1968
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
| Séculos: | Século XIX - Século XX - Século XXI |
| Décadas: | 1910 - 1920 - 1930 - 1940 - 1950 - 1960 - 1970 - 1980 - 1990 - 2000 - 2010 |
| Anos: | 1963 1964 1965 1966 1967 - 1968 - 1969 1970 1971 1972 1973 |
Ano Internacional dos Direitos Humanos decretado pelas Nações Unidas
| Calendário gregoriano | 1968 MCMLXVIII |
| Ab urbe condita | 2721 |
| Calendário arménio | 1417 |
| Calendário chinês | 4664 – 4665 |
| Calendário hebraico | 5728 – 5729 |
| Calendários hindus - Vikram Samvat - Shaka Samvat - Kali Yuga |
2023 – 2024 1890 – 1891 5069 – 5070 |
| Calendário persa | 1346 – 1347 |
| Calendário islâmico | 1388 – 1389 |
| Calendário rúnico | 2218 |
Índice |
Eventos [editar]
- Ano Internacional dos Direitos Humanos, pela ONU.
- Inaguração da zona de livre comércio em Lomé, capital do Togo.
Janeiro [editar]
- 15 de Janeiro - Tremor de 6,8° graus atinge a ilha de Sicília, na Itália matando 230 pessoas.
- 31 de Janeiro - Guerra do Vietnã: Início da Ofensiva Tet, pela guerrilha vietnamita que invade a embaixada dos Estados Unidos em Saigon.
Fevereiro [editar]
Março [editar]
- 7 de Março - Guerra do Vietnã: Primeira batalha em Saigon.
- 16 de Março - Guerra do Vietnã: Exército norte-americano executam 504 civis vietnamitas no conhecido Massacre de My Lai.
- 27 de Março - Morte o cosmonauta soviético, Yuri Gagarin, primeiro homem a ir ao espaço em 1961. Ele tinha 34 anos e sofreu um acidente com ultraleve que ele e o co-piloto comandavam em Kirzhach.
- 28 de Março - Estudante Edson Luís é morto por policiais militares, na invasão do Restaurante Calabouço no centro do RJ. Segundo os policiais, houve a invasão porque pensaram que o grupo pretendia invadir a embaixada dos Estados Unidos, outro estudante também foi morto no restaurante.
Abril [editar]
- 4 de Abril - Líder negro e Prêmio Nobel da Paz de 1964, Martin Luther King é assassinado a tiros em Memphis, aos 39 anos de idade. O seu assassino, um segregacionista do sul dos Estados Unidos, James Earl Ray.
- 4 de Abril - Morre em São Paulo, aos 75 anos o jornalista e empresário, fundador da TV Tupi, Assis Chateaubriand.
- 4 de Abril - Frente Ampla é proibida pelo presidente Costa e Silva que manda apreender revistas e livros.
- 6 de Abril - Filme 2001: A Space Odyssey é lançado nos cinemas do mundo inteiro.
- 7 de Abril - Piloto escocês de Fórmula 1, Jim Clark de 32 anos morre após acidente durante o GP da Alemanha de Fórmula 2, no circuito de Hockenheimring.
- 12 de Abril - Capitão do exército dos Estados Unidos, Charles Chandler, acusado de ser agente da CIA é morto por guerrilheiros em São Paulo.
- 16 de Abril - Metalúrgicos de Contagem, em Minas Gerais entram em greve por 10 dias, por reajuste salarial.
Maio [editar]
- 1 de Maio - Governador de São Paulo, Abreu Sodré é apedrejado em palanque na Praça da Sé por trabalhadores contra a ditadura militar.
- 1 de Maio - Lançamento do ritmo Tropicália.
- 2 de Maio - Revolução de Maio de 68 é iniciada por estudantes da Universidade de Paris e ocorre uma greve geral na França.
- 20 de maio – Fundação da Fundação da Igreja de Nossa Senhora da Consolação freguesia da Feteira, concelho de Angra do Heroísmo.
- 22 de Maio - Submarino americano Scorpion afunda no Oceano Atlântico, próximo ao arquipélago de Açores matando 99 tripulantes.
- 26 de Maio - Primeiro transplante de coração realizado no Brasil, pelo Dr. Euryclides de Jesus Zerbini.
Junho [editar]
- 3 de Junho - Andy Warhol, artista americano e figura da pop art é ferido em atentado.
- 5 de Junho - Robert Kennedy é atingido por tiros no Hotel Ambassador em Los Angeles, na Califórnia. Kennedy morre.
- 21 de Junho - Passeata de estudantes deixa 90 feridos após confronto com policia de repressão da ditadura no Rio de Janeiro.
- 26 de Junho - Atentado contra QG do II Exército de São Paulo mata o soldado Kosel Filho.
- 26 de Junho - Passeata dos 100 mil pelas ruas do centro do Rio de Janeiro contra a violência do governo, protestos são por todo o país.
Julho [editar]
- 13 de Julho - Brasileira Martha Vasconcellos é eleita Miss Universo 68.
- 17 de Julho - Presidente Costa e Silva determina a proibição de manifestações.
- 18 de Julho - Comando de Caça aos Comunistas espanca o elenco da peça ‘Roda Viva’ de Chico Buarque em São Paulo.
- 19 de Julho - Assembleia Geral da CNBB no interior de SP condena a falta de liberdade de expressão Brasil.
- 22 de Julho - Sede da Associação Brasileira de Imprensa, no Rio de Janeiro é alvo de atentado a bomba.
- 30 de Julho - Ex-presidente Jânio Quadros fica confinado por quatro meses em Corumbá, no Mato Grosso.
