Cáli

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Santiago de Cáli (em espanhol: Cali) é a capital e a maior cidade do departamento do Vale do Cauca, na Colômbia situada entre a cordilheira ocidental e a cordilheira central dos Andes, nas margens do rio Cauca. Tem cerca de 2.33 milhões de habitantes e foi fundada em 1536. É a terceira cidade mais povoada da Colômbia com 2.370.000 habitantes em 2004.

História[editar | editar código-fonte]

A história de Cáli começou há mais de 450 anos, quando o explorador espanhol Sebastián de Belalcázar passou pelo interior colombiano, estabelecendo várias povoações, nomeadamente a de Santiago de Cáli, em 1536. Contudo, esta povoação não teve um grande desenvolvimento até aos anos 50 do século XX. Por essa altura, foi construída a linha ferroviária para o porto do Buenaventura, e foi aberto o canal do Panamá. Em 1999 pôs-se em prática um importante projecto hidroeléctrico no rio Cauca, o que promoveu o desenvolvimento industrial e a irrigação agrícola. Este desenvolvimento económico regional foi seguido por investimentos significativos na indústria da cana-de-açúcar, o que ajudou ao desenvolvimento da cidade.

Cáli sofreu duramente com a crise das máfias como o resto de Colombia durante as décadas de 70 até a de 90. O rio Cáli, que atravessa a cidade, divide a parte antiga colonial da área mais moderna. A sul do rio fica o centro histórico da cidade, cuja parte principal é a que engloba a Plaza de Cayzedo. Na proximidade desta praça fica situada a Iglesia de la Merced, uma capela quase tão antiga como a cidade, com um estilo tipicamente colonial. O convento desta igreja histórica possui dois importantes museus com colecções de artefactos pré-colombianos e de arte colonial.

Economia[editar | editar código-fonte]

A nível industrial, são de referir as indústrias do tabaco, têxtil, do papel e de materiais de construção. A economia de Cáli é também conhecida pela sua ligação ao mercado negro, estimulado pelo cartel de Cáli, onde é recorrente o tráfico ilegal de drogas.