Portal:Futebol americano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Futebol americano

Formação de jogo.

O futebol americano, conhecido nos Estados Unidos da América simplesmente como football ("futebol", em português), e em alguns outros países de língua inglesa como gridiron, é um desporto de equipe e de contato que surgiu de uma variação do rugby e que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real. É frequente ver no futebol americano uma metáfora para a guerra, com muita violência pessoal a ter lugar dentro do campo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso, e com uma linha de frente claramente definida, que se move para trás e para a frente ao longo do campo, separando as equipes de ataque e defesa. (leia mais...)

Mostrar outros destaques

Artigo em destaque

Peyton Manning.jpg

O Indianapolis Colts é um time professional de futebol americano baseado em Indianapolis, Indiana, Estados Unidos. Eles são membros da Divisão Sul da American Football Conference (AFC) na National Football League (NFL).

O clube foi fundado oficialmente em Baltimore, Maryland em 1953, mas sua história data do Dayton Triangles, um dos times fundadores da NFL criado em 1913. Após uma série de mudanças, o time passou a se chamar Baltimore Colts na decada de 50. Jogando no antigo Memorial Stadium, os Colts foram o primeiro time da NFL ter oficialmente um grupo de cheerleaders e uma banda marcial, copiando o futebol americano universitário. O time então se mudaria para Indianapolis em 1984, jogando primeiro no Hoosier Dome, rebatizado de RCA Dome, e então indo para uma nova arena, o Lucas Oil Stadium, inalgurada em 2008. (leia mais...)

Biografia em destaque

Danmarino.jpg

Daniel Constantine Marino, Jr. (conhecido como Dan Marino, Pittsburgh, 15 de setembro de 1961) é um ex-jogador de futebol americano ítalo-estadunidense, agora no salão da fama, que atuava na posição de quarterback pelo Miami Dolphins na National Football League. Último quarterback selecionado na primeira rodada do Draft da NFL em 1983, Marino se tornou um dos melhores QBs na história da liga, com vários recordes em várias estatístas na NFL. Apesar de nunca ter ganho um Super Bowl, ele é reconhecido por unanimidade como um dos maiores quarterbacks na história do futebol americano, muito lembrado pelo seu quick release eficiente e por ter um braço poderoso. Marino levou os Dolphins aos playoffs várias vezes. (leia mais...)

Notícias

Imagem em destaque

Você sabia?

Football Brazil.JPG

Categorias

The Hollywood Sign

Portais relacionados

Wikimedia

Futebol americano no Wikinotícias     Futebol americano no Wikiquote     Futebol americano no Wikilivros     Futebol americano no Wikisource     Futebol americano no Wikcionário     Futebol americano na Wikiversidade     Futebol americano no Wikivoyage     Futebol americano no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Futebol_americanoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Futebol_americanoCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor