Wikipédia:Fontes independentes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O que se segue é um artigo informativo sobre a Wikipédia, que foi entendido como consensual em Wikipédia:Esplanada/propostas/Aprovar alguns ensaios sobre Construção de artigos (28set2012).
Prefira utilizar a página de discussão ou até mesmo a esplanada antes de fazer uma modificação que altere o contexto.

Citar fontes independentes é uma extensão de Wikipedia:Verificabilidade e explica a importância das fontes independentes ao escrever um artigo na Wikipédia. O objetivo é notar que:

Qualquer artigo deve ser escrito citando fontes fiáveis e independentes do próprio tópico para garantir que um artigo sobre o tópico seja escrito de forma imparcial e que não contenha pesquisa inédita.

Apresentação[editar | editar código-fonte]

Uma fonte independente é uma fonte que descreve um tópico sem conflito de interesses. Por exemplo, no caso de um site, uma fonte independente seria uma cobertura jornalística sobre o site ao invés do próprio site; para um músico, uma fonte independente seria uma crítica jornalística sobre o artista, ao invés do encarte do disco ou de um comunicado a imprensa feito pelo artista ou gravadora. Não é para descartar o papel deste tipo de fontes primárias em um artigo, mas serve para assegurar que o artigo possa ser escrito de forma imparcial. Também assegura se mostre a importância dos artigos, seu papel e conquistas na sociedade, ao invés de um diretório de ligações externas. A ideia é que artigos sem referências deveriam ser reciclados com fontes independentes (para isto, pode-se colocar como aviso a predefinição {{Fontes primárias}}), e se em última instância for comprovado que não há nenhuma fonte independente, o artigo deve ser nomeado para eliminação.

Requisitos da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Políticas e recomendações que requisitam fontes independentes[editar | editar código-fonte]

A necessidade de fontes fiáveis e independentes é consolidada em várias políticas e recomendações da Wikipédia:

Wikipedia:Verificabilidade
  • "Os artigos da Wikipédia devem ser baseados em fontes credíveis e independentes. Tais fontes devem ter reputação em termos da própria aferição e exatidão dos fatos. No que diz respeito a assuntos académicos, as fontes deverão preferencialmente estar sujeitas a revisão pelos pares. As fontes deverão também ser niveladas em função das asserções efectuadas, isto é, afirmações extraordinárias deverão ser baseadas em fontes suficientemente robustas."
  • "O ónus da prova reside nos editores que introduziram determinada informação num artigo ou naqueles que desejem que a informação seja mantida. Os editores devem portanto providenciar as referências. Se determinada informação num artigo não for baseada em fontes reputadas, fiáveis e independentes, a Wikipédia não deverá incluir essa informação."
Wikipedia:Fontes fiáveis
  • "Como tendências conscientes e inconscientes não são sempre evidentes por si só, você não deveria necessariamente satisfazer-se com uma única fonte. Procure outra e faça referência cruzada. Se múltiplas fontes independentes estão de acordo e se elas ou não têm razão alguma para serem tendenciosas ou se as tendências que mostram possuem objetivos diversos, então você tem um relato confiável."
Wikipedia:Critérios de notoriedade
  • "De maneira geral, um tópico é presumido como notável se recebeu cobertura significativa através de fontes reputadas e independentes do assunto tratado."
Wikipedia:Conflito de interesse
  • "Se você escrever um artigo sobre uma área em que você está pessoalmente envolvido, não se esqueça de escrever de forma imparcial e citar fontes fiáveis publicadas por terceiros e passíveis de serem verificadas."
Wikipedia:Nada de pesquisa inédita
  • "A não autorização de pesquisa inédita limita a possibilidade de um editor apresentar o seu ponto de vista num artigo. Para além disso, ao reforçar-se a importância de incluir nos artigos pesquisa fiável produzida por terceiros promove-se a inclusão de vários pontos de vista."
  • "A inclusão num artigo de uma perspectiva minoritária pode representar pesquisa inédita na medida em que pode não estar apoiada por referências fiáveis produzidas por terceiros. De acordo com Jimmy Wales, fundador da Wikipédia, quando um ponto de vista é partilhado por um grupo extremamente pequeno de pessoas ele não deve ser incluído na Wikipédia, independentemente de ser verdadeiro ou falso ou de poder ser comprovado ou não"
Wikipedia:Biografias de pessoas vivas
  • "O artigo deve documentar, sem tomar partido, o que fontes fiáveis independentes publicaram sobre o assunto"
  • "Se existe a percepção de que alguém está a impor uma agenda ou um ponto de vista tendencioso, insista em fontes fiáveis publicadas por terceiros e em uma demonstração clara da relevância do material introduzido para a notoriedade do biografado."

