San Juan (Porto Rico)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
San Juan / São João

Municipio de la Ciudad Capital San Juan Bautista
—  Cidade e Município  —
Acima:Capitólio de San Juan,Esquerda:Universidade de Porto Rico,Direita:Forte de São Cristóvão (Porto Rico) e a Catedral de São João Batista,Abaixo:Forte San Felipe del Morro e a estátua de Juan Ponce de León.
Acima:Capitólio de San Juan,Esquerda:Universidade de Porto Rico,Direita:Forte de São Cristóvão (Porto Rico) e a Catedral de São João Batista,Abaixo:Forte San Felipe del Morro e a estátua de Juan Ponce de León.
Bandeira de San Juan / São João
Bandeira
Brasão de armas de San Juan / São João
Brasão de armas
apelido/alcunha(s) La Ciudad Amurallada
(A cidade murada)
Localização do Município de San Juan em Porto Rico
Localização do Município de San Juan em Porto Rico
San Juan / São João está localizado em: Porto Rico
San Juan / São João
Localização de San Juan em Porto Rico
hino "En mi Viejo San Juan"
18° 27' N 66° 04' O
País Estados Unidos Estados Unidos
Território  Porto Rico
Fundação 1508/1521
Administração
 - Alcaide Jorge A. Santini Padilla (PNP)
Área [1] [2] [3]
 - Município 199,25 km²
 - Terra 123,85 km²
 - Água 75,39 km²  37.8%
 - Urbana 120,15 km²
(terra: 102,23 - água: 17,92) km²
 - Metro 5 331,46 km²
(terra: 3719,17 - água: 1612,29) km²
 - Conurbação 2 309,42 km²
Altitude [4] 3 m (10 pés)
População (Censo de 2000)[1] [2] [3]
 - Município 434 374
    • Densidade 3 507/km2 
 - Estimativa (2009) 420 326 (municipal)
 - Urbana 421 958
    • Densidade urbana 4 128/km2 
 - Metro 2 450 292
    • Densidade metro 659/km2 
 - Conurbação 2 216 616
    • Densidade conurbação 960/km2 
Gentílico: sanjuaneros
Fuso horário AST (UTC-4)
Sítio www.sanjuancapital.com

San Juan (AFI[saŋ ˈxwan]) ou São João,[5] [6] oficialmente Município da Cidade Capital São João Batista (em espanhol: Municipio de la Ciudad Capital San Juan Bautista) é a capital e o município mais populoso de Porto Rico. De acordo com o censo de 2000, o município possui uma população de 434 374 habitantes, e a cidade 421 958. San Juan foi fundada pelos colonizadores espanhóis em 1521, que a chamaram de Ciudad de Puerto Rico (Cidade de Porto Rico). A capital de Porto Rico é a cidade mais antiga dos Estados Unidos estabelecida pelos europeus, seguida por St. Augustine, na Flórida, e a segunda mais antiga das Américas a ser estabelecida pelos europeus, depois de Santo Domingo, na República Dominicana.[7] Várias construções históricas estão localizadas em San Juan, entre as mais notáveis as antigas fortificações defensivas da cidade, os fortes San Felipe del Morro e San Cristóbal, e La Fortaleza, a mais antiga residência oficial em uso contínuo das Américas.

Hoje, San Juan é um dos portos mais importantes de Porto Rico,[8] e o centro industrial, financeiro, cultural e turístico da ilha. A população da região metropolitana era de 2 450 292 habitantes no censo de 2000, ou seja, mais de 60% da população do país vive e trabalha nesta área.[2] . A cidade tem sido a sede de numerosos eventos esportivos importantes, como os Jogos Pan-Americanos de 1979, Jogos Centro-Americanos e do Caribe de 1966, uma das sedes do Clássico Mundial de Beisebol de 2006 e 2009, e da Série do Caribe.

Originalmente, a cidade de San Juan era chamada de Puerto Rico, enquanto toda a ilha era chamada de San Juan Bautista. A capital da ilha e os nomes foram mais tarde trocados acidentalmente.[9]

História[editar | editar código-fonte]

Ruínas da residência de Juan Ponce de León, em Caparra.

