Portal:Futebol americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Futebol americano

Formação de jogo.

O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português), e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron, é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa. (leia mais...)

Mostrar outros destaques

Artigo em destaque

Glennon under center ACC championship.jpg

Um Linebacker (LB) é uma posição do futebol americano e canadense, que foi inventada pelo treinador Fielding Yost da Universidade de Michigan. Linebackers são membros do time de defesa e se posicionam pelo menos 4 metros atrás da linha de scrimmage, atrás dos homens da linha defensiva. Linebackers normalmente se alinham antes do snap da bola atacando os lados da linha ofensiva adversária. O objetivo do Linebacker é defender contra passes curtos, fazer tackles e atacar o quarterback adversário.

Há vários tipos de linebackers: strongside, middle e weakside. Normalmente o strongside e o weakside são chamados de outside, e o do meio (middle) é chamado de inside. Em várias formações e esquemas defensivos, os times não usam as designações strong e weakside e apenas os chamam de outside linebackers sendo chamados right outside linebacker, que fica na direita, e o left outside linebacker, que fica na esquerda. Esses termos são abreviados ROLB e LOLB quando listados no lineup. (leia mais...)

Biografia em destaque

Austin Collie.JPG

Austin Kirk Collie (Hamilton, Ontário, Canadá, 11 de novembro de 1985) é um jogador de futebol americano que atua na posição de wide receiver na National Football League. Collie estudou na Oak Ridge High School em El Dorado Hills no estado americano da Califórnia onde se destacou como WR conseguindo excelentes números e vários prêmios.

Austin Collie jogou futebol americano pela Brigham Young University . Em 2004, Collie foi nomeado calouro do ano pela universidade e quebrou vários recordes pela BYU. Em 2007 ele foi nomeado MVP do Las Vegas Bowl e foi selecionado all 1st team receiver pela MWC em 2008. (leia mais...)

Notícias

Imagem em destaque

Você sabia?

Football Brazil.JPG

Categorias

The Hollywood Sign

Portais relacionados

Wikimedia

Futebol americano no Wikinotícias     Futebol americano no Wikiquote     Futebol americano no Wikilivros     Futebol americano no Wikisource     Futebol americano no Wikcionário     Futebol americano na Wikiversidade     Futebol americano no Wikivoyage     Futebol americano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Futebol_americanoCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor