Seleção Brasileira de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Seleção Brasileira de Futebol
Alcunhas?  Verde-Amarela
Canarinho
Associação Confederação Brasileira
de Futebol
Confederação Conmebol (América do Sul)
Patrocinadores Bandeira do Brasil Guaraná Antarctica
Bandeira do Brasil Vivo
Bandeira do Brasil Banco Itaú
Bandeira do Brasil TAM Linhas Aéreas
Gillette
Material desportivo?  Nike
Treinador Bandeira do Brasil Dunga
Capitão Lúcio
Mais participações Cafu (148)
Artilheiro Pelé (95)
Código FIFA BRA
Ranking da FIFA 1
Melhor colocação FIFA 1 (Setembro de 1993)
Pior colocação FIFA 8 (Agosto de 1993)
Ranking Elo 1
Melhor colocação Elo 1 (Março de 1953)
Pior colocação Elo 18 (Novembro de 2001)
Imagem:kit_left_arm.png Imagem:kit_body_bra08h.png Imagem:kit_right_arm.png
Imagem:kit_shorts.png
Imagem:kit_socks_palegreenwithgoldontop.png
 
Uniforme
titular
Imagem:kit_left_arm.png Imagem:kit_body_bra08a.png Imagem:kit_right_arm.png
Imagem:kit_shorts.png
Imagem:kit_socks.png
 
Uniforme
alternativo
1ª Partida Internacional
 Argentina 3 - 0 Brasil Brasil
Buenos Aires, 20 de Setembro de 1914
Melhor Resultado
Brasil Brasil 14 - 0  Nicaragua
México, 17 de Outubro de 1975
Pior Resultado
 Uruguai 6 - 0 Brasil Brasil
Viña del Mar, 18 de Setembro de 1920
Copa do Mundo
Participações 18 (1ª em 1930)
Melhor Resultado Campeã - 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002
Copa América
Participações 31 (1ª em 1916)
Melhor Resultado Campeã - 1919, 1922, 1949, 1989, 1997, 1999, 2004 e 2007
editar

A Seleção Brasileira de Futebol é o time nacional do Brasil gerido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que representa o Brasil nas competições internacionais de futebol. É o time mais bem-sucedido de futebol na história da Copa do Mundo, sendo a seleção nacional que mais vezes conquistou a Copa do Mundo da FIFA com cinco títulos até então (1958, 1962, 1970, 1994, 2002). Um lema comum da seleção nacional do Brasil é: Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram.[1] Atualmente está em primeiro lugar na classificação da FIFA. O Brasil é consistente entre as nações mais fortes de futebol do planeta e é a única equipe a ter jogado em todas as copas do mundo.[2][3]

Índice

[editar] História

[editar] Primórdios

A Seleção Brasileira foi formada pela primeira vez em 20 de agosto de 1914. Fez seu primeiro jogo contra o Exeter City da Inglaterra, no campo do Fluminense, em 27 de julho daquele ano. Vitória para os brasileiros por 2 a 0, com o primeiro gol sendo marcado por Oswaldo Gomes, do Fluminense. Mas a equipe jogou ainda naquele ano, em dois jogos contra a equipe da Argentina, sendo um amistoso em 20 de setembro e outro oficialmente valendo aCopa Roca em 27 de setembro[4]. Esta competição visava aproximar mais estes dois países, em que acabou vencendo por 1 a 0 em Buenos Aires (gol de Rubens Salles) consagrando-se campeã do torneio [5], sendo esse o primeiro de vários títulos conquistados pela seleção Canarinho. O primeiro título relevante conquistado pela Seleção Brasileira foi o Campeonato Sul-Americano de 1919, atual Copa América[6], com Friedenreich marcando o gol do título sobre o Uruguai, no Estádio das Laranjeiras construído pelo Fluminense para esta ocasião, já que o governo brasileiro não tinha o dinheiro para financiar este evento internacional. Em 1922, o Fluminense ampliou o seu estádio e a Seleção Brasileira conquistou o segundo título relevante de sua história, o bicampeonato do Sul Americano de Seleções.

O Brasil é a única nação a ter se classificado para todas as edições da Copa do Mundo. Contudo, as participações iniciais do país estavam longe de serem bem sucedidas. Isso se deve à disputa interna do futebol brasileiro sobre o profissionalismo. Esse fato fez com que a Confederação Brasileira de Futebol fosse incapaz de convocar times com a força total. Em particular, disputas entre as federações estaduais de São Paulo e do Rio de Janeiro (as duas mais importantes da época) significavam que a seleção seria composta por jogadores vindos de apenas uma das federações. Tanto na Copa de 1930, quando Preguinho marcou o primeiro gol da história da Seleção Brasileira em Copas do Mundo, na estréia contra a Iugoslávia, em que o Brasil perdeu por 2 a 1, quanto na de 1934, o Brasil foi eliminado logo na primeira fase, mas 1938 era um sinal do que viria, uma vez que o Brasil terminou em um bom terceiro lugar, com Leônidas da Silva fazendo história e sendo o primeiro jogador a marcar quatro gols em uma única partida de Copa do Mundo.

