Barranquilla

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Barranquilla (Distrito Especial, Industrial y Portuario)
Barranquilla
Bandeira oficial de Barranquilla
Brasão oficial de Barranquilla
Bandeira Brasão
Apelido: "Puerta de Oro de Colombia"
Localização de Barranquilla no Departamento de Atlántico.
Localização de Barranquilla no Departamento de Atlántico.
País  Colômbia
Distrito Distrito Especial, Industrial y Portuario
Prefeito Elsa Noguera (Partido Cambio Radical)
Altitude 0 à 142 m
População  
  Cidade 2.102.837
    Densidade   3 650/km²
  Metro 1.897.989
Website: www.barranquilla.gov.co/

Barranquilla ou Barranquilha localmente: [baraŋˈkiʝa] ( ouvir) (em espanhol: Barranquilla) é uma cidade da Colômbia, capital do departamento do Atlántico. Localiza-se no norte do país, perto do mar das Caraíbas. Tem cerca de 2 milhões de habitantes, sendo atualmente uma das cidades mais populosas daquele país. Foi fundada em meados de 1629, mas não há registros oficiais sobre sua data de fundação. No entanto, os habitantes da cidade celebram o dia 7 de abril como o aniversário da cidade, pois foi nesse dia do ano de 1813 que a cidade foi estabelecida legalmente como uma vila. Barranquilla possui um dos mais importantes portos da América do Sul, recebendo desde a Segunda Guerra Mundial, imigrantes de várias partes do mundo. A cidade é famosa por possuir um dos mais animados carnavais do mundo. É um dos lares e o local de nascimento da estrela pop internacional Shakira, também da atriz e modelo Sofía Vergara.

O escritor Gabriel García Márquez morou e estudou em Barranquilla em sua infância e juventude.

A cidade é sede de uma das festividades folclóricas e culturais mais importantes da Colômbia: O Carnaval de Barranquilla, declarado Patrimônio Cultural da Nação pelo Congresso da Colômbia em 2001 e Obras-primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade pela Unesco em 2003.[1] [2]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Barranquilla

História[editar | editar código-fonte]

A diferença de cidades colombianas como Cartagena ou Bogotá, Barranquilla não foi fundada durante a época da Colonização espanhola na América. Registra-se seu assentamento formal em 1629. Por esta razão a cidade não celebra sua fundação, se não o momento no qual foi declarada posteriormente Vila o 7 de abril de 1813. É uma cidade nascida na troca do encontro cultural das pessoas graças ao seu desenvolvimento como porto fluvial durante o século XIX. Desde as ultimas décadas desse seculo, os principais grupos migratórios que tinham entrado no país, o fizeram tendo como destino a cidade como porta de passagem para o interior do país. sirio-libanes, alemães, Itálianos, espanhóis, americanos, asiáticos (chineses ) e muitos outros estrangeiros que chegaram na cidade por diversos motivos.[3]

Transporte[editar | editar código-fonte]

O Aeroporto Internacional Ernesto Cortissoz, em espanhol: Aeropuerto Internacional Ernesto Cortissoz (IATA: BAQ, ICAO: SKBQ), deve seu nome a um dos pioneiros da aviação em todo o mundo, Ernesto Cortissoz.

O aeroporto está localizado no município de Soledad, a apenas 7 km do centro da cidade de Barranquilla. É capaz de receber grandes aeronaves como o Boeing 747, McDonnell Douglas DC-10 e Lockheed L-1011. Na verdade, foi na sua época o mais importante aeroporto na Colômbia.

Actualmente, o aeroporto é quinto em número de passageiros e de carga, no terceiro.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A cidade está localizada no vértice norteoriental do departamento do Atlántico, sobre a beira ocidental do rio Magdalena, a 7,5 km de seu fim no mar Caribe. Tem uma expansão de 154 km² equivalentes ao 4,5 % da superfície do departamento do Atlántico.

Barranquilla se encontra na latitude 10º 59' 16" ao norte do equador e numa longitude de 74º 47' 20" ao ocidente de Greenwich (10° 59′ N 74° 47′ W), tomando como referencia o quilometro zero da cidade localizado na "Plaza de La Paz"

A área urbana está edificada sobre um plano ligeiramente inclinado nas quais alturas extremas, segundo o Instituto Geográfico Agustín Codazzi, são 4 msnm ao este e 98 msnm ao oeste.

Políticamente, Barranquilla limita ao este com o departamento do Magdalena (por meio do rio Magdalena), ao norte com o município de Puerto Colombia e com o Mar Caribe, ao oeste com os municípios de Puerto Colombia, Galapa e Tubará e ao sul con o município de Soledad.

Turismo[editar | editar código-fonte]

Bocas de Ceniza.

Entre os principais lugares turísticos podem ser destacados:

Bocas de Ceniza e o Rio Magdalena

Um lugar de particular importância para a cidade são as "Bocas de Ceniza" (em português "Bocas de Cinzas) assim se conhece o fim do Rio Magdalena no mar Caribe. Sua importância é devido ao acceso ao Porto de Barranquilla. Ocasionalmente se organizam passeios fluviais que partem de "Las Flores" até a ponte Pumarejo e voltão até Bocas de Ceniza para terminar sua viagem no ponto de partida. Também se podem realizar excursões particulares em barcos ou lanchas pelo rio, apreciar os restaurantes da zona e percorrer as pantanos e braços.

Zoológico de Barranqilla
Flamencos en el zoológico.

O zoológico de Barranquilla[4] é um santuário de fauna e flora que abriga vistosas espécies animais nativas e de outros continentes, fazendo ênfase na fauna colombiana e na proteção das espécies ameaçadas. Poderão ser apreciados mais de 500 animais pertencentes a 140 espécies, desde galinhas até elefantes ou leões, passando por toda classe de mamíferos, peixes, aves, répteis, anfíbios e primatas.

Fuente luminosa en Villa Country.
O Norte

O setor mais moderno e bem dotado em termos de infra-estrutura, com os melhores bairros, parques, hotéis e shoppings. É além disso o eixo da vida cultural e financeira de Barranquilla. Apresenta novos desenvolvimentos na infra-estrutura e projetos arquitetônico urbanísticos de grande importância.

Referências

  1. Proclamación 2003: "O Carnaval de Barranquilla" (em español). Sector de la Cultura de la Unesco. Página visitada em 24-5-2008.
  2. Fundación Carnaval de Barranquilla. Patrimonio de la Nación (em español). Página visitada em 21- de junho de 2010.
  3. Colombia: población
  4. Zoológico de Barranquilla. Zoológico de Barranquilla. Página visitada em 28-10-2008.
Noroeste: Puerto Colombia Norte: Ciénaga de Mallorquín, mar Caribe Nordeste: Rio Magdalena, Isla de Salamanca
Oeste: Puerto Colombia, Tubará, Galapa Rosa de los vientos.svg Leste: Rio Magdalena, Isla de Salamanca
Sudoeste: Galapa Sul: Soledad Sudeste: Soledad , Rio Magdalena