Em 1508, Juan Ponce de León fundou o assentamento Caparra (assim designado após a província de Cáceres, na Espanha, local de nascimento do então governador dos territórios caribenhos da Espanha, Nicolás de Ovando)[10] , atualmente conhecido como "Pueblo Viejo", bairro de Guaynabo, a oeste da atual região metropolitana de San Juan. Um ano mais tarde, o assentamento foi transferido para um local então chamado "Puerto Rico" (porto rico em espanhol), em função de suas características geográficas similares à ilha de Gran Canária, nas Ilhas Canárias.[11] Em 1521, o novo assentamento recebeu seu nome formal, San Juan Bautista de Puerto Rico, em homenagem a São João Batista, seguindo a tradição de batizar a cidade com o nome formal (Puerto Rico) e o nome que Cristóvão Colombo tinha originalmente dado à ilha (San Juan Bautista).

O uso ambíguo de San Juan Bautista e Puerto Rico para a cidade e para a ilha levou a uma inversão na utilização do nome pela maioria dos habitantes: Em 1746, o nome da cidade (Puerto Rico) tornou-se o nome de toda a ilha, enquanto o nome da ilha (San Juan Bautista) tornou-se o nome da cidade.[9]

San Juan, como um povoado do Império Espanhol, foi utilizado por navios mercantes e militares vindos da Espanha como primeira escala nas Américas. Devido a sua proeminência no Caribe, uma rede de fortificações foi construída para proteger o transporte de ouro e prata do Novo Mundo para a Europa. Por causa de suas ricas cargas, San Juan tornou-se alvo das potências estrangeiras da época.[12]

A cidade foi vítima de ataques dos ingleses liderados por Sir Francis Drake em 1595 (conhecido como a Batalha de Porto Rico) e por George Clifford de Cumberland, em 1598. A artilharia do forte de San Juan, El Morro, expulsou Drake, porém, Clifford conseguiu desembarcar suas tropas e sitiar a cidade.[13] Após alguns meses de ocupação britânica, Clifford foi forçado a abandonar o cerco, quando suas tropas começaram a sofrer por exaustão e doença. Em 1625 a cidade foi saqueada por forças holandesas lideradas pelo Capitão Balduíno Enrico (também conhecido como Boudewijn Hendricksz/Bowdoin Henrick), mas El Morro resistiu ao ataque e não foi tomado. Os holandeses foram contra-atacados pelo capitão Juan de Amezquita e 50 membros da milícia civil em terra e pelos canhões das tropas espanholas no Forte El Morro. A batalha em terra deixou 60 soldados holandeses mortos e Enrico com um ferimento de espada no pescoço recebido das mãos de Amezquita.[14] No mar, os navios holandeses foram abordados pelos porto-riquenhos que derrotaram os presentes abordo. Depois de uma longa batalha, os soldados espanhóis e os voluntários da milícia da cidade estavam aptos para defender a cidade do ataque e salvar a ilha de uma invasão. Em 21 de outubro, Enrico pôs "La Fortaleza" e a cidade em chamas. Os capitães Amezquita e Andre Botello decidiram pôr um fim à destruição e liderou 200 homens em um ataque contra o front e a retaguarda do inimigo, expulsando Enrico e seus homens.[15]

A Inglaterra atacou novamente em 1797, durante as guerras revolucionárias francesas, liderada por Sir Ralph John Abercromby (que acabara de conquistar Trinidad). Seu exército cercou a cidade, mas foi forçado a retirar-se e aceitar a derrota devido as defesas porto-riquenha mostrar-se mais resistentes do que as de Trinidad. Vários eventos e circunstâncias, incluindo a liberalização do comércio com a Espanha, a abertura da ilha para os imigrantes como resultado da Real Cédula de Graças de 1815, e as revoluções coloniais, levaram a uma expansão de San Juan e outros povoados de Porto Rico no final século XVIII e início do século XIX.

Em 8 de maio de 1898, navios da Marinha dos Estados Unidos, entre eles o USS Detroit, USS Indiana, o USS New York, USS Anfitrite, USS Terror e USS Montgomery, comandados pelo contra-almirante William T. Sampson, chegaram à Baía de San Juan.[16] [17] O USS Yale capturou um cargueiro espanhol, o Rita, na Baía San Juan, sendo assim o primeiro encontro hostil entre os beligerantes em Porto Rico.

Geografia[editar | editar código-fonte]

San Juan vista do espaço - julho de 1997

San Juan está localizado nas coordenadas 18° 27′ N 66° 04′ W a uma altitude média de 3 metros acima do nível do mar.[4] O município ocupa uma área de 199,25 km², sendo 123,85 km² de terra e 75,39 km² de água, ou seja, 37,8%.[1] A área urbana do município possui 120,15 km², sendo 102,23 km² de terra e 17,92 km² de água.[1] Os principais corpos de água de San Juan são a Baía de San Juan e duas lagoas naturais, a Lagoa Condado e a San José.[18]

A cidade de San Juan está localizada na região nordeste da planície costeira, ao norte de Aguas Buenas e Caguas, a leste de Guaynabo e Bayamón, e a oeste de Carolina e Trujillo Alto.