O Brasil sediou a Copa do Mundo de 1950, que foi o primeiro torneio a acontecer depois da II Guerra Mundial[7], a única no Brasil. O torneio de 1950 foi único por não ter uma única final, mas ao invés disso, um quadrangular final; contudo, para todos os fins o jogo decisivo entre Brasil e Uruguai serviu como "final" do torneio. A partida foi jogada no estádio do Maracanã no Rio de Janeiro (então capital do país), assistida por algo em torno de 200.000 pessoas, e o Brasil apenas precisando de um empate para ser campeão, acabou perdendo por 2 a 1 de virada; essa partida desde então ficou conhecida na América do Sul como o Maracanazo.

A Seleção jogou de branco até a data fatídica de 16 de Julho de 1950, quando perdeu para o Uruguai. Após essa data houve um concurso para escolher o novo uniforme da equipe, tendo sido escolhidos o amarelo como cor da camiseta, o azul como cor do calção e o branco a cor dos meiões. O concurso, promovido pelo jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, foi ganho pelo professor, jornalista gaúcho e, ironicamente, torcedor do Uruguai Aldyr Garcia Schlee. Para a Copa do Mundo de 1954, na Suíça, a equipe brasileira estava completamente renovada, para que a derrota do Maracanã pudesse ser esquecida, mas ainda tinha um bom grupo de jogadores, incluindo Nilton Santos, Djalma Santos e Didi. O Brasil não foi muito longe por duas razões principais: a necessidade que seus jogadores tinham para provar que não eram covardes (como muitos foram acusados em 1950) e o fato de terem enfrentado a Hungria, o melhor time daquela Copa, na terceira fase.

[editar] Era de Ouro: Pelé e Garrincha (1958–1970)

O técnico do Brasil, Vicente Feola impôs regras estritas para a equipe para a Copa do Mundo de 1958, na Suécia. Os jogadores receberam uma lista de quarenta coisas que eles não tinham permissão de fazer, incluindo usar chapéu ou guarda-chuva, fumar enquanto vestiam uniforme oficial e conversar com a imprensa fora dos locais designados. Era o único time que havia trazido um psicólogo (por causa das memórias de 1950, que ainda afetavam alguns jogadores) ou um dentista (já que, por causa de suas origens humildes, muitos jogadores tinham problemas dentais, o que causava infecções e tinham também um impacto negativo nas performances) com eles, e haviam mandado um representante para a Europa para assitir as partidas eliminatórias um ano antes do começo do torneio.

Garrincha

O Brasil caiu no grupo mais difícil, com Inglaterra, URSS e Áustria. Eles bateram a Áustria por 3 a 0 na primeira partida, então empataram em 0 a 0 com a Inglaterra. Os brasileiros estavam preocupados com sua partida com os soviéticos, que tinham um físico excepcional e eram um dos favoritos a ganhar o torneio; sua estratégia era arriscar no começo do jogo para tentar marcar um gol logo no início. Antes da partida, os líderes do time, Bellini, Nílton Santos e Didi, falaram com o técnico e o persuadiram a fazer três substituições que seriam cruciais para o Brasil ganhar dos soviéticos e a Copa: Zito, Garrincha e Pelé começariam o jogo contra a União Soviética. No apito inicial, eles passaram a bola para Garrincha que passou por três jogadores antes de acertar a trave com um chute. Eles mantiveram a pressão sem descanso, e após três minutos que mais tarde seriam chamados de "os três minutos mais grandiosos da história do futebol", Vavá deu ao Brasil a liderança no placar. Eles ganharam a partida por 2 a 0. Pelé marcou o único gol da partida das quartas-de-final contra o País de Gales, e eles bateram a França por 5 a 2 nas semifinais. O Brasil bateu os donos da casa, Suécia, na final por 5 a 2, ganhando sua primeira Copa do Mundo e se tornando a primeira nação a ganhar um título de Copa do Mundo fora de seu próprio continente. Repetiu o feito em 2002, ao triunfar na Ásia, somando títulos em três continentes, enquanto todas as outras seleções campeãs venceram apenas em seu próprio. Um fato lembrado foi que Feola algumas vezes tirava sonecas durante os treinamentos e fechava os olhos durante os jogos, dando a impressão que ele estava dormindo! Por causa disso, Didi algumas vezes era tido como o verdadeiro técnico do time, já que ele comandava o meio de campo. Outro detalhe: na final da Copa, quando enfrentou a Suécia, o time brasileiro teve que arrumar o segundo uniforme urgentemente, já que o sueco era amarelo também. A Suécia emprestou ao Brasil seu uniforme reserva (camisetas azuis e calções brancos), e há informações de que os próprios jogadores costuraram os distintivos da CBD (Confederação Brasileira de Desportos) durante a noite na camiseta no lugar dos distintivos suecos. Assim surgiu o uniforme reserva do Brasil. Diz-se que o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, tentou estimular os jogadores associando o azul da camisa ao "manto de Nossa Senhora".

Pelé

Na Copa do Mundo de 1962, o Brasil conseguiu seu segundo título com Garrincha como a grande estrela, fazendo gols de cabeça e também de perna esquerda e ainda jogando com febre a final, especialmente após Pelé ter se machucado no segundo jogo e estar impossibilitado de jogar pelo resto da Copa do Mundo.

Na Copa do Mundo de 1966, a preparação do time foi afetada por influências políticas. Todos os grandes clubes do futebol brasileiro queriam seus jogadores incluídos na equipe brasileira, para lhes dar mais exposição. Nos meses finais da preparação, o técnico Vicente Feola estava trabalhando com 46 jogadores, na qual apenas 22 iriam para a Inglaterra; isso causou muitas disputas internas e pressão psicológica. O resultado foi que, em 1966, o Brasil teve uma das piores performances em todas as Copas do Mundo. Além disso, a derrota para a Hungria representou a única derrota de Garrincha com a camisa da seleção.

Antes da Copa do Mundo de 1970, houve um amistoso no dia de 3 de Setembro de 1969 contra o Atlético Mineiro e a futura seleção campeã de 1970 fora derrotada por 2x1. Depois do ocorrido, foram proibidos jogos amistosos de equipes brasileiras com a seleção.

O Brasil ganhou sua terceira Copa do Mundo no México na Copa do Mundo de 1970. Naquela ocasião, colocou em campo o que foi considerado, segundo uma pesquisa global com especialistas, realizada pela revista inglesa World Soccer, a melhor equipe de futebol de todos os tempos [8] com Pelé, em sua última edição de Copa do Mundo, Carlos Alberto Torres, Jairzinho, Tostão, Gérson, Piazza, Clodoaldo e Rivelino. Após ganhar a Taça Jules Rimet pela terceira vez, o Brasil pôde mantê-la para si. Porém ela foi roubada e derretida anos mais tarde.

Depois dessa conquista, a seleção passaria 24 anos sem conquistar uma Copa. Nesse meio tempo, o Brasil chegou a perder a Copa do Mundo de 1982 com uma seleção que tinha jogadores como Zico, Sócrates, Falcão e Júnior, sendo considerada por muitos a melhor seleção da história das copas.

[editar] O quarto título

Em 1994, o Brasil não era tido como favorito. Um ano antes, nas eliminatórias, havia se classificado no sufoco, graças à ajuda de Romário, que foi até apelidado de São Romário. Já na Copa disputada nos Estados Unidos, o time de Carlos Alberto Parreira era considerado defensivo demais, o que contrariava o estilo do futebol brasileiro. No decorrer da competição, entretanto, o Brasil foi ultrapassando barreiras e se classificando para as fases seguintes. Foi o primeiro de seu grupo na primeira fase, depois de vencer Camarões e a Rússia e empatar com a Suécia. Nas oitavas-de-final da Copa, eliminou a Seleção dos EUA em pleno dia 4 de julho. Nas quartas-de-final, em jogo emocionante, eliminou a Holanda e, nas semifinais, voltou a encontrar com a Suécia, despachando o selecionado do país escandinavo. Na final, derrotou a Itália nos pênaltis, após um empate no tempo normal e na prorrogação. Passaria assim a ser a primeira seleção a conquistar quatro copas do mundo e a primeira a conquistar o título através da cobrança de penalidades máximas.

Painel do penta, loja da Nike, Londres.

[editar] Quinto título

A Seleção Brasileira teve problemas para se classificar: troca de técnicos (Vanderlei Luxemburgo, Candinho, Emerson Leão e Luiz Felipe Scolari) e pouco tempo para treinos atrapalharam a campanha. E outra vez a Seleção não era vista como favorita. E, outra vez, acabou surpreendendo bastante. Na Copa do Mundo de 2002, Ronaldo foi convocado, o que gerou muitas dúvidas se realmente tinha condições de jogar, pois estava havia dois anos parado, por problemas de contusão. Porém, na Copa, teve grandes atuações. O Brasil, que eliminou as seleções da Bélgica, Inglaterra, Turquia e Alemanha, esta última na final, acabou tendo Ronaldo como o artilheiro, com oito gols, sendo grande nome da seleção, conquistando assim o seu quinto título, vencendo todas as partidas, e mantendo sua hegemonia.

[editar] Presente

Com o bom desempenho nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2006, o Brasil continuou sendo o único país a se classificar para todos os mundiais, além de já ser o que mais vezes foi campeão (cinco).

Depois do fracasso do Brasil na Copa do Mundo de 2006, onde a Seleção não demonstrou o futebol esperado e sucumbiu de forma vexatória para a França, fracassando no sonho de obter o hexacampeonato mundial de futebol, em 24 de julho de 2006, Parreira foi demitido, e Dunga foi anunciado como o novo treinador,[9] numa tentativa da CBF de dar uma resposta às pesadas críticas por parte da torcida e da imprensa. Esta troca se deu em função da imagem de luta e garra que Dunga enquanto jogador sempre fez questão de demonstrar, contrapondo-se à imagem de falta de comando e profissionalismo, que foi criada de seu antecessor na campanha fracassada de 2006.

Desde que assumiu a Seleção, a palavra de ordem do técnico Dunga é renovação. Diante disto, foram afastados da equipe brasileira jogadores veteranos como Cafú, Roberto Carlos, Ronaldo e Emerson, jogadores que ao lado do técnico Carlos Alberto Parreira, foram responsabilizados pelo fracasso brasileiro no mundial da Alemanha.

Dunga, que vive sua primeira experiência como técnico de futebol, chamou seu amigo e ex-companheiro na vitoriosa campanha da Copa do Mundo de 1994, Jorginho para o cargo de auxiliar técnico, cargo este que era ocupado por Zagallo.

O ex-jogador nunca trabalhara na função, o que surpreendeu os torcedores e a imprensa, que esperavam a designação de nomes já reconhecidos na função. Dunga estreou na seleção no amistoso contra a Noruega, no dia 16 de agosto, em Oslo. O jogo acabou em 1 a 1. Em sua segunda atuação como técnico, Dunga levou a Seleção à vitória contra a Argentina em 3 de setembro, em Londres, por 3 a 0. O amistoso seguinte contra o País de Gales em 5 de setembro em Londres foi outro sucesso para a Seleção, vencendo por 2 a 0. Ainda jogou contra um combinado do Kuwait, e o Brasil ganhou de 4 a 0, com a estréia do goleiro Hélton.

No último jogo de 2006, o Brasil enfrentou a Suíça, e levou a melhor com uma vitória de 2 a 1. A Suíça não havia levado nenhum gol em sua campanha da Copa do Mundo de 2006.

É marcado para 6 de fevereiro um amistoso contra Portugal, do ex-técnico do Palmeiras e pentacampeão pela Seleção Brasileira Luis Felipe Scolari. Dunga é criticado por escolher um time considerado fraco e, ao contrário do que muitos esperavam, não convoca Rogério Ceni para a meta da seleção, insistindo nos goleiros Hélton e Júlio César. A derrota por 2 a 0 foi a primeira do técnico.

Em março, o Brasil realizou dois amistosos na Suécia: 4 a 0 contra o Chile e 1 a 0 contra Gana.

No ano de 2007, o Brasil disputou a Copa América, na Venezuela, e sagrou-se campeão vencendo a Argentina por 3 a 0. Ainda neste ano, começam as eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

[editar] Olímpíadas e Jogos Pan-americanos

Informações pessoais
Medalhas
Jogos Olímpicos
Prata Los Angeles 1984 Time
Prata Seoul 1988 Time
Bronze Atlanta 1996 Time
Bronze Pequim 2008 Time
Jogos Pan-americanos
Ouro São Paulo 1963 Time
Ouro Cidade do México 1975 Time
Ouro San Juan 1979 Time
Ouro Indianápolis 1987 Time
Prata Chicago 1959 Time
Prata Santo Domingo 2003 Time
Bronze Caracas 1983 Time

Nos Jogos Olímpicos, o Brasil jamais ganhou uma medalha de ouro. Chegou perto em 1984 e 1988, mas teve que se contentar com a medalha de prata (O Brasil foi derrotado, respectivamente, pela França e pela antiga União Soviética). Ainda possui duas medalhas de bronze conquistadas em 1996 (após ser desclassificado pela Nigéria, que se tornaria a campeã) e 2008 (após ser desclassificado pela Argentina). A medalha de ouro olímpica do futebol é o único título organizado pela FIFA que o Brasil ainda não conquistou.

Já nos Jogos Pan-americanos, a situação é melhor: o Brasil ganhou quatro medalhas de ouro em 1963 (quando atuou em casa), 1975 (dividida com o México), 1979 e 1987. Ainda possui duas medalhas de prata conquistadas em 1959 e 2003 e uma de bronze conquistada em 1983.

Nos Jogos Pan-americanos de 2007, disputados na cidade do Rio de Janeiro, o Brasil tentou conquistar sua quinta medalha de ouro, porém foi eliminado pelo Equador, que acabaria se tornando campeão pan-americano.

[editar] Desempenho em competições

Desempenho na Copa do Mundo
Ano Fase Posição J V E* D GP GC
1930 1ª fase 6/13 2 1 0 1 5 2
1934 1ª fase 14/16 1 0 0 1 1 3
1938 Terceiro lugar 3/15 5 3 1 1 14 11
Bandeira do Brasil 1950 Vice-campeão[10] 2/13 6 4 1 1 22 6
1954 Quartas-de-final 5/16 3 1 1 1 8 5
1958 Campeão 1/16 6 5 1 0 16 4
1962 Campeão 1/16 6 5 1 0 14 5
Bandeira da Inglaterra 1966 1ª fase 11/16 3 1 0 2 4 6
1970 Campeão 1/16 6 6 0 0 19 7
1974 Semifinal 4/16 7 3 2 2 6 4
1978 Terceiro lugar 3/16 7 4 3 0 10 3
1982 2ª fase 5/24 5 4 0 1 15 6
1986 Quartas-de-final 5/24 5 4 1 0 10 1
1990 Oitavas-de-final 9/24 4 3 0 1 4 2
1994 Campeão 1/24 7 5 2 0 11 3
1998 Vice-campeão 2/32 7 4 1 2 14 10
2002 Campeão 1/32 7 7 0 0 18 4
Bandeira da Alemanha 2006 Quartas-de-final 5/32 5 4 0 1 10 2
Bandeira da África do Sul 2010 Eliminatórias - - - - - - -
Bandeira do Brasil 2014 Classificado - - - - - - -
Total 18/18 5 títulos 92 64 *14 14 201 84
Desempenho na Copa das Confederações
Ano Fase J V E* D GP GC
1992 Não participou - - - - - -
1995 Não participou - - - - - -
1997 Campeão 5 4 1 0 14 2
1999 Vice-campeão 5 4 0 1 16 6
2001 Quarto lugar 5 1 2 2 3 3
2003 1ª fase 3 1 1 1 3 3
Bandeira da Alemanha 2005 Campeão 5 3 1 1 12 6
Bandeira da África do Sul 2009 Campeão 5 5 0 0 14 5
Bandeira do Brasil 2013 Classificado - - - - - -
Total 3 títulos 28 18 5 5 62 25
*Indica empates incluindo jogos eliminatórios decididos nos pênaltis.
Desempenho na Copa América
Total: 8 títulos
Ano Posição Ano Posição Ano Posição
1916 Terceiro lugar 1939 Não participou 1967 Não participou
1917 Terceiro lugar 1941 Não participou 1975 Semifinal
Bandeira do Brasil 1919 Campeão 1942 Terceiro lugar 1979 Semifinal
1920 Terceiro lugar 1945 Segundo lugar 1983 Segundo lugar
1921 Segundo lugar 1946 Segundo lugar 1987 1ª Fase
Bandeira do Brasil 1922 Campeão 1947 Não participou Bandeira do Brasil 1989 Campeão
1923 Quarto lugar Bandeira do Brasil 1949 Campeão 1991 Segundo lugar
1924 Não participou 1953 Segundo lugar 1993 Quartas-de-final
1925 Segundo lugar 1955 Não participou 1995 Segundo lugar
1926 Não participou 1956 Quarto lugar 1997 Campeão
1927 Não participou 1957 Segundo lugar 1999 Campeão
1929 Não participou 1959 Segundo lugar 2001 Quartas-de-final
1935 Não participou 1959 Terceiro lugar 2004 Campeão
1937 Segundo lugar 1963 Quarto lugar 2007 Campeão

[editar] Fatos marcantes nas Copas

Alguns dados significativos referentes às participações da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo.

