Novo Mundo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Novo Mundo é um dos nomes dados ao hemisfério ocidental, mais especificamente ao continente americano. O termo tem as suas origens nos finais do século XV em função da descoberta da América por Cristóvão Colombo.

A descoberta deste novo continente expandiu o horizonte geográfico dos europeus que até então consideravam a Europa, a África e a Ásia como os únicos constituintes do Mundo. Em contraste com o Novo Mundo, os continentes europeu, africano e asiático formavam o Velho Mundo.

Origem do nome[editar | editar código-fonte]

Pedro Mártir de Angleria cunhou o termo Novo Mundo[1] (novi orbis) numa carta de Novembro de 1492, na qual se referia à primeira viagem de Colombo à América.[2] No ano seguinte de Angleria refere-se novamente ao Novo Mundo (orbis novus).[3] . Em 1516, de Angleria publica o livro De orbe novo ("Sobre o Novo Mundo").

O termo foi também utilizado por Giovanni da Verrazzano na descrição da viagem que efectuou em 1524 ao longo da costa atlântica da América do Norte(as actuais costas Leste dos Estados Unidos e do Canadá).[4]

Outros usos[editar | editar código-fonte]

Novo Mundo pode-se referir a outras coisas mais específicas, como:

  • em um contexto histórico, ao se referir ao descobrimento europeu da América;
  • em biologia, para descrever grupos de espécies que são encontradas apenas na América;

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. [[Salvador de Madariaga|de Madariaga, Salvador]]. Vida del muy magnífico señor Don Cristóbal Colón (em espanhol). 5th. ed. Mexico: Editorial Hermes, 1952. p. 363.
  2. O'Gorman, Edmundo (1961). The Invention of America, p. 84.
  3. Zerubavel, Eviatar (2003). Terra Cognita: The Mental Discovery of America, p. 72. Citing: Thachohn B. (1903). Christopher Columbus, vol. 1, p. 62.
  4. Verrazzano, Giovanni da (1524). "The Written Record of the Voyage of 1524 of Giovanni da Verrazzano as recorded in a letter to Francis I, King of France, July 8th, 1524". Citing: Wroth, Lawrence C., ed. (1970). The Voyages of Giovanni da Verrazzano, 1524-1528. Yale, pp. 133-143. Citing: a translation by Susan Tarrow of the Cellere Codex.
Ícone de esboço Este artigo sobre História ou um historiador é um esboço relacionado ao Projeto História. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.