A Velha San Juan ocupa a costa ocidental de uma ilhota rochosa, na foz da Baía de San Juan. Durante o século XX, surgiram os grandes centros populacionais além dos muros da cidade velha e da ilha principal, que se uniram aos já existentes centros ao sul e leste da Velha San Juan. Como resultado, a cidade é atualmente composta de uma variedade de bairros.

Bairros[editar | editar código-fonte]

Atualmente o município de San Juan é composto dezoito bairros, sendo o bairro "San Juan Antiguo" (a Velha San Juan), formado pela ilhota de San Juan, o primeiro a ser criado no município em 1521. Até então, o município tinha uma área de aproximadamente 2,6 km ². Posteriormente, em 1863, foi anexado o primeiro subúrbio da capital, conhecido como "Santurce" fazendo com que o território da capital aumentasse mais de 600%, para 16,2 km². Este bairro fazia parte do então dissolvido município de San Mateo de Cangrejos. Os outros bairros de San Mateo, "Cangrejos" e "Hato Rey", foram divididos entre o município de Carolina e o antigo município de Río Piedras, respectivamente. Atualmente, Hato Rey é o distrito financeiro da cidade de San Juan.

A última grande expansão do município de San Juan ocorreu em 1951 através do Projeto Legislativo 177, onde, como resultado do referendo promovido pelo então governador Luis Muñoz Marín, o município de Río Piedras foi anexado ao município de San Juan. Desta forma, o território da capital passou para seu tamanho atual.

Abaixo os dezoito bairros atuais de de San Juan:[1]

Bairros População
total
População
urbana
Área (a)
total (km²)
Área de
terra (km²)
Densidade
(hab/km²)
Caimito 20 832 14 955 14,06 14,06 1 481,7
Cupey 36 659 32 873 19,55 19,4 1 889,6
El Cinco 7 149 7 149 3,57 3,55 2 013,8
Gobernador Piñero 47 779 47 779 12,2 11,5 4 154,7
Hato Rey Central 20 867 20 867 2,69 2,67 7 815,4
Hato Rey Norte 16 461 16 461 11,19 9,14 1 801,0
Hato Rey Sur 10 868 10 868 2,12 2,12 5 126,4
Monacillo 12 425 12 425 2,98 2,98 4 169,5
Monacillo Urbano 29 309 29 309 8,68 8,68 3 376,6
Oriente 34 799 34 799 5,65 4,51 7 716,0
Pueblo 9 391 9 391 1,86 1,86 5 048,9
Quebrada Arenas 2 753 0 6,32 6,32 435,6
Sabana Llana Norte 32 361 32 361 6,97 6,19 5 227,9
Sabana Llana Sur 43 839 43 839 10,8 10,8 4 059,2
San Juan Antiguo 7 963 7 963 6,81 2,64 3 016,3
Santurce 94 067 94 067 22,53 13,57 6 932,0
Tortugo 4 351 4 351 2,23 2,23 1 951,1
Universidad 2 501 2 501 1,61 1,61 1 553,4
Totais 434 374 421 958 141,82 123,85 3 507,2
(a) A diferença de 57,43 km² para a área total do município de 199,25 km, refere-se a áreas de
água não pertencentes a qualquer bairro.

Clima[editar | editar código-fonte]

San Juan possui uma temperatura média anual de 28 °C, embora temperaturas de 32 °C ou mais não sejam raras durante o verão, especialmente se os ventos vêm do sul. A temperatura pode baixar até os 18 °C durante o inverno, embora a temperatura média no inverno seja de 21 °C. Desde 1950. A chuva é bem distribuída durante todo o ano; porém, os meses de janeiro, fevereiro e março são os mais secos.

