Wikipédia:Potencial, não apenas o estado atual

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png
Atenção: Esta página contém um ensaio da Wikipédia que é seguido por parte dos seus editores, mas é contestado por outro grupo de editores. Sinta-se livre para melhorar a página assegurando-se de que as suas alterações refletem consenso, de acordo com o Status quo, ou utilize a página de discussão. Tenha prudência ao considerar esse ponto de vista e utilizá-lo recorrentemente em discussões. Veja o(s) ponto(s) de vista(s) contrário(s): Wikipédia:Exclusionismo, Wikipédia:Mas deve haver fontes!, Wikipédia:Sem fontes fiáveis, sem verificabilidade, sem artigo.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Elimine, funda, ou mantenha artigos sobre tópicos baseando-se na notoriedade e verificabilidade, não apenas em como eles estão no momento.

Potencial, não apenas o estado atual se relaciona ao debate sobre se os artigos no domínio principal devem ser eliminados, fundidos, ou mantidos com base no seu atual potencial de ser uma entrada enciclopédica, ou com base no que eles são atualmente. A Wikipédia está constantemente mudando e evoluindo - omnia mutantur - e é normalmente melhor pensar no potencial do artigo ao invés de apenas como ele aparece no presente.

Conceito[editar | editar código-fonte]

Muitos artigos são criados na Wikipédia todos os dias, a maioria dos quais são edições de boa fé de contribuidores para melhorar a enciclopédia. Preferencialmente a primeira edição de todos os novos artigos deve ser reforçada o suficiente para que a validade do artigo para a inclusão na enciclopédia possa ser percebida sem necessidade de ver o seu potencial. Na prática no entanto, por causa da natureza aberta da Wikipédia de ser 'A enciclopédia que qualquer um pode editar', os artigos são e serão criados sem seguir completamente as políticas da Wikipédia mas que possuem potencial para isso. Embora seja encorajado o planejamento e preparação quando se cria um artigo, não podemos esperar que contribuidores, em especial os novos na Wikipédia, criem um artigo perfeitamente na sua primeira tentativa. Deve ser dado tempo para que seja feito edições de múltiplos editores para permitir que as melhorias sejam realizadas.

O conceito de potencial é reconhecido na recomendação de argumentos pertinentes em discussões de eliminação em #Potencial.

Modos de perceber o potencial do artigo[editar | editar código-fonte]

Há vários métodos simples que podem ser usados para ajudar a determinar se um artigo tem potencial, mesmo que ele seja relativamente pequeno. Um artigo pode ter potencial se:

  1. Dá contexto ao tópico que ele parece falar, mesmo que não esteja referenciado.
  2. Indica alguma importância para o tópico, mesmo que não esteja referenciado.
  3. Indica alguma singularidade no tópico, mesmo que não esteja referenciado.
  4. Contém algum tipo de fontes, especialmente se for uma fonte secundária.
  5. Muitos outros artigos ligam a ele.
  6. Um grande número de editores contribuíram para o artigo.
  7. Uma checagem em uma ferramenta de busca na internet (como o Google) por termos relevantes ao artigo resultam em múltiplas fontes, particularmente se essas fontes forem fiáveis e secundárias.

Por que a eliminação de artigos com potencial deve ser evitada[editar | editar código-fonte]

Na maioria dos casos a eliminação de um artigo deve ser o último recurso no caso do tópico do artigo não ser notório e não tiver nenhum potencial de ter sua própria entrada na Wikipédia. A eliminação de um artigo pode ser um passo atrás na criação de uma entrada enciclopédica para um tópico notável. Frequentemente é uma opção melhor fazer um ou mais das opções a seguir:

Isso vai permitir que os editores no longo prazo possam melhorar o artigo e lidar com todos os problemas. Manter um artigo com potencial encoraja editores, especialmente os não registrados, a ser audaz e melhorar o artigo para permitir que ele evolua com o tempo. Ter que recriar um artigo do zero normalmente leva mais tempo e pode resultar no longo prazo em perda de informação enciclopédica para a Wikipédia.

