Wikipédia:Boas-vindas

Esta é uma versão em áudio do artigo. Clique aqui para ouvi-lo.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hoje é 18 de março de 2024, e
neste momento há 1 120 846 artigos.
Receba as nossas boas-vindas!
à Wikipédia, a enciclopédia livre
em-vindo(a) à Wikipédia, uma enciclopédia escrita em colaboração pelos seus leitores. Para isso utiliza a ferramenta wiki, que permite a qualquer pessoa, inclusive a você, melhorar de imediato qualquer artigo clicando em editar no menu superior de cada página. Sim, você também pode editar! Desde que tenha conta. Para solucionar dúvidas, dê seus primeiros passos com o auxílio do tutorial.

A Wikipédia em língua portuguesa começou em junho de 2001, criada pela Fundação Wikimedia. Como todo o projeto da fundação, busca um mundo em que cada ser humano tenha livre acesso à soma de todos os conhecimentos. Assim, incentiva que todos editem e tenham acesso a esse conteúdo, na medida em que disponibiliza todo seu acervo sob licenças livres. Para manter-se transparente, todas as alterações ficam gravadas nos históricos de edição. Parte do Movimento Wikimedia, a comunidade vem crescendo diariamente. Porém, precisamos de mais colaboradores para podermos ampliar o número de artigos em língua portuguesa e expandir, melhorar e consolidar os que já existem.

Navegação

A Wikipédia contém uma vasta quantidade de informação sobre os mais variados assuntos, para não dizer todos. Para explorar um tema, vá até à página principal, encontre o que lhe interessa e comece a exploração. Existe também um campo de busca (no topo à direita) que pode ser utilizado para encontrar informação rapidamente.

Caso não encontre algum assunto ou tenha dificuldade de encontrá-lo, regist(r)e a sua necessidade na lista de solicitação de artigos. Por outro lado, se num artigo não encontrar toda a informação relevante, pode usar a página de discussão desse artigo para colocar as suas dúvidas e sugestões.

Edição

Não tenha medo de editar artigos. Qualquer pessoa pode editar qualquer página da Wikipédia! Clique no separador Editar no topo da página que quer melhorar. Não é preciso credenciais especiais para páginas de discussão ou escopos que não o principal, nem registo prévio para estes mesmos locais (ver abaixo). A edição é livre, mas com a liberdade vem a responsabilidade. Por isso, lhe pedimos que use este recurso de maneira responsável. Nós encorajamos você a ser audaz (mas, por favor, não vandalize!). Encontre algo que possa ser aperfeiçoado — seja em conteúdo, gramática ou formatação — e melhore-o. Você pode aprender através dos guias e páginas de ajuda e, se preferir, ser tutorado por um editor experiente (veja instruções do programa de tutoria).

Tenho que me registrar?

Desde outubro de 2020, é necessário registar-se para editar artigos e a maioria das páginas. Ter uma conta confere vantagens para si e para a comunidade ao fazê-lo, entre elas:

  • Terá uma página de utilizador, uma página de testes pessoal e uma assinatura personalizável.
  • Adicionar artigos às suas páginas vigiadas para verificar as suas últimas alterações.
  • Sistema de notificações que avisa quando há novas mensagens na sua página de usuário, reversões das suas edições, menções e links, entre outros avisos.
  • Facilitar o conta(c)to com outros membros da comunidade em páginas de discussão.
  • Ter acesso a várias ferramentas que facilitam o processo de edição.
  • Estando regist(r)ado há pelo menos 90 dias e tendo mais de 300 contribuições válidas no domínio principal, terá direito a voto nas questões em discussão que exijam decisões da comunidade.

Junte-se aos milhares de usuários que editam a Wikipédia, para se registar clique em Criar conta no canto superior direito; é de graça, demora menos de 1 minuto e nem precisa de email!

Nota: Verifique se está registado (logged) sempre que quiser alterar alguma página.


INFORMAÇÕES GERAIS

O essencial contém o indispensável, e somente o indispensável, que você precisa saber para não se decepcionar com suas primeiras experiências na Wikipédia.

Comunidade

Enquanto lê este texto, pessoas comuns como você e nós constroem laboriosamente este projeto. Inclusivamente neste momento pode estar alguém a alterar esta mesma página.

Após debates e ponderações, decidiu-se que a obrigatoriedade de cadastro para contribuir seria benéfica para a Wikipédia em português, mas não leve isso a mal: temos todos o maior prazer em conhecer quem colabora conosco, sem timidez. No entanto, se preferir não se dar a conhecer, empreender edições menores em projetos como o informe um erro já é imensamente apreciado. E por favor, volte sempre e com a frequência que puder. Se for do tipo voluntário e participativo, como nós, decerto ficará entusiasmado em acompanhar a página que mostra as mudanças mais recentes. Você pode (e deve) ser ousado ao atualizar estas páginas. Acima de tudo, divirta-se. Só lhe pedimos que acompanhe a convivência sã deste espaço comunitário.

Normas de conduta
O Livro de estilo da Wikipédia.
O Livro de estilo da Wikipédia.

Uma das coisas mais importantes que deve saber é que, para mantermos o nosso objetivo, nós necessitamos seguir algumas normas que lhe pedimos humildemente para respeitar.

  • Tentamos não discutir; este não é um fórum de discussão. Todos tentam chegar a um consenso sobre o que deve estar escrito nos verbetes, mas procuramos não alongar as discussões.
  • Tentamos fazer com que os verbetes tenham a maior imparcialidade possível, o que faz com que mesmo os artigos sobre temas controversos não sejam concebidos como plataforma para qualquer pregação. Lembre-se que está a colaborar numa enciclopédia, o que significa que há muita coisa que ela não é. Os verbetes devem ser de leitura fácil e oferecer explicações claras, não servir de panfletos de propaganda.
  • Caso se sinta constrangido por alterar o trabalho de outrem e pretender dar a sua opinião, questionar ou tecer comentários sobre um artigo, use a página de discussão do artigo, tendo em conta o que é dito acima.
  • Nada de linguagem de baixo calão ou preconceito de qualquer tipo.

Talvez queira rever as coisas a não fazer na Wikipédia. Existem outras normas comunitárias codificadas através das ligações listadas abaixo, particularmente a política da Wikipédia.

Valor do projeto
A Wikipédia dá luz e valor a seus artigos.
A Wikipédia dá luz e valor a seus artigos.

Por ser aberta aos contributos de todos, muitos podem pensar que a Wikipédia é algo de qualidade inferior. Em boa verdade, a qualquer momento, artigos na Wikipédia podem conter erros grosseiros, como em qualquer outra publicação. Uma comunidade aberta a todos há de incluir quem reconheça o erro; rapidamente um estudante universitário, um professor, alguém mais erudito virá corrigir imprecisões ou acrescentar algo relevante... No limite, todos os erros desaparecerão.

Ouça o artigo (info)

noicon
Este áudio foi criado a partir da revisão datada de 16 de outubro de 2009 e pode não refletir mudanças posteriores ao artigo (ajuda).

Boas-vindas à Wikipédia! Boas contribuições e bons artigos!

Boas-vindas também aos falantes doutras línguas!
Hello, anglophone newcomer!