir de uma ligação a vermelho), não precisa necessariamente de verificar, pois esse artigo terá pelo menos um afluente, ou seja, uma ligação para ele. Se for com outros métodos, o artigo criado poderá não ter nenhum outro que aponte para esse. Chama-se a isso um artigo órfão. Para verificar, aceda ao artigo criado e clique na barra lateral esquerda, em Artigos afluentes. Se não existir nenhum afluente, pode criá-los. Exemplo: cria o artigo "Reciclagem" e ao verificar os "Artigos afluentes" para esse artigo, não aparece nenhum. Pode então ir ao artigo "Ecologia" em que refira a palavra "reciclagem", editar, e fazer uma ligação na palavra assim: [[reciclagem]] para que apareça uma ligação assim: reciclagem. Depois disso o artigo "reciclagem" terá o afluente "Ecologia". Veja também Ligação interna.

Problemas e soluções

As indicações seguintes poderão não ser a solução ideal para todos os casos.

  • Já existe um artigo com determinado título, como faço para criar um com esse título, mas sobre outro assunto? É necessário fazer uma desambiguação. Veja por exemplo, o artigo Apollo com vários significados descritos nessa página e com ligações para as páginas específicas de cada um.
  • Criei uma página com o título errado. Caso seja um título com erros ortográficos ou um título com caracteres estranhos (por exemplo "a%C3úcar" ou "assucar"), mova a página para o título correcto. Dessa forma, toda a informação é movida para o novo artigo com o título correcto e a que tem o título errado ficará automaticamente com um redireccionamento para a correcta. De seguida, coloque a página com o título errado para eliminação rápida. Note que, caso seja errado, mas um erro comum (por exemplo açucar), em que seja provável as pessoas procurem o artigo com esse nome errado, não precisa propor esse artigo para eliminação.
  • Criei um artigo e descobri que existe outro sobre o mesmo assunto. Identifique qual o nome dos artigos obedece à convenção de nomenclatura. De seguida, elabore um texto com base em ambos, para que o artigo final tenha a informação completa. Não deve simplesmente copiar de um, colar no outro e gravar (salvar) sem tratar do texto, pois dessa forma o artigo final poderá não fazer sentido. Por fim, grave a informação no artigo correcto e faça um redireccionamento no artigo que tem o nome errado, ou menos comum, para o primeiro. Caso tenha dúvidas se ambos os artigos devem ser "unidos" ou não, recorra à fusão para saber a opinião da comunidade.
  • Criei um artigo e, ao fazer uma pesquisa, ele não aparece. O motor de busca da Wikipédia utiliza uma base de dados indexada dos artigos que é actualizada regularmente, mas não em tempo real (por questões de desempenho dos servidores). Por essa razão, pode demorar algum tempo a aparecer nas pesquisas. Se quiser ver o artigo escreva na barra de endereço do navegador: http://pt.wikipedia.org/wiki/nome do artigo
    substituindo nome do artigo pelo título exacto do artigo que criou. Caso seja um utilizador registado, clique no botão "minhas contribuições" (lado superior das páginas) e encontrará uma lista com as suas edições, incluindo o artigo criado.

Ver também

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Wikilivros Livros e manuais no Wikilivros
Wikiquote Citações no Wikiquote
Wikisource Textos originais no Wikisource
Wikinotícias Notícias no Wikinotícias