Como satisfazer estes requisitos[editar | editar código-fonte]

Um artigo deve ser baseado em fontes fiáveis e independentes, e satisfaz estes requisitos se:

  • Fiável: Uma fonte independente é fiável se está nos padrões de revisão por pares e verificação dos fatos. Em geral, quanto mais as fontes estão preocupadas com a aferição e exatidão dos fatos, mais confiável é a publicação.
  • Independente: Uma fonte independente e sem conflito de interesse com o assunto, então não são incluidas como tal fontes materiais auto-publicados pelo próprio sujeito, autobiografias, e materiais promocionais.
  • Fontes: Pelo menos duas fontes independentes devem cobrir o assunto, para evitar um artigo parcial baseado em uma única perspectiva.
  • Baseado em: Estas fontes fiáveis independentes devem verificar fatos suficientes para escrever mais do que um esboço sobre o assunto, incluindo uma afirmação que explique sua significância.

Explicação[editar | editar código-fonte]

Muitas pessoas ficam surpresas ao descobrir que nossos critérios [de supervisão de conteúdo] parecem hoje muito fora de moda. Gostamos de ver referências de qualidade, neutralidade e um texto escrito de forma vívida e interessante. Nossos padrões são os mesmos válidos para o bom jornalismo ou para o texto de uma pesquisa histórica.
 
Jimmy Wales, edição de 10 de novembro de 2008 da Revista Época[1] .

Fontes independentes são o alicerce necessário para qualquer artigo. Apesar de a Wikipedia não ser de papel, também não é um repositório de toda e qualquer informação que os consideram importante ou útil. Pelo Princípio da imparcialidade, a Wikipedia não pode confiar no relato do editor sobre quais tópicos são importantes, pois isto seria pesquisa inédita. Tudo na Wikipédia deve ser verificado em fontes fiáveis, inclusive afirmações sobre que assuntos são importantes e o porquê. Para verificar que um assunto é importante, apenas fontes independentes dem relação ao assunto podem oferecer uma avaliação confiável. Uma fonte muito próxima ao assunto vai sempre acreditar que o assunto é importante o suficiente para garantir uma cobertura detalhada, e confiar exclusivamente nesta fonte representa um conflito de interesse e uma ameaça a uma enciclopédia neutra.

Pode-se argumentar que uma fonte fiável e independente não é sempre objetiva o suficiente para avaliar o assunto. Há muitos casos de cobertura parcial por parte de jornalistas, acadêmicos, e críticos. Mesmo em fontes com peer review e reputação em termos da própria aferição e exatidão dos fatos, há casos de trabalhos que publicam informações com conflito de interesses ou até mesmo falsas. Mas a Wikipédia não permite que editores modifiquem um artigo baseado em suas próprias criticas ou correções. Em vez disto, se uma fonte fiável faz uma afirmação falsa ou parcial, espera-se que uma outra fonte fiável independente possa refutar tal afirmação e tornar o artigo neutro.

