Flickr

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flickr
Flickr wordmark.svg
Requer pagamento? Sim
Gênero Compartilhamento de imagens
Cadastro Público
País de origem  Canadá
Idiomas Inglês, Português, entre outros.
Lançamento fevereiro de 2004 (10 anos)
Posição no Alexa 50 [1]
Desenvolvedor Ludicorp
Proprietário Estados UnidosYahoo!
Página oficial flickr.com

O Flickr é um site da web de hospedagem e partilha de imagens fotográficas (e eventualmente de outros tipos de documentos gráficos, como desenhos e ilustrações), além de permitir novas maneiras de organizar as fotos e vídeos. Caracterizado também como rede social, o Flickr permite a seus usuários criarem álbuns para armazenamento de suas fotografias e entrarem em contato com fotógrafos variados e de diferentes locais do mundo. No começo de 2005 o site foi adquirido pela Yahoo! Inc.

O Flickr é considerado um dos componentes mais exemplares daquilo que ficou conhecido como Web 2.0, devido ao nível de interatividade permitido aos usuários. O site adota o popular sistema de categorização de arquivos por meio de tags (expressão em inglês que poderia ser traduzida como etiquetas). O Flickr também pode ser considerado um flog.

História[editar | editar código-fonte]

O site do Flickr foi desenvolvido pela Ludicorp em Vancouver, Canadá, onde a empresa foi fundada em 2002. A empresa lançou o Flickr em fevereiro de 2004.

Em março de 2005, a Yahoo! Inc. adquire a Ludicorp e, consequentemente, o Flickr. Durante a semana de 28 de junho todo o conteúdo do site foi migrado dos servidores do Canadá para os Estados Unidos, resultando a partir daí a que todo o conteúdo seja sujeito às leis federais dos Estados Unidos[2] .

Em 16 de maio de 2006, o Flickr alterou a classificação de seu site de Beta para Gamma: tal mudança reflete um vocabulário comum para designar atualizações de versões de software, refletindo um novo desenho e estrutura para o site.

Organização[editar | editar código-fonte]

O Flickr organiza e classifica as fotos predominantemente por meio de categorias - apelidadas de tags (ou etiquetas) no contexto do sítio. Tais tags (os quais são considerados uma forma de metadata) são atribuídas às respectivas fotografias pelos próprios usuários que as carregaram no sítio. Com isso, a busca de imagens se torna um processo fácil e ágil. O Flickr também provê uma lista das "tags" mais utilizadas nas fotos. O Flickr também permite que os usuários organizem suas próprias fotos através de álbuns (em inglês "set"), e os agrupe em coleções.

O Organizr é uma ferramenta para organização de fotos, grupos, coleções e suporte a localização no mapa do Yahoo! Maps (chamado de Geotagging, ou Georreferência), semelhante ao Google Maps. Esta aplicação foi feita em programação AJAX (programação), de fácil manuseio e com uma grande rapidez é possível organizar as fotos e adicioná-las ao mapa global.

Arquitetura do software[editar | editar código-fonte]

Cal Henderson, um dos desenvolvedores do Flickr, apresentou[3] a arquitetura do site do Flickr em 2005 para a Associação PHP de Vancouver, Canadá.

A plataforma consiste em:

Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Posição do site pelas estatísticas da Alexa.com
  2. Dados serão transferidos para os Estados Unidos Flickr (10-06-2005)
  3. Programação PHP dentro do Flickr

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]