Portal:Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

 ver·editar Soccerball.svg Portal de Futebol
Directfreekick.jpg
O futebol é o esporte coletivo mais praticado do mundo. É disputado por duas equipes, de 11 jogadores que têm como objetivo colocar a bola entre as traves adversárias o maior número de vezes sem usar mãos e braços. Esse objetivo é chamado gol (português brasileiro) ou golo (português europeu). A meta ou baliza, mais conhecida como trave, é um retângulo formado por duas traves ou postes verticais, perpendiculares ao solo, e uma trave ou travessão paralela ao solo.
Partida de futebol
Ali fica posicionado o goleiro, ou guarda-redes, que é o único jogador com permissão para colocar as mãos na bola (apenas dentro da sua área e quando a bola é recuada com os pés por um jogador do seu time, o goleiro não pode pegar a bola com as mãos, apenas se for recuada com a cabeça ou peito), defendendo o gol. O jogo é vencido pela equipe que marcar um maior número de gols.

A FIFA (Federação Internacional de Futebol), com sede em Zurique, Suíça, é a entidade que regulamenta o futebol no mundo. A partir de 1930 a FIFA passou a realizar de quatro em quatro anos a Copa ou Campeonato do Mundo de Futebol, competição internacional que se tornou a mais popular e disputada de todo o mundo depois das Olimpíadas.

Mais sobre Futebol...
 ver·editar Artigo destacado
Copa Libertadores da América de 2012
Libertadores 2012
CONMEBOL liberators cup trophy.svg
Dados
Participantes 38
Período 24 de janeiro4 de julho
Gol(o)s 364
Jogos 138
Média 2,64 gol(o)s por partida
Campeão Corinthians
Vice-campeão Boca Juniors
Melhor marcador Neymar e Matías Alustiza

A Copa Libertadores da América de 2012 é a 53ª edição da competição de futebol realizada todos os anos pela Confederação Sul-Americana de Futebol. Equipes das dez associações sul-americanas mais o México participam do torneio.

O vencedor garante uma vaga na Copa do Mundo de Clubes da FIFA 2012 que será disputado em dezembro, no Japão, como representante da CONMEBOL e o direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2013. As equipes mexicanas não podem se classificar ao Mundial de Clubes pela Copa Libertadores, mas sim através da Liga dos Campeões da CONCACAF.


 ver·editar Você sabia?
  • ... que na Copa de 1934 o Brasil passou da primeira fase sem jogar, pois o Peru, seu único adversário, desistiu.
  • ... um gandula já marcou um gol pelo time da casa? Aconteceu em um jogo entre Santacruzense e Atlético Sorocaba pela Copa Federação Paulista de Futebol em 2006. O Atlético Sorocaba vencia por 1 a 0, aproveitando a distração do árbitro o gandula colocou a bola dentro do gol que acabou validando o gol, assim o jogo terminou empatado com um gol do gandula.
 ver·editar Outros tipos de futebol

O rugby, rúgbi (português brasileiro) ou râguebi (português europeu) é um esporte coletivo originário da Inglaterra de intenso contato físico. Por ter sido inicialmente concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de futebol-rúgbi ou futebol-râguebi. Hoje, ele é o segundo desporto de equipas mais popular no mundo, só sendo superado pelo futebol.

Com essa grande popularidade, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rúgbi de quinze (em inglês: rugby union), em seguida está o râguebi de treze (em inglês: rugby league). Para além dessas duas, há o rúgbi de praia, de toque, de sete, em cadeira de rodas e subaquático.

 ver·editar Notícias
 ver·editar Colabore!

Ver Lista de tarefas do projeto Futebol no Brasil, e do projeto Copa do Mundo.

 ver·editar Wikiprojetos
 ver·editar Categorias