Portal:Futebol americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Futebol americano

Formação de jogo.

O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português), e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron, é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa. (leia mais...)

Mostrar outros destaques

Artigo em destaque

2006AFCWCP.JPG

A National Football League (em português: Liga Nacional de Futebol Americano; abreviação oficial: NFL) é a maior liga de futebol americano do mundo, com trinta e dois times nos Estados Unidos. Em termos de renda e numero de fãs, a NFL é a maior liga de esportes na América do Norte. O valor médio dos clubes avaliado em 2008 é de 1,04 bilhão de dólares, sendo o mais valioso o Dallas Cowboys, que chega a valer 1,612 bilhão de dólares. A divisão mais valiosa da NFL é a NFC Leste, formada por Cowboys, Washington Redskins, New York Giants e Philadelphia Eagles, todos valendo mais de um bilhão de dólares.

A liga é exibida nos Estados Unidos por 5 canais de televisão (CBS, NBC, Fox Sports, ESPN e NFL Network) que juntos pagam aproximadamente 3,1 bilhões de dólares por ano pelos direitos de exibição. No Brasil a liga é exibida pelo canal ESPN. Em Portugal o Super Bowl é transmitido pela Sport TV e a rede NASN permite a transmissão de vários jogos em directo ou em diferido. (leia mais...)

Biografia em destaque

Steve Young talking to YSAs.jpg

Jon Steven Young (conhecido como Steve Young, nascido em 11 de outubro de 1961 em Salt Lake City, Utah), é um ex-jogador de futebol americano que atuava como quarterback e ficou famoso jogando pelo San Francisco 49ers da National Football League. Ele também chegou a jogar pelo Tampa Bay Buccaneers e pelo Los Angeles Express da United States Football League. Young foi nomeado Most Valuable Player da NFL em 1992 e em 1994, MVP do Super Bowl XXIX e foi introduzido no Pro Football Hall of Fame em 2005, sendo ele o primeiro quarterback canhoto a receber tal honra. Ele ainda detém o recorde da NFL em rating de carreira e venceu seis prêmios de passe da NFL. (leia mais...)

Notícias

Imagem em destaque

Você sabia?

Football Brazil.JPG

Categorias

The Hollywood Sign

Portais relacionados

Wikimedia

Futebol americano no Wikinotícias     Futebol americano no Wikiquote     Futebol americano no Wikilivros     Futebol americano no Wikisource     Futebol americano no Wikcionário     Futebol americano na Wikiversidade     Futebol americano no Wikivoyage     Futebol americano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Futebol_americanoCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor