Leão (astrologia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Leão (ou Leo) Leo.png
22 de Julho a 22 de Agosto
Leo2.jpg
Elemento Qualidade Polaridade
Fogo Fixo Masculino [Nota 1]
Planeta regente
Sol
Exílio Exaltação Queda
Urano Netuno Mercúrio
Anatomia
Coração, costas, coluna vertebral
Palavra-chave Casa natural
Poder Casa V
Signo
Anterior Oposto Seguinte
Câncer/Caranguejo Aquário Virgem
Características
Positivas Negativas
Criativo
Leal
Decidido[1]
Egoísta
Inflexível
Egocêntrico[1]

Leão ou Leo é o quinto signo astrológico do zodíaco, situado entre Câncer/Caranguejo e Virgem e associado à constelação de Leo. Seu símbolo é um leão. Forma com Áries/Carneiro e Sagitário a triplicidade dos signos do Fogo. É também um dos quatro signos fixos, juntamente com Touro, Escorpião e Aquário. Com pequenas variações nas datas dependendo do ano, os leoninos são as pessoas nascidas entre 22 de Julho e 22 de Agosto. Retirado do "Dicionário dos Símbolos de Jean Chevalier e Alain Gheerbrant"

Este signo é caracterizado pelo desabrochar da natureza sob os raios quentes do Sol, que é o seu reagente planetário. Coração do Zodíaco exprime a alegria de viver, a ambição, o orgulho e a elevação.

Com o leão, voltamos ao elemento Fogo; mas o Carneiro ao Leão e o Moreno elabora-se metamorfose do princípio que, de força animal bruta, instantânea e absoluta, como a centelha ou relâmpago, se torna força desenvolvida, para se tornar força dominadora e disponível, como a chama irradiante em pleno calor e luz. Alias, passamos as auroras primaveris à magnificência dos meios-dias do Verão. O signo é representado pela majestosa criatura do Rei dos Animais, emblema do poder soberano, da força nobre, e está ligado ao Sol, sendo que tanto o signo como o astro, símbolos da vida sob os aspectos do calor, da luz, do esplendor, do poder e da aristocracia radiante. Da mesma forma, a casa leonina é semelhante a uma ode triunfal em ouros acobreados, brilho dos ardores vitais. Este tipo zodiacal corresponde o carácter de mais alto poder: apaixonado, ser de vontade, pela pressão de necessidades e de gosto de agir, estando esta força de emotivo – activo disciplinada e orientado para o objectivo e para servir ambições de longo alcance. É uma natureza forte, nascida para fazer cantar a vida com toda a força e para encontrar a sua suprema razão de viver, fazendo explodir uma nota retumbante no firmamento do seu destino. Essa força pode exercida num desdobramento horizontal e da origem a um tipo hercúleo em realismo, é em eficácia, em vigor concreto, em presença física. Mas pode também desdobrar-se em tensão vertical e de origem a um tipo apolíneo, idealista, em quem as forças luminosas tendem a reinar completamente.

Mitologia[editar | editar código-fonte]

O Leão da Nemeia(Leão do tamanho de um elefante e couro tão resistente quanto de um crocodilo) que devastava a região e o povo não conseguia matar, foi estrangulado por Hércules no 1º de seus 12 trabalhos. Acabada a luta, este arrancou a pele do animal com as suas próprias mãos e passou a utilizá-la como vestuário. Assim, Hera rainha dos deuses,que odiava Hércules por ser filho de seu marido com outra mulher, converteu o Leão um dos mais poderosos inimigos de Hércules na constelação de leão.

Famosos do Signo de Leão[editar | editar código-fonte]

Homens: Barack Obama, Caetano Veloso, Arnold Schwarzenegger, Mick Jagger, Rodrigo Santoro, Zezé Di Camargo, Chris Hemsworth, Marcelo Moraes Caetano, Marcello Novaes, Larry Ellison, Emílio Surita, Marcello Caetano, Sean Penn.

Mulheres: Maria João Pires, Daniela Mercury, Malu Verçosa, Demi Lovato, Jennifer Lopez, Heloísa Périssé, Fafá de Belém, Irene Ravache, Madonna, Sarah Brightman, Jennifer Lawrence, Charlize Theron, Selena Gomez, Mariela Castro, Tatá Werneck, Taylor Momsen.

Notas e referências

Notas

  1. Os signos se alternam entre masculino e feminino, de acordo com o Tetrabiblos (ver Livro I, Capítulo XV), começando com Áries, masculino.

Referências

  1. a b [1]



Ícone de esboço Este artigo sobre esoterismo ou ocultismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.