Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Página principal)
Ir para: navegação, pesquisa

Artigo em destaque

A Via Láctea no Observatório Paranal, no Chile. O laser adaptativo do telescópio aponta para o centro galáctico.

A Via Láctea é uma galáxia espiral da qual o Sistema Solar faz parte. Vista da Terra, aparece como uma faixa brilhante e difusa que circunda toda a esfera celeste, recortada por nuvens moleculares que lhe conferem um intrincado aspecto irregular e recortado. Sua visibilidade é severamente comprometida pela poluição luminosa. Com poucas exceções, todos os objetos visíveis a olho nu pertencem a essa galáxia. Sua idade estimada é de mais de treze bilhões de anos, período no qual passou por várias fases evolutivas até atingir sua forma atual. Formada por centenas de bilhões de estrelas, a galáxia possui estruturas diferenciadas entre si. No bojo central, que possui forma alongada, há uma grande concentração de estrelas, sendo que o exato centro da galáxia abriga um buraco negro supermassivo. Ao seu redor estende-se o disco galáctico, formado por estrelas dos mais diversos tipos, nebulosas e poeira interestelar, dentre outros. É nesta proeminente parte da Via Láctea que se manifestam os braços espirais. Ao seu redor encontram-se centenas de aglomerados globulares. Entretanto, a dinâmica de rotação da galáxia revela que sua massa é muito maior do que a de toda a matéria observável, sendo este componente adicional denominado matéria escura, cuja natureza se desconhece.

Há tempos a humanidade buscou descrever a natureza da galáxia, sendo esta referida em inúmeras lendas e mitos entre vários povos. Embora tenha sido proposto anteriormente, constatou-se que a faixa brilhante de aspecto leitoso (a partir do qual seu nome derivou-se) se tratava na verdade de um grande conjunto de estrelas a partir das observações de Galileu Galilei utilizando um telescópio. Entretanto, nos últimos dois séculos, a concepção científica da Via Láctea passou de uma simples nuvem de estrelas na qual o Sol situava-se próximo ao centro para uma grande galáxia espiral complexa e dinâmica, da qual nossa estrela é somente uma das bilhões existentes, o que aconteceu graças aos avanços tecnológicos de observação, que permitiram sondar estruturas além das nuvens moleculares. (leia mais)


Eventos recentes

Surto de ébola na África Ocidental de 2014

Neste dia...

Pedro Nunes

11 de agosto: Dia da independência do Chade (1960).

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Outros dias: 910111213Ver todos

Sabia que...

Pingyao Zhenguo Si 2013.08.26 15-26-20.jpg

Imagem do dia

Ponte de Bastei, nas Montanhas de Arenito do Elba, Saxônia, Alemanha.  (definição 7 440 × 4 822)

Ponte de Bastei, nas Montanhas de Arenito do Elba, Saxônia, Alemanha.
(resolução original: 7 440 × 4 822)


Apresentação

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia coletiva universal e multilíngue estabelecido na Internet sob o princípio wiki. A Wikipédia tem como objetivo fornecer um conteúdo reutilizável livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar.

O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Atualmente, a Wikipédia lusófona possui mais de mil artigos de alta qualidade e de boa qualidade.

Participação

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade do conteúdo ou notoriedade do tema.

Dentre as diversas páginas de ajuda à sua disposição, estão as que explicam como criar um artigo, editar um artigo ou inserir uma imagem. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Comunidade

De acordo com nossas estatísticas, 1 335 633 contas de usuário já foram criadas na Wikipédia lusófona, e entre elas 6 177 estiveram ativas durante o último mês. Todos os editores da Wikipédia são voluntários, eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão.

Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações para melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos

A Wikipédia existe graças à Wikimedia Foundation, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre: