Maracaibo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde março de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.
Maracaibo
Bandera del Municipio Maracaibo.png Escudo del Municipio Maracaibo.png
MaracaiboView.jpg
Vista de Maracaibo
Estado Zulia
Município Maracaibo
Fundação 8 de setembro de 1529
Área 557 km²
População (2005) 1 428 043 habitantes
Gentílico Marabino/a
Altitude 6 metros
Prefeito Daniel Ponne
Website Alcaldía de Maracaibo
Localização de Maracaibo na Venezuela
10° 39' " N 71° 38' " O
Cidade da Venezuela Flag of Venezuela.svg


Maracaibo é uma cidade venezuelana capital do estado de Zulia e do município de Maracaibo.

Maracaibo, conhecida como "A terra do sol amada", é a segunda maior cidade da Venezuela. Situa-se à margem ocidental do Lago de Maracaibo.

Foi fundada em três ocasiões. A primeira em 1529, pelo alemão Ambrósio Alfínger (conquistador da casa Welser), quem deu à cidade o nome de Maracaibo. Esta teve pouca atividade, e por isso, Nicolás Federmann ordenou transferir sua população para o Cabo de la Vela, perto de Santa Ana de Coro em 1535.

Depois de uma segunda tentativa falida, por parte do capitão Alonso Pacheco, o governador Diego de Mazariegos, em 1573 decidiu restabelecer a população na região, designando para tal empreitada ao capitão Pedro Maldonado. Assim, para 1574 foi fundada a Nueva Zamora de Maracaibo em honra ao governador Mazariegos, nativo da cidade de Zamora na Espanha.

Hoje, Maracaibo é uma cidade moderna e dinámica em constante movimento com um horizonte dominado por grandes torres extratoras de petróleo no lago. Não existe muito turismo, ainda que existem na cidade muitos exemplos de arquitetura colonial e museos de interesse.

No centro da cidade está a Catedral (Basílica) da Virgem da Chiquinquirá, padroeira do estado Zulia, que é chamada carinhosamente de La Chinita ou simplesmente Chinca. Recentemente foi construida uma grande imagem numa praça central, e cada 18 de novembro, os fiéis vêm render-lhe culto.

Maracaibo também é uma das cidades mais quentes do país. Mantinha uma temperatura média de 29 °C até uns 10 anos, porém com o incremento da contaminação, atualmente, no verão, a temperatura alcança facilmente os 39 °C, desde então 35 °C/37 °C é a temperatura mais comum. Os zulianos, são muito conhecidos pelo seu grande senso de humor e sua música "la Gaita", que tradicionalmente se escuta na época do natal.

Imagens[editar | editar código-fonte]