Nuvola apps kweather.svg Dados climatológicos para San Juan Weather-rain-thunderstorm.svg
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Ano
Temperatura máxima registrada (°C) 33 36 36 36 36 38 37 36 37 37 36 34 38
Temperatura máxima média (°C) 25 27 28 29 31 32 33 34 34 32 29 27 29
Temperatura mínima média (°C) 19 19 21 23 23 24 24 24 24 24 21 21 23
Temperatura mínima registrada (°C) 11 11 10 18 19 21 21 21 21 19 16 12 16
Precipitação (mm) 76,2 55,9 58,4 94 154,9 111,8 114,3 134,6 134,6 139,7 147,3 119,4 1 343,7
Fonte: www.weatherbase.com[19] 5-7-2010

Demografia[editar | editar código-fonte]

De acordo com estimativas do US Census Bureau, a população em 2009 do município é de 420 326 habitantes.[20] No último censo realizado em 2000, o município de San Juan apresentou os seguintes indicadores:

  • População de 434 374 habitantes e 182 101 moradias. Densidade demográfica de 3 507 hab/km²;[1]
  • População urbana de 421 958 habitantes, ou seja, 97,1%. Densidade demográfica urbana de 4 128 hab/km²;[1]
Distribuição da população por faixa etária[21]
Faixa etária abaixo de
18 anos
de 18 a
24 anos
de 25 a
44 anos
de 45 a
64 anos
65 anos
ou mais
 % da população 24,8% 11,2% 27,6% 21,6% 14,8%
  • Idade média da população: 35 anos;[21]
  • San Juan possui 85,2 homens para cada 100 mulheres (79,9 para população com dezoito anos ou mais);[21]
Distribuição da população segundo a raça[22]
Raça única duas raças
ou mais
raça branca negra ou
americana africana
índio americana e
nativa do alaska
asiática outras raças
 % da população 72,7% 11,9% 0,5% 0,5% 9,0% 5,3%
  • 98% da população é hispânica ou latina (de qualquer raça) e 1,4% é branca (nem hispânica e nem latina).[22]

Evolução da população[editar | editar código-fonte]

San Juan é o município mais populoso e com maior densidade demográfica da Região Metropolitana e de todo Porto Rico. A população, no entanto, tem apresentado diminuição nas últimas décadas, resultado da expansão populacional para os municípios adjacentes.

A tabela abaixo mostra a evolução populacional do município de acordo com dados do US Census Bureau.

Ano População do município
de San Juan
Área de terra
km²
Densidade demográfica
hab/km²
1899* 32 048 16,21 1 977,05
1910* 48 716 16,21 3 005,31
1920* 69 733 16,21 4 301,85
1930* 114 715 16,21 7 076,80
1940* 169 247 16,21 10 440,90
1950* 224 767 16,21 13 865,95
1960 451 658 123,85 3 646,81
1970 463 242 123,85 3 740 35
1980 434 849 123,85 3 511,09
1990 437 745 123,85 3 534,48
2000 434 374 123,85 3 507,26
*De 1899 até 1950, o munípio de San Juan excluía o antigo município de Río Piedras. Por este motivo, durante este período os dados da população, área e densidade fazem referência apenas aos bairros de San Juan Antiguo e Santurce.

O antigo município de Río Piedras, incorporado a San Juan em 1951, constituía a terceira cidade mais populosa de Porto Rico no momento de sua anexação. Sua posição estratégica ao sul da capital, servia como ponto de encontro de todas as vias principais da ilha e como ante-sala geográfica de San Juan. Este foi apenas um dos fatores que impulsionaram seu enorme desenvolvimento urbano durante o século XX, o maior crescimento populacional observado em qualquer região de Porto Rico durante este período. O crescimento da população deste antigo município, antes da anexação, até 1950, e em 2000, de acordo com o último censo, é apresentado na tabela abaixo.

Ano População do município
Río Piedras
Área de terra
km²
Densidade demográfica
hab/km²
1899 13 760 107,64 127,83
1910 18 880 107,64 175,40
1920 24 745 107,64 229,89
1930 40 853 107,64 379,53
1940 68 290 107,64 634,43
1950 143 989 107,64 1 337,69
2000* 332 344 107,64 3 087,55
*Em 2000, como uma área dentro do município de San Juan

Economia[editar | editar código-fonte]

