Portal:Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Portal Biografias
Portal Biografias.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas com biografias.

Hoje é 30 de julho de 2014. Este portal foi criado em 22 de outubro de 2005 e reestruturado no dia 28 de setembro de 2010.
 ver·editar Biografia destacada aleatória

Artur Virgílio Alves dos Reis (Lisboa, 3 de setembro de 1898 - julho de 1955) foi certamente o maior burlão da história portuguesa e possivelmente um dos maiores do mundo. Foi o cabecilha da maior falsificação de notas de banco da História: as notas de 500 escudos, efígie Vasco da Gama, em 1925.

Filho de uma família modesta -- o pai era cangalheiro, tinha problemas financeiros e acabou por ser declarado insolvente -- Alves Reis quis estudar engenharia. Efetivamente, começou o primeiro ano do curso, mas abandonou-o para casar com Maria Luísa Jacobetti de Azevedo, no mesmo ano em que a casa comercial do pai faliu. Em 1916, emigrou para Angola, para tentar fazer fortuna e assim escapar às humilhações que lhe eram impostas pela abastada família de Luísa, devido à diferença de condição social. Começa como funcionário público nas obras públicas de esgotos.

Para ir para Angola, fez-se passar por engenheiro, depois de ter falsificado diploma de Oxford, aliás de uma escola politécnica de engenharia que nem sequer existia: a Polytechnic School of Engineering. De acordo com esse diploma falsificado, teria estudos de ciência da engenharia, geologia, geometria, física, metalurgia, matemática pura, paleografia, engenharia elétrica e mecânica, mecânica e física aplicadas, engenharia civil geral, engenharia civil e mecânica, engenharia geral, design mecânico e civil. Ou seja, quase tudo...

Com um cheque sem cobertura, comprou a maioria das ações da companhia dos Caminhos de Ferro Transafricanos de Angola, em Moçâmedes. Tornou-se rico e ganhou prestígio.

De volta a Lisboa, em 1922, compra uma empresa de revenda de automóveis americanos. Depois tenta apoderar-se da Companhia Ambaca. Para consegui-lo, passou cheques sem cobertura e usou depois o dinheiro da própria Ambaca para cobrir os cheques sobre a sua conta pessoal. No total, apropriou-se ilegitimamente de 100 mil dólares americanos. Com esse dinheiro comprou também a Companhia Mineira do Sul de Angola. No entanto, antes de controlar toda a Ambaca, foi descoberto e preso no Porto, em Julho de 1924, por desfalque. Foi acusado também de tráfico de armas.

 ver·editar Imagem aleatória

Dhejilhanyy santana de oliveira mais conhecida como lhanyy santanna nascida em 16 03 1998, é uma cantora pop. ela desde aos dois anos de idade já cantava, já atuava em igrejas, conforme o tempo foi passando e o seu sonho de ser uma grande cantora crescia, até que um dia ela foi contratada por uma gravadora, e gravou o seu primeiro disco.

 ver·editar Relacionados
          Wikiprojetos          



          Portais          
Noia 64 apps kworldclock.png
Nuvola apps kdmconfig.png
Herkulaneischer Meister 002.jpg
História Sociedade Pensamento
 ver·editar Como colaborar

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Biografias na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!


 ver·editar Sabia que...
 ver·editar Neste dia...
 ver·editar Categorias
 ver·editar Tópicos
 ver·editar Wikimedia
Biografias no Wikinotícias     Biografias no Wikiquote     Biografias no Wikilivros     Biografias no Wikisource     Biografias no Wikcionário     Biografias na Wikiversidade     Biografias no Wikivoyage     Biografias no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BiografiasWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BiografiasCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página