Wikipédia:Política de edição

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Green check.svg Esta página documenta uma política da Wikipédia lusófona, uma norma amplamente aceita que todos os editores devem normalmente seguir. Quaisquer alterações devem ser consensuais. Ela foi decidida por consenso.
Atalhos:
WP:EDITAR
WP:EDIÇÃO
Políticas e Recomendações da Wikipédia
Princípios
Cinco pilares

O que a Wikipédia não é

A Wikipédia não possui regras fixas
Políticas de conteúdo
Ponto de vista neutro

Verificabilidade

Nada de pesquisa inédita

Biografias de pessoas vivas

Títulos de artigos
Trabalhando com os outros
Política de edição

Consenso

Civilidade

Não faça ataques pessoais

Assédio moral

Não proferir ameaças legais

Resolução de disputas
Diretórios
Livro de estilo

Lista completa de políticas

Lista completa de recomendações

Perfeição não é um requisito

Atalhos:
WP:PERFEIÇÃO
WP:IMPERFEITO

É maravilhoso quando alguém inclui na Wikipédia um artigo completo, bem escrito e em versão final. Isto deveria ser encorajado sempre.

No entanto, uma das grandes vantagens dos sistemas Wiki é que versões iniciais incompletas ou mal escritas de artigos podem evoluir para refinadas obras-primas através do processo de edição colaborativa. Isto concede à nossa abordagem uma vantagem sobre outros meios de produzir produtos finais similares. Assim, a inclusão de versões iniciais ainda mal acabadas deveria ser encorajada o quanto for possível.

Uma pessoa pode iniciar um artigo com, quiçá, uma visão geral ou com alguns fatos esparsos. Outra pessoa pode incluir uma opinião minoritária. Algum outro pode aperfeiçoar o artigo com perspectivas adicionais. Ainda outro pode enfatizar um ângulo que tivera sido negligenciado, ou reelaborar as opiniões anteriores para um ponto de vista mais neutro. Outra pessoa talvez tenha fatos, figuras ou um gráfico para incluir e ainda outro talvez possa corrigir os erros ortográficos e gramaticais que se incorporaram através destas múltiplas edições

Conforme todo este material é adicionado, qualquer um pode contribuir para transformá-lo em um todo mais coeso. Então, mais texto pode ser incluído e também pode ser reescrito.

Durante todo este processo, o artigo pode parecer como um rascunho inicial — ou pior, uma coleção aleatória de anotações e factóides. Ao invés de sentir horror por esta feiura/fealdade, deveríamo-nos regozijar em seu potencial e ter confiança que o processo de edição tornará o artigo em uma brilhante prosa. É claro que não temos que gostar dele; nós podemos ocasionalmente criticar trabalhos de qualidade inferior, além de simplesmente corrigi-lo. O mais importante é que ele seja corrigido, se puder ser corrigido. Para texto que estiver além da esperança nós removeremos a seção em questão para a página de discussão correspondente, ou, em casos que o artigo obviamente não possuir nenhum mérito de redenção qualquer, excluí-lo completamente. No entanto a decisão para tomar esta última ação não deveria ser feita sem uma boa justificação.

Estilos de edição

Por norma, diferentes pessoas possuem diferentes "estilos" de edição. Algumas pessoas editam pouco e se focam em contribuir com conteúdo novo. Outras preferem melhorar e expandir consideravelmente "esboços" e artigos existentes. Algumas gostam de fazer pequenas alterações de copidesque (como gramática, ortografia, clareza e sintaxe), bem como incluindo novos links e movendo páginas (para renomeá-las sem perder a história e discussão). Existe espaço para tudo isto na Wikipédia.

