Marisma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Marisma ou pântano salgado[1] em ecologia é um pântano formado pela água do mar.[2]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Um marisma é um ecossistema úmido com plantas herbáceas que crescem na água.[3] Os marismas estão sujeitos aos mesmos extremos de salinidade, temperatura e marés que afetam as planícies de maré.

Os marismas estão sujeitos aos mesmos extremos de salinidade, temperatura e marés que afetam as planícies de maré, têm fundo lamacento mas a lama fica afixada pelas raízas de plantas por isso é relativamente estável. A vegetação dos marismas compreende poucas gramíneas e plantas terrestres tolerantes ao sal, como a Spartina alterniflora na costa do Oceano Atlântico, a S. foliosa na costa do Oceano Pacífico[1] A distribuição das plantas na marisma somente pode ser compreendida como resultando da interação enter competição e parasitismo.[4]

Conservação[editar | editar código-fonte]

Os marismas dos deltas estão entre os mais extensos e biologicamente importantes habitats de zonas úmidas. Muitos desses habitats têm sido restaurados e preservados, mas as civilizações antigas e mesmo as modernas desenvolvem neles áreas agrícolas, por exemplo, para o plantio do arroz, criando drenos para o controle de das enchentes, como nos deltas de rios como o Rio Tigre, Rio Eufrates, Rio Ganges, Rio Amarelo, Rio Mississipi, Rio Nilo.[5]


Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b Peter Castro; Michael E. Huber. Biologia Marinha. 8 ed. McGraw Hill Brasil; 2012. ISBN 978-85-8055-103-7. p. 278.
  2. Ernani Fornari Neto; Wanderbilt Duarte de Barros; Joaquim Campelo Marques. Dicionário prático de ecologia. Editora Aquariana; 2001. ISBN 978-85-7217-068-0. p. 156.
  3. U.S. Environmental Protection Agency: Characterization of marshes (em inglês)
  4. Colin R. Townsend. Fundamentos em Ecologia. Artmed; ISBN 978-85-363-2168-4. p. 253.
  5. Nyle C. Brady; Ray R. Weil. Elementos da Natureza e Propriedades dos Solos. Bookman; ISBN 978-85-65837-79-8. p. 40.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.