Agosto [editar]
- 21 de Agosto - Tropas da União Soviética invadem a Tchecoslováquia colocando fim a Primavera de Praga.
- 23 de Agosto - Morre em São Paulo, aos 73 anos o cantor Vicente Celestino.
- 29 de Agosto - Líder estudantil da UNB, Honestino Guimarães é preso dentro da universidade, após invasão das policias militar e federal em Brasília.
Setembro [editar]
- 2 de Setembro - Deputado do MDB, Márcio Moreira Alves faz discurso ofensivo contra o governo militar no Congresso criticando a proposta da AI-5.
- 6 de Setembro - Suazilândia torna-se um país independente.
- 11 de Setembro - Lançamento da primeira edição da Revista Veja.
- 16 de Setembro - Morre no Rio, aos 25 anos o ator Celso Marques.
- 27 de Setembro - Reforma Universitária é aprovada pelo governo federal.
Outubro [editar]
- 1 de Outubro - Capitão Sérgio Miranda denuncia a tentativa de usar unidade da FAB para eliminar oposicionistas.
- 2 de Outubro - Rua Maria Antônia, no Centro de São Paulo onde se localiza as faculdades Mackenzie e de Ciências e Filosofia da USP viram palco de um conflito entre estudantes antiditadura e militares, dezenas ficam feridos.
- 2 de Outubro - Massacre de Tlatelolco na Cidade do México, a dez dias das Olimpíadas. Repressão policial a manifestação deixou mais de 200 mortos.
- 2 de Outubro - Morre na França, aos 81 anos de idade o pintor e escultor franco-americano, Marcel Duchamp.
- 3 de Outubro - Golpe militar leva o general nacionalista Velasco Alvarado à presidência do Peru.
- 8 de Outubro - Atriz Norma Bengell é sequestrada e espancada por policiais em São Paulo e solta no Rio de Janeiro.
- 12 a 28 de Outubro - Acontece na Cidade do México, os Jogos Olímpicos de Verão de 1968.
- 12 de Outubro - Declarada a independência da Guiné Equatorial.
- 13 de Outubro - Morre no Rio, aos 82 anos o poeta Manuel Bandeira.
- 14 de Outubro - Reunião clandestina da UNE em Ibiúna, interior de SP acaba com a prisão de 1,2 mil estudantes.
- 20 de Outubro - Ex-primeira-dama dos Estados Unidos, Jacqueline Kennedy casa-se com o multimilionário grego Aristóteles Onassis.
- 24 de Outubro - Casa de Dom Hélder Câmara é metralhada no Recife.
Novembro [editar]
- 1 de Novembro - Morre aos 76 anos em Belo Horizonte, o jurista e ex-ministro da Justiça, Francisco Campos.
- 5 de Novembro - Richard Nixon torna-se presidente dos Estados Unidos ao vencer as eleições.
Dezembro [editar]
- 1 de Dezembro - Rainha Elizabeth II inicia visita de 12 dias ao Brasil.
- 13 de Dezembro - AI-5 é editado pelo Congresso e sancionado pelo presidente Costa e Silva, fechando o Congresso Nacional gerando caos no país.
- 21 de Dezembro - Lançamento da Apollo 8 que foi a primeira nave tripulada em órbita lunar1 .
- 22 de Dezembro - Caetano Veloso, Gilberto Gil, entre outros músicos são presos pela ditadura na Boate Sucata, no Rio de Janeiro.
- 22 de Dezembro - Libertados 82 tripulantes do navio de inteligência norte-americano Pueblo depois de serem capturados na Coreia do Norte.
- 23 de Dezembro - Carlos Lacerda é preso no Rio de Janeiro e tem seus direitos políticos cassados por 10 anos.
Nascimentos [editar]
- 30 de janeiro - Felipe, Príncipe das Astúrias.
- 19 de abril - Mswati III, rei da Suazilândia.
- 26 de maio - Frederico, Príncipe Herdeiro da Dinamarca.
- 11 de junho - Alois, Príncipe Herdeiro do Liechtenstein.
Falecimentos [editar]
- 4 de Abril - Martin Luther King, Jr., ativista e lutador dos direitos iguais para todos. Nobel da Paz 1964 (n. 1929)2 .
- 18 de julho - Corneille Jean François Heymans, fisiologista Nobel de Fisiologia ou Medicina 1938 (n. 1892)3 .
- 23 de julho - Henry Hallett Dale, embriologista britânico Nobel de Fisiologia ou Medicina 1936 (n. 1875)3 .
- 17 de Setembro - Marechal João Batista Mascarenhas de Morais, Comandante chefe da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial (n.1883)
Por tema [editar]
Prêmio Nobel [editar]
- Física - Luis Alvarez4
- Química - Lars Onsager5
- Medicina - Robert W. Holley3 , H. Gobind Khorana3 , Marshall W. Nirenberg3
- Literatura - Yasunari Kawabata6
- Paz - René Cassin2
Referências
- ↑ NASA. Apollo 8 (em inglês). Nasa.gov. Página visitada em 9 de janeiro de 2011.
- ↑ a b All Nobel Peace Prizes (em inglês). Nobelprize.org. Página visitada em 21 de janeiro de 2011.
- ↑ a b c d e All Nobel Laureates in Medicine (em inglês). Nobelprize.org. Página visitada em 18 de janeiro de 2011.
- ↑ All Nobel Laureates in Physics (em inglês). Nobelprize.org. Página visitada em 18 de janeiro de 2011.
- ↑ All Nobel Laureates in hemistry (em inglês). Nobelprize.org. Página visitada em 18 de janeiro de 2011.
- ↑ All Nobel Prizes in Literature (em inglês). Nobelprize.org. Página visitada em 21 de janeiro de 2011.