Wikipédia:Ligação inativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo: Ligações inativas põem em causa conteúdo referenciado, mas existem passos para minimizar ou reduzir os seus efeitos. Não elimine informação referenciada apenas porque o URL para a fonte já não funciona.

Tal como acontece com outros sites, a Wikipédia sofre com o fenómeno das ligações inativas (link rot em inglês), onde ligações externas, muitas vezes usadas como referências gradualmente se tornam irrelevantes ou inactivas. Isto é devido aos sites desaparecerem, mudarem o seu conteúdo, ou moverem de domínio. Isto causa uma ameaça significativa à fiabilidade e à recomendação de citação de fontes.

O esforço requerido para prevenir as ligações inativas é significativamente menor que o esforço requerido para reparar ou mitigar uma ligação inactiva. Portanto, a prevenção do aparecimento de ligações inativas fortalece a enciclopédia. Este guia fornece estratégias para a prevenção de ligações inactivas antes que apareçam. Isto inclui o uso de site de arquivamento da web e o uso cuidado de predefinições para referências.

Os editores são encorajados a adicionar uma ligação de arquivamento como parte de cada citação, ou pelo menos submeter o URL usado para referenciar para arquivamento, na mesma altura em que a citação é criada ou actualizada.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências