Portal:Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Portal Biografias
Portal Biografias.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas com biografias.

Hoje é 21 de abril de 2014. Este portal foi criado em 22 de outubro de 2005 e reestruturado no dia 28 de setembro de 2010.
 ver·editar Biografia destacada aleatória
Maria I de Inglaterra (1554) por Antonius Mor

Maria I de Inglaterra (18 de Fevereiro 1516 - 17 de Novembro 1558) foi Rainha de Inglaterra e da Irlanda, da casa de Tudor, desde 19 de Julho de 1553 até à sua morte. É lembrada pela sua tentativa de restabelecer o Catolicismo como religião oficial, depois do movimento protestante iniciado nos reinados anteriores. Para tal mandou perseguir e executar cerca de 300 alegados heréticos, o que lhe valeu o cognome Bloody Mary (Maria, a Sangüinária). Muitas das suas iniciativas políticas nesta esfera foram no entanto abandonadas pela sua sucessora Isabel I.

Maria foi a quinta criança nascida do primeiro casamento de Henrique VIII de Inglaterra com Catarina de Aragão e a única a atingir a idade adulta. Nasceu no palácio de Greenwich e foi batizada poucos dias depois tendo o Cardeal Thomas Wolsey como padrinho. Durante a infância, Maria mostrou ser uma criança precoce mas frágil, com má visão e propensa a fortes enxaquecas. O pai concedeu-lhe a sua própria corte no Castelo de Ludlow e várias prerrogativas normalmente atribuídas ao Príncipe de Gales. A educação de Maria ficou a cargo da sua mãe e de Margarida, Condessa de Salisbury (filha de George, Duque de Clarence), uma das mulheres mais cultas do seu tempo. A princesa aprendeu latim, castelhano, francês, grego, ciências, teologia e música. Aos quatro anos era já uma intérprete de harpa capaz de entreter uma plateia de espectadores. A questão do seu casamento foi motivo de manobras e negociações diplomáticas desde muito cedo. Entre os seus pretendentes, volúveis, de acordo com os interesses políticos do pai, contaram-se: Francisco, Duque da Bretanha e herdeiro de Francisco I de França, o seu irmão mais novo e futuro Henrique II, o próprio Francisco I e o imperador Carlos V do Sacro-Império.

 ver·editar Imagem aleatória
 ver·editar Relacionados
          Wikiprojetos          



          Portais          
Noia 64 apps kworldclock.png
Nuvola apps kdmconfig.png
Herkulaneischer Meister 002.jpg
História Sociedade Pensamento
 ver·editar Como colaborar

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Biografias na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!


 ver·editar Sabia que...
 ver·editar Neste dia...
 ver·editar Categorias
 ver·editar Tópicos
 ver·editar Wikimedia
Biografias no Wikinotícias     Biografias no Wikiquote     Biografias no Wikilivros     Biografias no Wikisource     Biografias no Wikcionário     Biografias na Wikiversidade     Biografias no Wikivoyage     Biografias no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BiografiasWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BiografiasCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página

Este é um portal destacado. Clique aqui para mais informações.