Ducado de Saboia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Duché de Savoie
Ducato di Savoia

Ducado de Saboia

Ducado

Coat of arms of the House of Savoy (early).svg
1416 – 1714 Flag of the Kingdom of Sardinia.svg
Flag Brasão
Bandeira Brasão
Localização de Saboia
Continente Europa
Capital Chambéry (1416 a 1562)
Turim (1562 a 1714)
Língua oficial francês, italiano
Governo monarquia
História
 • 1416 Fundação
 • 1714 Dissolução

O Ducado de Saboia (em francês Savoie; em italiano Savoia) foi um antigo Estado cujo território compreendia os atuais territórios franceses de Saboia, Alta Saboia e arredores da cidade de Nice, bem como partes da atual região italiana do Piemonte.

Derivado do precedente Condado de Saboia, como ducado independente e sob controle da Casa de Saboia, durou de 1416 a 1714.

Ao final da Guerra de Sucessão Espanhola com o tratado de Utrecht em 1713, o Duque de Saboia recebeu o título de rei de Sardenha em 1720 (e se tornaria Anexo:Lista de reis da Itália em 1861).

História[editar | editar código-fonte]

Brasão real dos Saboia

Ocupada pela França no reinado de Francisco I da França em 1536, o Ducado de Saboia teve um parlamento baseado em Chambéry. Em 1559, a ocupação cessou e o parlamento foi substituído por um senado. Em 1601, seguindo um conflito de 13 anos com a França, Carlos Emanuel I de Saboia deu os territórios de Bresse, Bugey, Valromey e Gex a Henrique IV da França em troca do marquesato de Saluzzo.

Uma segunda ocupação francesa em 1630 forçou o duque de Saboia a ceder as fortalezas de Pinerolo à França (Tratado de Cherasco em 1631). Recusando uma aliança com a França, o ducado de Saboia foi novamente ocupado de 1690 a 1696 e de 1703 a 1713.

Ao final da Guerra de Sucessão Espanhola com o Tratado de Utrecht em 1713, o duque de Savoia readquiriu suas possessões originais e recebeu o título de Rei da Sicília. Em 1720, depois da Guerra da Quádrupla Aliança, o duque cedeu a Sicília à Áustria recebendo o Reino da Sardenha em troca. Desde então, ele ficou conhecido como Rei da Sardenha, acumulando o título de Duque de Saboia.

Lista de duques[editar | editar código-fonte]

Ducado de Saboia
Estados italianos em 1494

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Desambiguação genealógica e territorial de Lorraine e Borgonha, com seção dos Condes e Duques de Savóia
Ícone de esboço Este artigo sobre Estado extinto, integrado ao Projeto Estados Extintos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.