  • Comparação entre as 5 Campanhas Campeãs da Seleção Brasileira:
    • Melhor - 2002 - 7 (sete) Vitórias; saldo de gols =14, saldo de gols por jogo = 2; gols pró = 18
    • segunda melhor - 1970 - 6 (seis) Vitórias; saldo de gols =12, saldo de gols por jogo = 2; gols pró = 19
    • terceira - 1958 - 5 (cinco) Vitórias + 1 (um) Empate; saldo de gols =12
    • quarta - 1962 - 5 (cinco) Vitórias + 1 (um) Empate; saldo de gols =9
    • pior - 1994 - 5 (cinco) Vitórias + 2 (dois) Empates (em um venceu nos penalties);
    • Notas - Em 1970 o Brasil venceu três Seleções que já haviam sido Campeãs do Mundo; em 2002 venceu dois Ex-Campeões; em 1994, um;
  • A mais longa série de partidas sem derrotas do Brasil em Copas do Mundo, treze jogos, ocorreu entre a derrota para a Hungria por 4 x 2 na Copa de 1954 e a derrota por 3 x 1 para a mesma Hungria na Copa de 1966;
  • Outra longa série de partidas sem derrotas, agora onze jogos, ocorreu entre a derrota para a França por 3 x 0 na Copa de 1998 e a derrota por 1 x 0 para a mesma França na Copa de 2006; Foram 11 vitórias consecutivas.
  • Houve ainda duas séries de 11 jogos sem derrotas, porém não marcadas por coincidência de adversários:
  • A mais longa série de partidas sem vitórias ocorreu entre as duas derrotas no final da Copa de 1974 para os Países Baixos (2 x 0) e para a Polônia (1 x 0) e dos dois jogos iniciais ( 2 empates) com Suécia (1 x 1) e Espanha (0 x 0) da Copa de 1978
  • O melhor período para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo ocorreu entre a a Copa de 58 e a de 70, quando o Brasil em quatro Copas consecutivas ganhou três (58, 62, 70), não ganhando a de 66;
  • Sempre que o Brasil enfrentou a Inglaterra terminou sendo Campeão. Isso ocorreu quatro vezes: em 1958 (empate 0 x 0), em 1962 (Brasil 3 x 1), em 1970 (Brasil 1 x 0) e em 2002 (Brasil 2 x 1);
  • Por sinal, as seleções britânicas estão entre as grandes "freguesas" do Brasil em Copas, jamais tendo vencido: além da Inglaterra, a Escócia também enfrentou o Brasil quatro vezes: empatou em 0 x 0 na Copa de 1974, e em 82, 90 e 98, o Brasil venceu por, respectivamente, 4 x 1, 1 x 0 e 2 x 1. Ao contrário dos ingleses, sempre que enfrentou os escoceses, o Brasil acabaria por não ganhar a Copa. O Brasil também venceu os únicos jogos que disputou em Copas contra País de Gales (1 x 0 em 58) e Irlanda do Norte (3 x 0 em 86).
  • Os outros maiores fregueses do Brasil são sem dúvidas os suecos, que também nunca venceram o Brasil: além de terem perdido em casa a única final que disputaram, em 58, os nórdicos foram goleados por 7 x 1 na Copa de 50, empataram em 1 x 1 na de 78 e perderam por 2 x 1 na de 90. Na de 94, o Brasil arrancou um empate em 1 x 1 na fase de grupos e depois derrotou por 1 x 0 na semifinal.
  • Das sete Seleções que já conquistaram títulos Mundiais, a Seleção Brasileira foi a única a não ganhar uma Copa “em casa”.
  • Em quatro Copas do Mundo, o Brasil enfrentou duas vezes o mesmo adversário:
    • Nas Quartas de Final da Copa de 1954Tchecoeslováquia – empate 1 x 1 + Jogo desempate – Brasil 2 x 1;
    • Em outras três ocasiões, enfrentou uma seleção na fase inicial (grupos de 4 Seleções) e enfretou a mesma seleção novamente na Final (uma vez) ou na semifinal (duas vezes); nessas 3 copas o Brasil foi campeão:
      • Tchecoeslováquia (outra vez 2 jogos!)- 1962 – 0 x 0; Final Brasil - 3 x 1;
      • Suécia - 1994 – Brasil 1 x 1; semifinal - Brasil 1 x 0;
      • Turquia - 2002 – Brasil 2 x 1; semifinal - Brasil 1 x 0;
  • Nas únicas três finais de Copas com placar de três gols de diferença o Brasil esteve presente:
  • Desde a Copa de 1950, a Seleção Brasileira sofreu somente três derrotas na fase inicial (grupos de 4 Seleções); Além das duas conhecidas derrotas na Copa de 1966 (única vez que o Brasil não se classificou nesses grupos iniciais), houve na Copa de 1998 a derrota para Noruega por 2 x 1;
  • Somente em três Copas do Mundo o Brasil foi derrotado duas vezes:
  • A Seleção Brasileira ganhou a partida de estreia em 14 das 18 Copas disputadas até 2006. Não venceu na estreia nas seguintes Copas:
  • As Seleções européias somente venceram Copas na Europa. Exceto a Seleção Brasileira, as demais Seleções da América Latina (Uruguai - 2 vezes, Argentina - 2 vezes) somente venceram Copas nessa área (AL).
  • Nas Copas com fase inicial com grupos de 4 Seleções, o Brasil somente não foi primeiro colocado no Grupo em duas Copas seguidas: 1974 e 1978, nas quais houve outras cinco coincidências:
    • Foram as duas únicas Copas nas quais a segunda fase (equivalente às quartas de final e às semifinais) foram com dois grupos de 4 Seleções, jogando todos contra todos em cada grupo;
    • Em ambas o Brasil, na fase inicial, empatou os dois primeiros jogos e venceu somente o terceiro;
    • Os Países Baixos conquistaram seus dois vice-campeonatos, jogando a final contra o país Sede (Alemanha e Argentina); Também, nessas Copas, esses dois países-sede perderam uma partida na fase classificatória, ficando em segundo lugar no seu grupo, para no final serem campeões;
    • O Brasil decidiu o terceiro lugar (essa decisão de 3o Lugar já ocorrera em Copa do Mundo FIFA de 1938:
      • Em 1974 perdeu para a Polônia por 1 x 0;
      • Em 1978 venceu a Itália por 2 x 1;
    • Nessas duas Copas a Escócia foi eliminada na primeira fase pelo saldo de gols. Esse fato, aliás, se repetiu em 1982;
  • Todas as cinco as Copas vencidas pelo Brasil tiveram o formato mais "convencional", na qual após a primeira fase (4 Seleções) vinham apenas rodadas do chamado "mata-mata";
  • Em toda a história da Seleção Brasileira de Futebol, somente seis jogadores fizeram gol em sua estreia: Pato, Pelé, Rivaldo, Ronaldinho Gaúcho, Zico e Elano.

