Lens culinaris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Lentilha)
Ir para: navegação, pesquisa

NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde agosto de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Como ler uma caixa taxonómicaLentilha
Lentilhas (Lens culinaris)

Lentilhas (Lens culinaris)
Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Fabales
Família: Fabaceae
Subfamília: Faboideae
Tribo: Vicieae
Género: Lens
Espécie: L. culinaris
Nome binomial
Lens culinaris
Medikus

Lens culinaris popularmente chamada de lentilha[1] é uma pequena planta trepadeira anual, da família das leguminosas, subfamília Faboideae. Essa erva de origem asiática é cultivada universalmente e possui folhas penadas, com folíolos minutos. Suas flores são papilionáceas, pequenas, de cor clara e as vagens são curtas, com uma ou duas sementes discóides. Apresenta também largo uso ornamental em vasos, jardineiras ou em cercaduras de canteiros.

Consumo[editar | editar código-fonte]

As lentilhas eram cozinhadas desde tempos pre-históricos no Oriente Médio, donde se espalharam para a Europa do sul e central e para o norte de África. [2] A sopa de lentilhas continua a ser uma preparação popular em toda a região.

Segundo algumas fontes, as lentilhas são benéficas para a saúde, principalmente devido às fibras que fornecem ao organismo, mas também devido a vários compostos importantes para o metabolismo, como os folatos e vários minerais. [3]

Consumir lentilhas durante a passagem de ano é um hábito comum em países como o Brasil, o Chile e a Venezuela. Acredita-se que as pequenas sementes, circulares e achatadas como moedas, atraem boa sorte no âmbito financeiro.

Bíblia[editar | editar código-fonte]

Segundo o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, Esaú cedeu a Jacó seu direito de primogênito em troca de um prato de lentilhas.

Samá, um dos valentes do rei Davi, defendeu sozinho um campo de lentilhas contra os filisteus.

Referências


Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons
Ícone de esboço Este artigo sobre leguminosas (família Fabaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.