MusicBrainz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
MusicBrainz
MusicBrainz logo
Requer pagamento? Não
Gênero Banco de Dados, Enciclopédia
Cadastro Gratuito
Idiomas Inglês
Página oficial musicbrainz.org

MusicBrainz é um banco de dados musical com conteúdo aberto. Assim como o projeto freedb ele foi fundado como uma resposta ao serviço CDDB[1] .

O sistema de identificação do MusicBrainz funciona analisando a impressão digital de cada música, ao invés de outros parâmetros comumente utilizados, como dados ID3, tamanho do arquivo, nome do arquivo e outros. A impressão digital é única para cada música e não varia mesmo que a mesma tenha sido gravada em outros formatos como MP3, Ogg Vorbis, Wave e outros[2] . O algoritmo utilizado é semelhante ao de processos de hash como o MD5.

Altamente o bando de dados do MusicBrainz é utilizado por sites como e BBC e Last.fm, este último utiliza o serviço no site Normalisr que gera estatísticas sobre as músicas ouvidas através do Last.fm.

Diversos softwares utilizam o serviço para gerar as tags quando as músicas de um CD são convertidas em arquivos de audio, ou para identificar as informações de arquivos de audio já gravados.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. About MusicBrainz - MusicBrainz. Página visitada em 9 de Fevereiro de 2010.
  2. Andreas Setterlind. MusicBrainz - Automatic Music Identifier (using acoustic fingerprint algorithms) and Scraper. Página visitada em 9 de Fevereiro de 2010.
Commons
O Commons possui multimídias sobre MusicBrainz