Felisberto II de Saboia
| Felisberto II | |
|---|---|
| Duque de Sabóia | |
| Governo | |
| Reinado | 07 de Novembro de 1497 - 10 de Setembro de 1504 |
| Antecessor | Filipe II |
| Sucessor | Carlos III |
| Títulos | Príncipe do Piemonte |
| Vida | |
| Nome completo | chamado o Belo |
| Nascimento | 10 de abril de 1480 |
| Pont-d'Ain | |
| Morte | 10 de setembro de 1504 (24 anos) |
| Pont-d'Ain | |
| Esposas | Iolanda de Sabóia |
| Margarida de Áustria | |
| Filhos | com Margarida de Áustria Margarida de Sabóia |
| Pai | Filioe II |
| Mãe | Margarida de Bourbon |
Felisberto II de Sabóia, cognominado de o Belo, nasceu em Pont-d'Ain em 10 de abril de 1480 e faleceu na mesma localidade em 10 de setembro de 1504, tendo sido duque de Sabóia e príncipe do Piemonte de 1497 a 1504. Era o filho mais velho de Filipe II, Duque de Sabóia e de Margarida de Bourbon.
Biografia [editar]
Passa uma parte da sua infância na Corte de França, junto do seu tio materno, Pedro II de Bourbon, casado com Ana de França, sucedendo a seu pai no ducado em 1497.
Felisberto II leva uma vida despreocupada, confiando o governo dos seus estados a seu meio irmão bastardo, Renato de Sabóia, entregando-se aos prazeres da caça. Morre aos 24 anos após uma caçada, sucedendo-lhe seu outro irmão Carlos III de Sabóia.
Casamentos e Descendência [editar]
Em primeiras núpcias, casa com Iolanda de Sabóia, filha de Carlos I de Sabóia e herdeira do ramo senior da família, nomeadamente dos direitos dinásticos aos tronos de Jerusalém, Chipre e Armênia, mas a jovem vem a falecer de seguida.
Em 1501, volta a casar com Margarida de Áustria, filha do imperador Maximiliano I e madrinha do futuro Carlos V. Deste casamento nasceu, em 1504, uma filha, Margarida de Sabóia, que viveu apenas alguns meses.
Ver também [editar]
| Precedido por Filipe II |
Duque de Sabóia Príncipe do Piemonte 1497-1504 |
Sucedido por Carlos III |