Belize

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Belize
Belize
Bandeira do Belize
Brasão de armas do Belize
Bandeira Brasão de armas
Lema: Sub Umbra Floreo (latim)
"Floresço à sombra"
Hino nacional: Land of the Free
Gentílico: belizenho,
belizense

Localização

Capital Belmopan
Cidade mais populosa Cidade do Belize
Língua oficial Inglês (o espanhol e o crioulo belizenho são reconhecidos como línguas regionais)
Governo Monarquia constitucional
Democracia parlamentarista
 - Monarca Isabel II
 - Governador-geral Colville Young
 - Primeiro-ministro Dean Barrow
Independência do Reino Unido 
 - Declarada 21 de Setembro de 1981 
Área  
 - Total 22 966 km² (150.º)
 - Água (%) 0,7
População  
 - Estimativa de 2010 333 000[1] hab. (173.º)
 - Densidade 15 hab./km² (198.º)
PIB (base PPC) Estimativa de 2012
 - Total US$ 2,896 bilhões (português brasileiro) ou 2,8 mil milhões (português europeu) USD[2]  (163.º)
 - Per capita US$ 8,264 USD[2]  (76.°.º)
IDH (2013) 0,732 (84.º) – elevado[3]
Moeda Dólar de Belize (português brasileiro) ou dólar do Belize (português europeu) (BZD)
Fuso horário (UTC-6)
Org. internacionais CARICOM, da CELAC e SICA
Cód. ISO BLZ
Cód. Internet .bz
Cód. telef. +501

Mapa

Belize (no período colonial, designado por Honduras Britânicas) é um pequeno Estado soberano situado na costa nordeste da América Central, e onde o inglês é língua oficial, apesar de o crioulo belizenho e de o castelhano serem comumente falados. O Belize é limitado a norte pelo México, a leste pelo golfo de Honduras, parte do Mar das Caraíbas (português europeu) (mar do Caribe (português brasileiro)) e a sul e a oeste pela Guatemala. A sua parte continental tem 290 km de norte a sul e 110 km de leste a oeste.

Com 22 960 km² de área e uma população de 333 200 habitantes (est. 2010),[1] o Belize possui a mais baixa densidade populacional da América Central.[4] A taxa de crescimento populacional situa-se nos 3,15% (est. 2012)[5] e é uma das mais altas da região, bem como uma das mais altas de todo o hemisfério ocidental. A abundância de espécies de fauna e flora e a sua diversidade de ecossistemas fazem do Belize um dos locais-chave do Corredor Biológico Mesoamericano.[6]

O Belize tem uma sociedade diversificada, compreendendo uma míriade de culturas e línguas. É a única nação da região com uma herança colonial britânica, mas, sendo parte do ocidente da América Ocidental, partilha uma herança comum com outros países centro-americanos. De um modo geral, o Belize é considerado uma nação com fortes ligações quer às Caraíbas, quer à América Latina. É membro da Comunidade das Caraíbas (CARICOM), da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC) e do Sistema da Integração Centro-Americana (SICA). Faz também parte da Comunidade de Nações (Commonwealth of Nations), sendo um dos reinos que têm a Rainha Isabel II como chefe de Estado.

Belmopan, ou Belmopã, é a capital do país enquanto que a cidade de Belize, com 61 461 habitantes, é a maior cidade.

História[editar | editar código-fonte]

Até à chegada dos europeus, era habitado pelos maias. No meio do Século XVII chegaram mateiros ingleses à costa. Os espanhóis não tinham chegado até essa zona. Em 1968, os E.U.A. foram juízes de arbitragem para que o Reino Unido e Guatemala reconhecessem a independência de Belize, o que se conseguiu em 1981. Guatemala reconheceu o país em 1992.

Independência[editar | editar código-fonte]

Reformas constitucionais foram iniciadas em 1954 e resultou em uma nova constituição, dez anos depois. O Reino Unido concedeu a Honduras Britânicas um autogoverno em 1964, e o líder da independência George Price tornou-se primeiro-ministro da colônia. As Honduras Britânicas foram rebatizadas oficialmente em 1973, com o nome de Belize.

O PUP ganhou todas as eleições até 1984. Desde a independência, uma guarnição britânica foi mantida em Belize, a pedido do governo de Belize, incluindo, às vezes, os jatos Harrier.

Política[editar | editar código-fonte]

Belize é uma democracia parlamentar e membro da Commonwealth. O monarca britânico é o chefe de estado e é representado no país por um governador-geral que deve ser belizenho. O principal órgão executivo do governo é o gabinete, liderado por um primeiro-ministro que é chefe de governo. Os ministros do gabinete não são membros do partido político com maioria no parlamento e geralmente mantêm os cargos eleitos dentro dele concorrentemente com suas posições no gabinete.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Subdivisões de Belize.

Belize está dividido em seis distritos.

Geografia[editar | editar código-fonte]

O norte de Belize consiste principalmente de planícies costeiras planas e pantanosas, densamente florestadas em alguns lugares. Para o sul se encontra a corrente montanhosa baixa das Montanhas Maia, das quais o ponto mais alto em Belize é o Doyle's Delight, a 1124 metros de altitude. Belize se encontra localizada entre os rios Fundo e Sarstoon, com o Rio de Belize fluindo no centro do país. Ao longo de toda a costa caribenha se encontram recifes de coral. Belize é o lar da barreira de coral mais longa do hemisfério ocidental e a segunda mais longa no mundo depois da Grande Barreira de Coral. O clima local é tropical e normalmente muito quente e úmido. A temporada chuvosa dura de maio a novembro, durante a qual perigos naturais como furacões e inundações são comuns.

