Portal:Botânica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Anexos por tema · Glossários · Índice A-Z

Portal de botânica

Botânica é o estudo científico da vida das plantas, fungos e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. A Botânica abrange uma miríade de disciplinas científicas que estudam crescimento, reprodução, metabolismo, desenvolvimento, doenças e evolução da vida das plantas.

Plantas, também chamadas de Embriófitas, são seres vivos fotossintetizantes que possuem embriões multicelulares envolvidos por material materno e estágio sexuado em alguma parte do ciclo de vida. Distintas dos demais seres vivos por seu ciclo de vida mais que pela fotossíntese (algumas espécies são heterotróficas secundárias, sem pigmentos verdes). Adaptadas basicamente para a vida na terra. Composta de dois grupos informais: avasculares e vasculares, sendo o último subdividido em plantas sem e com sementes. As plantas com sementes podem ainda formar ou não flores. Todas as células das plantas possuem plastídeos que quando expostos à luz podem converter-se em cloroplastos.

Artigo destacado

Híbrido de várias orquídeas.

Plantas epífitas, as orquídeas (Família Orchidaceae), crescem geralmente em árvores usando-as somente como apoio para buscar luz. Possuem muitas e variadas formas e cores, já que essa planta reproduz-se facilmente entre espécies semelhantes.

As orquídeas pertencem à ordem Asparagales, à família Orchidaceae, a maior de todas as famílias botânicas, com números de espécies estimados em 25000 segundo alguns autores, 40000 segundo outros. Esses imponentes números desconsideram a enorme quantidade de híbridos e variedades produzidos por orquidicultores todos os anos. A quantidade de gêneros conhecidos também é surpreendente, superando a marca dos 700

As espécies de orquídeas são um desafio para os teóricos em Biologia, no que diz respeito ao próprio conceito de espécie. Há muitas orquídeas, com características marcantemente próprias e diferentes de outras "espécies" que, quando postas em contato com estas outras, podem efetuar cruzamentos e produzir híbridos férteis. Estes híbridos ainda podem ser cruzados com outras espécies, e produzir novas gerações de híbridos férteis. Há híbridos entre espécies, e até mesmo entre gêneros. Há híbridos obtidos através do cruzamento de várias gerações de híbridos de 4 ou mais gêneros distintos. Este fenômeno é um dos trunfos dos orquidicultores, que podem "misturar" suas espécies e obter uma combinação quase infinita de novas formas e cores, mas também pode ocorrer naturalmente. É possível que várias "espécies" classificadas pelos botânicos sejam, na verdade, híbridos naturais há muito estabelecidos na natureza.

De maneira geral as orquídeas compartilham características exclusivas marcantes. São normalmente ervas epífitas, terrestres, litófitas, psamófitas, saprófitas ou raramente aquáticas, freqüentemente rizomatosas, com raízes robustas cobertas por um tecido esponjoso chamado velame. As folhas apresentam morfologia variada, mas são quase sempre alternas e dísticas. O caule pode muitas vezes se apresentar coprimido verticalmente e espessado, e é a isso que chamam pseudobulbo. As inflorescências podem ter de 1 a centenas de flores, de acordo com a espécie, e podem ser apicais, laterais ou basais.

Devido à grande distribuição geográfica, é natural que um grupo tão diverso também apresente adaptações das mais diversas aos seus ambientes.


Artigos destacados recentemente: Nenhum

Imagem em destaque

Vetiveria zizanoides dsc07810.jpg


Raízes de Vetiveria zizanoides à venda, (Ilhas Reunião).



Imagens destacadas recentemente: Nenhuma

Você sabia que...

Artigos com problemas

Reciclar/Verificar

Caule, Ciclo do nitrogênio, Levedo, Plectranthus, Diatomácea

Expandir

A wikipédia possui vários artigos relacionados com botânica que são apenas esboços (ou mínimos), e que precisam ser melhorados. Entre elas, aqui vai uma amostra. Pegue uma e mãos à obra!

Abacateiro, Anil - a Anileira, Beterraba, Dicotiledónea, Fitopatologia, Limoeiro, Nenúfar, Rosa, Vitória-régia, ....


Portais de seres vivos

Portal:Anfíbios e répteis Portal:Zoologia Portal:Aves Portal:Dinossauros Portal:Felinos Portal:Invertebrados Portal:Mamíferos Portal:Peixes Portal:Botânica Portal:Primatas
Anfíbios e Répteis Animais Aves Dinossauros Felinos Invertebrados Mamíferos Peixes Plantas Primatas