[editar] Elenco atual

Baseado na convocação realizada em 21 de Maio de 2009 para os jogos contra Uruguai e Paraguai, pelas Eliminatórias e para a Copa das Confederações de 2009[11][12][13] .

Camisa Nome Posição Idade J Sel Clube atual
1 Júlio César Goleiro 29 20  Internazionale de Milão
2 Maicon Lateral direito 27 34  Internazionale de Milão
3 Lúcio Zagueiro 31 77 Bandeira da Alemanha Bayern de Munique
4 Juan Zagueiro 30 63  Roma
5 Felipe Melo Volante 25 3  Fiorentina
6 Kléber Lateral esquerdo 29 14 Bandeira do Brasil Internacional
7 Elano Meia 27 31 Bandeira da Inglaterra Manchester City
8 Gilberto Silva Volante 32 63 Grécia Panathinaikos
9 Luís Fabiano Atacante 28 25  Sevilla
10 Kaká Meia 27 62  Real Madrid
11 Robinho Atacante 25 59 Bandeira da Inglaterra Manchester City
12 Victor Goleiro 26 0 Bandeira do Brasil Grêmio
13 Daniel Alves Lateral direito 26 21  Barcelona
14 Luisão Zagueiro 28 32 Bandeira de Portugal Benfica
15 Miranda Zagueiro 24 1 Bandeira do Brasil São Paulo
16 André Santos Lateral esquerdo 26 3 Bandeira do Brasil Corinthians
17 Josué Volante 29 24 Bandeira da Alemanha Wolfsburg
18 Ramires Meia 22 1 Bandeira do Brasil Cruzeiro[14]
19 Júlio Baptista Meia 27 35  Roma
20 Kléberson Volante 29 27 Bandeira do Brasil Flamengo
21 Alexandre Pato Atacante 19 6  Milan
22 Nilmar Atacante 24 9 Bandeira do Brasil Internacional
23 Gomes Goleiro 28 17 Bandeira da Inglaterra Tottenham Hotspur
Dunga Treinador 45 36

[editar] Jogadores famosos

Os jogadores que aparecem no Hall da Fama do Museu do Futebol Brasileiro[15]:

Os jogadores com Menção honrosa no Museu do Futebol Brasileiro na seção Heróis[16][17]:

[editar] Feminino

[editar] Títulos

[editar] Mundiais

[editar] Intercontinentais

[editar] Continentais

[editar] Outros Títulos

[editar] Campanhas destacadas

[editar] Uniforme

  • Uniforme principal: Camisa amarela com detalhes verdes, calção azul e meias brancas.
  • Uniforme de visitante: Camisa azul, calção branco e meias azuis.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Titular
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
2º uniforme

[editar] Uniformes dos goleiros

  • Cinza com detalhes pretos;
  • Preta com detalhes prateados;
  • Verde com detalhes azuis.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
'
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
'

[editar] Uniformes de treino

  • Camisa azul, calção e meias azuis;
  • Camisa amarela, calção azul e meias amarelas;
  • Camisa branca, calção e meias brancas.
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Uniforme 1
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Uniforme 2
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Comissão Técnica

[editar] Combinações anteriores

  • Evolução das cores do uniforme titular[18]:
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1914
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1916
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1917
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1918
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1919–1938
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1939-1944
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1945–1953
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
1953
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Desde 1954 (1)
Cores do Time Cores do Time Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
 
Desde 1958 (2)

[editar] Artilheiros

Os jogadores ainda em atividade estão destacados em negrito. Dentre os artilheiros, o jogador que mais vestiu a camisa da seleção foi Rivellino e a melhor média é de Cláudio Adão com 1,27 gols por partida.