La Milla de Oro

San Juan apresentou um crescimento econômico significativo após a Segunda Guerra Mundial. Durante este período a cidade passou por uma revolução industrial. A economia da cidade se baseia principalmente em empresas dedicadas à fabricação de diversos produtos, tais como: substâncias químicas (água sanitária e produtos de limpeza domésticos), medicamentos, rum e outras bebidas, fertilizantes, ferramentas elétricas, aparelhos eletrônicos, plásticos, têxteis e produtos alimentícios. O turismo também é uma indústria importante. O foco do turismo da cidade está no distrito de "Condado Beach", onde existem numerosos hotéis luxuosos. Locais históricos como "El Morro", "Velha San Juan" e "El Cuartel de Ballaja", são promovidos em campanhas de turismo. O distrito de "Hato Rey" contém um setor corporativo conhecido como "La Milla de Oro" (A Milha de Ouro), que serve de sede de vários bancos locais e internacionais. O distrito "Hato Hey" é frequentemente referido como a "Wall Street do Caribe", devido à influência da área em Porto Rico e na economia do Caribe.[23] [24]

Transportes[editar | editar código-fonte]

O Porto de San Juan é o mais movimentado do Caribe e um dos mais movimentados do mundo

O porto de San Juan é o quarto porto mais movimentado no hemisfério ocidental, classificado entre os 17 maiores do mundo em termos de movimentação de contêineres. É também a maior base portuária de navios de cruzeiros no mundo, abrigando mais de uma dúzia de navios. É o segundo porto mais movimentado em volume de cruzeiros após Miami.

A área metropolitana é servida por dois aeroportos. O Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marin, principal aeroporto comercial de San Juan, localizado a 12,7 km da Cidade Velha de San Juan, no município vizinho de Carolina. O aeroporto abriga mais de 30 companhias aéreas nacionais e internacionais e é o aeroporto mais movimentado do Caribe. É muitas vezes referido como "A Porta para o Caribe", pois serve como a principal ligação da ilha e do resto do Caribe para os Estados Unidos e vice-versa. A aeroporto secundário da região é o Aeroporto de Fernando Ribas Dominicci, que está localizado em frente ao Canal San Antonio da Cidade Velha de San Juan, no distrito de Isla Grande.[25] O Aeroporto Dominicci é usado principalmente por aeronaves da aviação geral, voos charter, e alguns vôos domésticos comerciais. Era usado pela cidade e também pela ilha como porta principal de voos internacionais para Porto Rico até a abertura do Aeroporto Internacional Luis Muñoz Marin. Atualmente é também amplamente utilizado pela Isla Grande Flight School e pela Caribe Flight Center, as únicas escolas de voo na ilha.

Transporte público[editar | editar código-fonte]

Com aproximadamente 2.700 veículos por quilômetro pavimentado, San Juan tem de longe a maior densidade de veículos nas ruas do que qualquer país do mundo.[26] A cidade é servida por cinco vias expressas de acesso limitado e auto-estradas e numerosas vias arteriais e boulevards, mas continua sofrendo de graves congestionamentos em seu tráfego.[27]

A Autoridade Metropolitana de Ônibus ("Autoridad Metropolitana de Autobuses" ou AMA) fornece do transporte de ônibus diariamente aos moradores de San Juan, Guaynabo, Bayamón, Toa Baixa, Trujillo Alto, Cataño e Carolina através de 30 rotas fixas. Sua frota é composta de 277 ônibus regulares e 35 ônibus adaptados para deficientes. O número de passageiros da AMA é estimado em 112 mil durante a semana.[28] Há também um serviço diário de balsa, conhecido como La Lancha de Cataño, que opera entre a Cidade Velha de San Juan e a cidade de Cataño.[29]

Trem Urbano na Estação em Bayamón

Na tentativa de diminuir a dependência de veículos e os congestionamentos rodoviários, a cidade construiu um sistema de metrô apelidado de "Tren Urbano" (Trem Urbano). Os 17,2 km de linha conecta-se a 16 estações.[30] O projeto, que foi inaugurado no final de 2004, custou 2,250 bilhões dólares, 1 bilhão acima do orçamento, e atrasou quatro anos. O Tren Urbano tem recebido menos passageiros do que foi projetado inicialmente e não tem reduzido significativamente o tráfego de automóvel da cidade, apesar do aumento de 7,5% no número de passageiros em 2006 com relação a 2005. Há um projeto para construir um sistema de veículo leve sobre trilhos (ou metrô de superfície) interurbano, conectando as cidades de San Juan e Caguas.[31]

O aumento do investimento em transporte público, no entanto, não tem alterado a dependência de San Juan dos automóveis e seu rápido crescimento tem provocado a expansão urbana.