Audácia

Também existem diferentes estilos de edição no sentido de quão audazes as pessoas se dispõem a ser. Geralmente, a maioria de nós acha que deveríamos ser audazes em editar páginas. Praticamente ninguém se comporta como se os autores anteriores precisassem ser consultados antes de fazer alterações. Se pensássemos assim, faríamos poucos progressos. Muito pelo contrário: alguns wikipedistas acham que você não se deveria acanhar — apenas altere a página imediatamente caso veja um problema, ao invés de esperar para discutir mudanças que acredite que precisem ser feitas. A discussão apenas é necessária se alguém expressa desacordo. Um ponto de vista intermediário concorda que o diálogo deveria ser respeitado, mas ao mesmo tempo, pequenas melhorias deveriam ser aceitas. Nesta visão, editar radicalmente ou não frequentemente dependerá do contexto — o que parece ser aceitável. Existe um lugar para todas estas atitudes na Wikipédia.

Tente resolver problemas

Atalhos:
WP:CONSERTE
WP:PRESERVE

Resolva problemas se puder, assinale-os ou remova-os se não puder.[1] Preserve conteúdo apropriado.[1] Desde que certos factos ou ideias adicionados ao artigo possam fazer parte do artigo "acabado", devem ser mantidos e a escrita melhorada no momento, ou marcada como tendo problemas se necessário.[1] Se pensa que uma página precisa ser reescrita ou mudada substancialmente, vá em frente e faça-o, mas preserve qualquer conteúdo que ache que tenha algum valor na página de discussão, junto com um comentário sobre a razão de ter feito tal mudança.[1] Não remova boa informação somente porque está mal apresentada; ao invés disso, melhore a apresentação reescrevendo-a.[1] O processo de edição tende a levar artigos através de cada vez melhores estágios de qualidade ao longo do tempo.[1] Excelentes artigos da Wikipédia podem vir de uma sucessão de esforços dos editores.[1]

O que quer que você faça, se empenhe para preservar informação. Ao invés de remover, tente:

  • reconstruir a frase;
  • corrigir a inexactidão mantendo o conteúdo;
  • mover o texto contido no artigo para outro artigo (existente ou novo);
  • incluir mais daquilo que você acha importante para tornar o artigo mais equilibrado;
  • solicitar uma citação adicionando a marcação {{carece de fontes}}.

Exceções incluem:

Grandes mudanças

Nas grandes propostas de exclusão ou substituição, pode ser melhor sugerir estas mudanças em uma discussão, para que o autor original não seja desencorajado de postar novamente. A melhoria de uma pessoa é o sacrilégio de outra, e ninguém gosta de ver seu trabalho destruído sem aviso prévio.

Se você fizer exclusões, deveria tentar explicar na página de discussão do artigo porque você excluiu a contribuição de outro. Isto poderia reduzir a possibilidade de guerras de reversão e de argumentação desnecessária. Se, na sua opinião, uma página simplesmente precisa de ser reescrita ou substancialmente alterada, vá em frente e faça isso. Mas preserve na página de discussão quaisquer conteúdos antigos que você ache que talvez valham uma discussão, juntamente com um comentário sobre porque você realizou a mudança. Mesmo se você excluir algo que seja puramente falso, é provável que tenha lá ido parar porque alguém acreditou que fosse verdade, portanto preserve um comentário para informar os editores posteriores de que se trata de algo falso.

A Wikipédia não é um fórum de discussão

Em qualquer evento, quer você decida editar muito audaciosamente ou fazer questionamentos na página de discussão antes disso, por favor tenha em mente que a Wikipédia não é um fórum de discussão. A Wikipédia pode ser um local muito energético, e é melhor para o projeto como um todo se nós concentrarmos nossas energias em melhorar artigos ao invés de defender nossas fidelidades teóricas, ideológicas, religiosas, etc. Algumas considerações de boa conduta não fazem mal.

Referências

  1. a b c d e f g Seção inserida em 23 de fevereiro de 2011 como tradução da equivalente na Wikipédia anglófona. Alterações de termos foram feitas pelo mesmo usuário em 4 de março do mesmo ano.

Ver também


Info  Nota ortográfica: Esta página foi revista para obedecer às normas do Acordo Ortográfico de 1990.