Posição Jogador Partidas Gols Posição Jogador Partidas Gols
Pelé 114 95 21º Luís Fabiano 30 22
Ronaldo 112 75 22º Pepe 40 22
Romário 85 71 23º Didi 74 21
Zico 94 68 24º Robinho 58 19
Bebeto 88 52 25º Waldemar de Brito 18 18
Jairzinho 106 44 26° Baltazar 31 18
Rivellino 121 43 27º Quarentinha 17 17
Leônidas da Silva 41 39 28º Nilo 18 17
Tostão 65 36 29º Garrincha 60 17
10º Ademir de Menezes 41 35 30º Raí 51 16
11º Rivaldo 76 34 31º Vavá 25 15
12º Ronaldinho Gaúcho 90 33 32º Heleno de Freitas 18 15
13º Zizinho 54 31 33º Cláudio Adão 11 14
14º Adriano 48 29 34º Patesko 34 14
15º Careca 63 29 35º Túlio Maravilha 15 14
16º Gérson 98 28 36º Carvalho Leite 23 13
17° Kaká 67 29 37º Julinho Botelho 27 13
18º Roberto Dinamite 48 26 38º Edmundo 39 12
19º Sócrates 63 25 39º Edu 50 12
20º Jair Rosa Pinto 41 24 40º Müller 59 12

[editar] Ver também

Referências

  1. Os ingleses o inventaram, mas os brasileiros o aperfeiçoaram.
  2. http://www.fifa.com/worldfootball/ranking/lastranking/gender=m/fullranking.html
  3. RankBrasil.comPaís que mais participou de Copas do Mundo
  4. CBF.com/confrontos Confrontos da Seleção Brasileira - Argentina(Página acessada em 2 de julho de 2009)
  5. CBF.com/salao Sala de Troféus - Copa Roca(Página acessada em 2 de julho de 2009)
  6. CBF.com/salao Sala de Troféus - Copa América(Página acessada em 2 de julho de 2009)
  7. Esportes TerraHistória das Copas - Copa 1950 (Página acessada em 2 de julho de 2009)
  8. "Seleção brasileira de 1970 é a melhor de todos os tempos", O Globo online, 9 de setembro de 2007
  9. Dunga é o novo técnico da Seleção Brasileira. UOL (24/07/2006).
  10. Não houve uma final oficial na Copa do Mundo de 1950. O campeão do torneio era decidido por um grupo final de quatro seleções (Uruguai, Brasil, Suécia e Espanha). Contudo, a vitória uruguaia de 2-1 sobre o Brasil (na partida conhecida como Maracanaço) era a partida decisiva e também a última do torneio. Por isso, o confronto é frequentemente classificado como a' final' da Copa do Mundo de 1950.
  11. CBF News (21 de maio de 2009). Dunga convoca Seleção Brasileira para jogos das Eliminatórias e Copa das Confederações (em português). Página visitada em 21 de maio de 2009.
  12. GloboEsporte.com (28 de maio de 2009). Sem Alex e Anderson, cortados, Miranda e Kleberson são convocados por Dunga (em português). Página visitada em 28 de maio de 2009.
  13. GloboEsporte.com (8 de junho de 2009). Kaká será o camisa 10 da seleção brasileira na Copa das Confederações (em português). Página visitada em 8 de junho de 2009.
  14. Ramires se apresentará ao Benfica após a participação do clube brasileiro na Copa Libertadores da América de 2009. GloboEsporte.com (21 de maio de 2009). Ramires é negociado com o Benfica (em português). Página visitada em 10 de junho de 2009.
  15. Sítio oficial do Museu do Futebol. Conheça os Anjos (em português). Página visitada em 12 de dezembro de 2008.
  16. Sítio oficial do Museu do Futebol. Heróis - Domingos da Guia (em português). Página visitada em 12 de dezembro de 2008.
  17. Sítio oficial do Museu do Futebol. Heróis - Leônidas da Silva (em português). Página visitada em 12 de dezembro de 2008.
  18. CBF.com/uniformes (2 de julho de 2009) Evolução dos uniformes da Seleção Brasileira

[editar] Ligações externas


Ferramentas pessoais
Criar um livro