Cayo Ambergris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cayo Ambergris
Ambergris Caye
Cayo Ambergris
San Pedro, maior localidade de Cayo Ambergris
Coordenadas: 18° 5' N 87° 55' O
Geografia física
País  Belize
Localização Mar das Caraíbas
Geografia humana
População c. 15 000 (2012)
Principal povoação San Pedro

Cayo Ambergris (em inglês, Ambergris Caye) é uma pequena ilha de Belize, na qual vivem cerca de 15 mil pessoas , sendo que a maioria habita em San Pedro, na extremidade sul. A ilha tem cerca de 40 km de comprimento por 1,6 km de largura.

Ambergris Caye passou a estar em voga graças a Madonna, que homenageou a beleza desta ilha do Belize, país situado na América Central e banhado pelo mar das Caraíbas do oceano Atlântico. A maior parte das pessoas pode não saber, mas Madonna referia-se a Ambergris Caye, quando cantava “La Isla Bonita”.

Apesar da fama que Madonna atraiu para Ambergris Caye (o maior dos cayos do Belize, estendendo-se por cerca de 40 quilómetros de comprimento), seus habitantes não se importam em manter a pacatez e simplicidade da ilha. No entanto, as atractividades naturais de Ambergris Caye levaram ao investimento em estâncias turísticas e ao aproveitamento das potencialidades da ilha nos desportos náuticos. Assim, o pequeno aeroporto situado em San Pedro viu aumentado o seu movimento de passageiros. Entretanto, a população local mantém-se virada para o recife, que fica a cerca de 800 metros ao largo e que pode ser alcançado a nado. Foi também essa simplicidade, essa independência e humildade que Madonna homenageou em “La Isla Bonita”.

Praia em San Pedro

De Ambergris Caye, é também de referir que a ilha é protegida da fúria ocasional do mar pela segunda maior barreira de recife do mundo, que é também a sua principal atracção turística. Mereceu, em 1996, a classificação de Património Mundial da UNESCO, para além de sete dos seus locais mais famosos terem sido reconhecidos como habitat protegido. É que, nessas áreas mantêm-se vivos cenários únicos de fauna e flora, com a protecção de várias espécies em perigo de extinção.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Não existem voos directos para o Belize a partir da Europa. Partindo de Lisboa, através da companhia KLM, a ligação ao Belize tem de ser feita com paragens em Los Angeles, Miami, Houston ou Cancun; depois, e já em Belize City, há ligações de barcos e aviões para São Pedro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]