Cidades irmãs[editar | editar código-fonte]

As seguintes cidades são tidas como cidades-irmãs de San Juan:[32]

Referências

  1. a b c d e f g San Juan Municipio, Puerto Rico - County Subdivision and Place (em inglês). United States Census Bureau. Página visitada em 6-7-2010.
  2. a b c United States and Puerto Rico - Metropolitan Area (em inglês). United States Census Bureau. Página visitada em 6-7-2010.
  3. a b Census 2000 Urbanized Area and Urban Cluster Information (em inglês). United States Census Bureau. Página visitada em 6-7-2010.
  4. a b San Juan, United States Page (em inglês). Falling Rain Genomics. Página visitada em 9-7-2010.
  5. Serviço das Publicações da União Europeia. Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas. Código de Redacção Interinstitucional. Página visitada em 19 de janeiro de 2012.
  6. Peixoto da Fonseca, Fernando Venâncio (5 de março de 1999). São João. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Página visitada em 19 de janeiro de 2012.
  7. Magaly Rivera. San Juan Capital City. Welcome to Puerto Rico. Página visitada em 2-5-2007.
  8. the San Juan Port (em Spanish). Puerto Rico Port Authority (2007). Página visitada em 9-5-2007.
  9. a b Historia de San Juan de Puerto Rico (em espanhol). Vive San Juan (2006). Página visitada em 2-5-2007.
  10. "Guaynabo -- Encyclopædia Britannica" (with history of Puerto Rico),Enciclopédia Britânica, 2006, Britannica.com webpage:EB-Guaynabo-Puerto-Rico:names: Caparra, the first Spanish settlement of Puerto Rico (1508) (em inglês).
  11. Historic places in Puerto Rico and the Virgin Islands. National Park Service. Página visitada em 2-5-2007.
  12. San Juan National Historic Site. National Park Service (2000). Página visitada em 29-5-2007.
  13. William Figueroa (2000). History of Puerto Rico (em Spanish). Sol Boricua. Página visitada em 2-5-2007.
  14. "DON JUAN DE HARO Y LOS HOLANDESES" (24 de setembro de 1625)
  15. The History of Puerto Rico From the Spanish Discovery to the American Occupation / Middeldyk, R.A. Van Identifier: etext12272 The History of Puerto Rico From the Spanish Discovery to the American Occupation (em inglês)
  16. José Oquendo. 1898 - Adjuntas en la Guerra Hispanoamericana (em espanhol). Historia de Adjuntas, Puerto Rico. Página visitada em 10-10-2006.
  17. Miguel J. Hernández. Carta do marine norte-americano Erwin Alden Morse, a bordo do USS New York, relatando o bombardeio de San Juan em 12 de maio de 1898.. Coquí.Net. Página visitada em 8-5-2007.
  18. Puerto Rico Geography. ToPuertoRico.org. Página visitada em 30-6-2007.
  19. Estatísticas do clima em weatherbase.com (em inglês).
  20. The 2009 population estimate for San Juan Municipio, Puerto Rico is 420,326 (em inglês). U.S. Census Bureau. Página visitada em 6-7-2010.
  21. a b c Puerto Rico - Municipio GCT-P5. Age and Sex: 2000 (em inglês). U.S. Census Bureau. Página visitada em 6-7-2010.
  22. a b Puerto Rico - Municipio GCT-P6. Race and Hispanic or Latino: 2000 (em inglês). U.S. Census Bureau. Página visitada em 6-7-2010.
  23. Microsoft Encarta Biblioteca (2006), Microsoft Corporation
  24. Brenda A. Mari (19-11-2004). "Eatin’ Where The Cows Used To Roam: Hato Rey Dining At Its Best" (em inglês). The Puerto Rico Herald. Página visitada em 6-5-2007.
  25. Site oficial da Autoridade de Portos de Porto Rico (em espanhol). Autoridad de Puertos de Puerto Rico. Página visitada em 8-5-2007.
  26. Highest auto density in the world
  27. About Puerto Rico...San Juan. Dollarman.com. Página visitada em 11-5-2007.
  28. Título não preenchido, favor adicionar (em Spanish). Departamento de Transportación Publica (2006). Página visitada em 26-5-2007.
  29. Government's page on Lancha de Cataño's economical impact (em espanhol). Gobierno de Puerto Rico (2007). Página visitada em 8-5-2007.
  30. Alternativa de Transporte Integrado homepage (em Spanish) (2006). Página visitada em 8-5-2007.
  31. Caguas To San Juan In 15 Minutes. Puerto Rico Herald (2007). Página visitada em 8-5-2007.
  32. Online Directory: Puerto Rico, Caribbean (em inglês). Sister Cities International (2007). Página visitada em 25-6-2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre San Juan (Porto Rico)