Portal:Biografias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Portal Biografias
Portal Biografias.jpg

Este portal pretende reunir informações relacionadas com biografias.

Hoje é 24 de outubro de 2014. Este portal foi criado em 22 de outubro de 2005 e reestruturado no dia 28 de setembro de 2010.
 ver·editar Biografia destacada aleatória
Evo Morales

Juan Evo Morales Ayma (Orinoca, Oruro, 26 de Outubro de 1959) é o atual presidente da Bolívia e líder do movimento esquerdista boliviano cocalero, uma federação de agricultores que tem por tradição o cultivo de coca para atender um costume milenar da nação que é mascar folhas de coca. Evo Morales notabilizou-se ao resistir os esforços desenvolvidos pelo governo dos Estados Unidos da América na substituição do cultivo de coca na província de Chapare por bananas originárias do Brasil.

Morales é também líder do partido Movimento para o Socialismo (MAS em língua castelhana) - IPSP (Instrumento Político pela Soberania dos Povos). De origem ameríndia, da etnia aymará, é, junto com Felipe Quispe, um dos indígenas mais famosos da história atual do seu país.

Nas eleições presidenciais bolivianas de 2002 Morales ficou em segundo lugar, colocação surpreendente face ao panorama político do país, dominado pelos partidos tradicionais. Nas eleições de Dezembro de 2005 porém, venceu com maioria absoluta, com o apoio político e financeiro do venezuelano Hugo Chávez para a sua campanha, tornando-se o primeiro presidente de origem indígena. Assumiu o poder em 22 de Janeiro de 2006 como o primeiro mandatário boliviano a ser eleito Presidente da República em primeiro turno em mais de trinta anos.

Morales é um admirador da ativista indígena guatemalteca Rigoberta Menchú e de Fidel Castro, este último pela oposição à política norte-americana. Morales propõe que o problema da cocaína seja resolvido do lado do consumo, pois o cultivo da Coca é um património cultural dos povos andinos e parte inseparável da cultura boliviana e sua proibição não pode ser feita através de uma simples regulação estabelecido por uma convenção externas.

 ver·editar Imagem aleatória
 ver·editar Relacionados
          Wikiprojetos          



          Portais          
Noia 64 apps kworldclock.png
Nuvola apps kdmconfig.png
Herkulaneischer Meister 002.jpg
História Sociedade Pensamento
 ver·editar Como colaborar

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Biografias na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Colabore!


 ver·editar Sabia que...
 ver·editar Neste dia...
 ver·editar Categorias
 ver·editar Tópicos
 ver·editar Wikimedia
Biografias no Wikinotícias     Biografias no Wikiquote     Biografias no Wikilivros     Biografias no Wikisource     Biografias no Wikcionário     Biografias na Wikiversidade     Biografias no Wikivoyage     Biografias no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BiografiasWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BiografiasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BiografiasCommons-logo.svg
 ver·editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página