Corpo de água

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde maio de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Rio Gâmbia fluindo através do Parque Nacional Niokolokoba

Um corpo de água ou corpo d'água (por vezes escrito corpo-d'água) é qualquer acumulação significativa de água, usualmente cobrindo a Terra ou outro planeta. O termo corpo de água geralmente refere-se a grandes acumulações de água, tais como oceanos, mares e lagos, mas ele é usado para lagoas, poças ou zona úmidas. Rios, córregos, canais e outras formações geográficas em que a água se move de um local para outro nem sempre são considerados corpos de água: mais adequadamente, são chamados cursos de água. No entanto os corpos de água em movimento são incluídos nesse artigo, pois podem ser considerados como um subtipo de corpo de água.

Alguns corpos de água podem ser feitos pelo homem (artificiais), tais como reservatórios ou abras, mas são ocorrentes acidentes geográficos naturais a maioria. Corpos de água os quais são navegáveis são conhecidos como hidrovias. Alguns corpos de água recolhem e movem água, tais como rios ou córregos (cursos de água), enquanto outros primariamente retêm água, tais como lagos e oceanos.

Tipos de corpos de água[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Corpo de água
Ícone de esboço Este artigo sobre hidrografia em geral é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.