A Wikipédia empenha-se em estar no mais alto padrão de qualidade possível e evitar que tópicos sejam escritos de um ponto de vista parcial. A política de verificabilidade foi criada como uma extensão do princípio da imparcialidade, para permitir que a informação seja verificada de qualquer ponto de vista. Foi notado, entretanto, que alguns artigos utilizam como fonte apenas o próprio tópico, o que aumenta a parcialidade dentro do artigo, ou pelo menos, não garante a imparcialidade. Onde este tipo de fonte é o único disponível sobre o tópico, a imparcialidade é impossível de ser garantida. Tais artigos tendem a possuir conflito de interesses, embora seja cada vez mais difícil de diferenciar dentro de certas áreas.

Se a Wikipédia é, como definido pelas três principais políticas de conteúdo, uma enciclopédia que resume pontos de vista ao invés de ser um repositório para pontos de vista, para atingir este objetivo, os artigos devem demonstrar que o tópico que eles cobrem é mencionado em fontes secundárias, fiáveis e independentes do tópico em si. Estas fontes devem ser independentes tanto do tópico, quanto da Wikipédia, e devem ser do padrão descrito em Wikipedia:Fontes fiáveis. O artigos não devem ser escritos utilizando o próprio assunto como única fonte. Este pedido por fontes independentes é para determinar que o tópico possa ser escrito sem parcialidade; caso contrário, o artigo possivelmente se enquadra em nossa política sobre conflito de interesses.

Fontes não independentes[editar | editar código-fonte]

Fontes não independentes podem ser utilizadas para verificar o conteúdo dos artigos, mas a relação da fonte deve ser claramente identificada. Por exemplo é correto escrever "De acordo com a organização do evento, dez mil pessoas apareceram no protesto." quando utilizado o material publicado pela organização, mas apenas "Dez mil pessoas apareceram no protesto" não.

Fontes não independentes não podem ser utilizadas para estabelecer notoriedade.

Press releases[editar | editar código-fonte]

Press release (ou comunicado de imprensa) claramente não é uma fonte independente, e é geralmente criado tanto pelo sujeito sobre o qual é escrito, ou por algum contratado/afiliado com o sujeito. Press releases geralmente aparecem em buscas no google news e outras ferramentas de busca de material jornalístico. Geralmente, mas nem sempre, um press release será identificado como tal. Muitas fontes jornalísticas de baixa reputação escrevem artigos baseados quase que exclusivamente em um press release, fazendo apenas pequenas modificações. Ao utilizar fontes jornalísticas cuja integridade editorial é incerta, e o artigo se parece com um press release, é crucial verificar se a fonte não está simplesmente reciclando um press release. Às vezes, mas não sempre, é possível localizar o press release original utilizado para criar o artigo.

Conflitos de interesse[editar | editar código-fonte]

Qualquer publicação criada por uma organização é claramente não independente para qualquer tópico que a organização possui interesse em promover. Entretanto, interesses indiretos são mais difíceis de se ver e são mais subjetivos para estabelecer. Por exemplo, muitas pesquisas científicas são financiadas por empresas com interesse nos resultados dos experimentos, e tal pesquisa pode conseguir ser publicada em publicações com peer review. As próprias publicações podem ter conflitos de interesse devido às suas agencias financiadoras. Cuidado deve ser utilizado ao aceitar tais fontes como independente. Apesar de o processo de peer review assegurar maior independência, não guarante a independência de uma fonte. Isto é especialmente verdadeiro em temas controversos, onde pode haver um grande debate e discordância, mesmo em fontes fiáveis.

Em casos de potencial conflito de interesse, identificar a relação entre a fonte e o tópico é importante, por exemplo escrevendo "Um estudo de X que foi financiado por Y." Ao invés de excluir tais fontes não independentes da página, é melhor incluí-las, com menção a de que a fonte está relacionada com alguém com conflito de interesse no tópico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Jimmy Wales - “É difícil superar a tecnologia do livro” (7 de novembro de 2008). Visitado em 6 de abril de 2009.