Clima[editar | editar código-fonte]

Belize tem um clima tropical com estação chuvosa e estação seca, embora haja variações significativas nos padrões climáticos por região. As temperaturas variam de acordo em nova york com a proximidade da elevação, para a costa, e os efeitos de moderação da circulação dos ventos do nordeste ao largo do Caribe.

Economia[editar | editar código-fonte]

A pequena e essencialmente privada economia do Belize baseia-se principalmente na agricultura, na indústria de base agrária e no merchandising, com o turismo (em especial as áreas ligadas ao mergulho) e a construção crescendo em relevância econômica nos últimos anos. O açúcar é o produto agrário mais importante e é responsável por quase metade das exportações, enquanto que a indústria da banana é o maior empregador do país. A produção de citrinos tem-se constituído numa indústria importante ao longo da estrada Hummingbird. As políticas expansiva, monetária e fiscal do governo iniciadas em setembro de 1998 levaram a um crescimento do PIB de 6,4% em 1999 e de 10,5% em 2000. O crescimento regrediu para 3% em 2001 devido à desaceleração econômica global e a severos danos à agricultura, pescas e turismo provocados por furacões. As principais fontes de preocupação governamental continuam a ser o crescimento rápido do déficit comercial e a dívida externa. Um objetivo-chave de curto prazo é a redução da pobreza com a ajuda de doadores internacionais. Em 2009, havia mais belizianos vivendo fora do país (em especial nos Estados Unidos) do que no próprio Belize, e uma porção muito significativa do PNB do Belize provém das remessas desses emigrantes.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Evolução demográfica em Belize.

A população do Belize é composta em sua maior parte por pessoas de ascendência multirracial. Cerca de metade da população de Belize é de ascendência mista, maia e europeia (mestiços), 25% são de ascendência africana e afro-europeia (crioula), cerca de 10% são maias e cerca de 6% são afro-ameríndios (Garifuna). O restante inclui grupos de origem europeia, indiana, chinesa, norte-americana e do médio oriente.

O inglês é a língua oficial. A maior parte dos belizianos que não tenham imigrado recentemente de países vizinhos têm pelo menos um conhecimento básico de inglês. O inglês e um crioulo inglês predominam ao longo da costa e no centro e sul do país. No oeste e no norte, o espanhol é mais falado. O espanhol é a língua materna de cerca de 50% da população e é falado como segunda língua por outros 36%[7] . Os vários grupos maia ainda falam línguas maia e um dialecto crioulo inglês, semelhante aos dialectos crioulos das ilhas das Caraíbas de língua inglesa, é falado pela maioria. Algumas comunidades do sul do Belize falam principalmente garifuna.

Religião[editar | editar código-fonte]

Cerca de 50% da população é católica romana. A igreja anglicana e outros grupos cristãos protestantes compõem a maior parte do restante. Cerca de 5% pertence à comunidade menonita de língua alemã/Plautdeutsch.

Cidades mais populosas[editar | editar código-fonte]

Cultura[editar | editar código-fonte]

No Belize falam-se as línguas inglesa e espanhola.

O país já foi uma colônia britânica, por isso fala-se inglês com sotaque britânico. Belize localiza-se logo ao sul do México, recebendo influências culturais daquele país.

O Belize é um país predominantemente católico, muitas escolas trazem nome de santos ou referências bíblicas e a educação religiosa faz parte da grade curricular.

A televisão exibe principalmente programação importada, em geral de países do restante do continente americano (do norte, central e do sul).

A cidade de Orange Walk se destaca pela produção de laranjas.

A presença de cobras e crocodilos em certos pontos causa a necessidade de construção de casas de palafitas, elevadas sobre bases de marquises de madeira, para proteção.

Há esconderijos subterrâneos de proteção contra furacões tropicais.

Feriados
Data Nome em português Nome local Observações

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Belize

Referências

  1. a b Infolink Production Center (1 de abril de 2007). Statistical Institute of Belize (em inglês) Statisticsbelize.org.bz. Página visitada em 29 de agosto de 2010. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2010.
  2. a b Belize (em inglês) Fundo Monetário Internacional. Página visitada em 17 de abril de 2012.
  3. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD): Human Development Report 2014 (em inglês) (24 de julho de 2014). Página visitada em 2 de agosto de 2014.
  4. World Population Prospects: The 2008 Revision Population Database (em inglês) United Nations (11 de março de 2009). Página visitada em 29 de agosto de 2010. Cópia arquivada em 19 de agosto de 2010.
  5. Belize (em inglês) 2010 Belize Housing and Population Census. Statistical Institute of Belize. Página visitada em 7 de junho de 2012.
  6. Ecosystem Mapping.zip. Página visitada em 3 de julho de 2012.
  7. http://cvc.cervantes.es/lengua/anuario/anuario_06-07/pdf/paises_42.pdf
Bandeira do Belize Belize
Bandeira • Brasão • Hino • Cultura • Demografia • Economia • Geografia • História • Ilhas • Portal • Política • Subdivisões • Imagens