Note entretando que um artigo deve ser um potencial imediato, já que a Wikipédia não é uma bola de cristal. Em casos em que o artigo pode ter potencial em um futuro mas não agora, ele deve ser fundido ou redirecionado apropriadamente se possível, para que ele possa ser facilmente recriado quando atingir , e se, o seu potencial.

Porque a fusão de artigos com potencial pode ser evitada[editar | editar código-fonte]

Fundir um artigo sobre um tópico específico em um artigo de um tópico mais amplo pode frequentemente ser uma boa solução para questões em que o tópico não é notável ou verificável o suficiente para ter sua própria entrada na Wikipédia. Entretanto, fundir um artigo que possui potencial para ser bem sucedido como um artigo próprio no longo prazo pode restringir a expansão da enciclopédia, fazendo com que os artigos se especializem em um assunto da área, e possivelmente resultando em artigos muito longos. Geralmente é melhor fazer uma das seguintes opções:

  • Marcar o artigo como um esboço válido.
  • Levar o artigo à atenção do Wikiprojeto relevante.
  • Adicionar links apropriados de e para o artigo se for um artigo órfão.
  • Categorizar o artigo se não estiver categorizado.
  • Resumor os pontos principais de um artigo filho no seu artigo pai.

Essas opções ajudam a navegação e permitem que a enciclopédia flua, enquanto encoraja a expansão do artigo no longo prazo.

Processos da Wikipédia relevantes[editar | editar código-fonte]

Frequentemente o conceito de potencial pode ser aplicado quando se está envolvido em uma variedade de processos da Wikipédia.

Eliminação rápida[editar | editar código-fonte]

Se você acabou de criar um artigo e ele foi indicado para eliminação rápida, pode ser útil falar na discussão do artigo que você ainda está escrevendo o artigo, e explicar os seus objetivos para o artigo e seu potencial de notoriedade. Normalmente adicionar conteúdo no artigo vai ajudar no curto prazo a estabelecer o seu potencial como uma entrada enciclopédica válida.

Eliminação semirrápida[editar | editar código-fonte]

Se um artigo é nomeado para eliminação semirrápida e você considera que o artigo tem potencial para lidar com os problemas levantados, como notoriedade, então você pode simplesmente remover a predefinição {{ESR}} e explicar na discussão do artigo o porque você acreditar que o artigo deve ser mantido; como citando fontes (normalmente as disponíveis na internet) que o artigo pode usar para demonstrar a notoriedade do tópico e tornar a eliminação desnecessária. Se um artigo foi eliminado em uma eliminação por votação, é possível fazer um pedido aos administradores para restaurar o artigo, argumento o seu potencial para melhoria e expansão.

Eliminação por votação[editar | editar código-fonte]

Artigos são frequentemente enviados para eliminação por votação por causa do seu estado atual, e não o seu potencial como uma entrada enciclopédica. Essas nomeações geralmente resultam em um prazo de facto de cerca de sete dias para o artigo melhorar, ou ele será eliminado ou fundido. Isso pode causar problemas pois frequentemente editores simplesmente podem não ter tempo para corrigir os problemas dentro desse curto prazo. Nesses casos é útil alertar na discussão que o artigo tem potencial para ser uma entrada enciclopédica bem-sucedida, e que é necessário mais tempo para melhorar o artigo. Pode ser útil remover rapidamente o conteúdo do artigo que está causando problemas, e adicionar {{tag}}s ao artigo conforme o necessário.

Propostas de fusão[editar | editar código-fonte]

Algumas vezes será sugerido que o artigo seja fundido em outro artigo. Se você é contra a fusão por considerar que o tópico do artigo é notável o suficiente para ter sua própria entrada, então explique o porque na discussão sobre a fusão. Quando se discute a fusão é importante levar em consideração o longo prazo, como a possibilidade do artigo fiar muito grande.

Ver também[editar | editar código-fonte]