Reflorestamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Projeto de reflorestamento na Inglaterra.
Floresta em recomposição na Tailândia, 12 anos após derrubada.

Reflorestamento é a regeneração natural ou intencional de florestas e matas que foram esgotadas anteriormente, geralmente devido ao desmatamento.[1] O reflorestamento pode ser usado para a manutenção de matas ciliares, reconstruir habitats naturais e ecossistemas,[2] melhorar a qualidade de vida humana, através da absorção da poluição e da poeira do ar, mitigar o aquecimento global por meio do sequestro de carbono da atmosférica[3] e para a extração vegetal, em especial de madeira.[4]

Segundo uma estimativa da FAO, entre 2000 e 2010 o mundo perdeu cerca de 130 milhões de hectares de florestas, mas ganhou de volta 78 milhões de hectares em reflorestamentos naturais ou induzidos.[5] No entanto, áreas reflorestadas natural e artificialmente costumam divergir muito em suas características e nos serviços ambientais que oferecem. Os reflorestamentos humanos geralmente ficam muito longe de recompor integralmente a biodiversidade primitiva, especialmente no caso das tropicais, e florestas jovens, mesmo recuperadas naturalmente, são muito distintas em relação às maduras em termos de composição e densidade vegetal, e também de biodiversidade.[6] [5]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dictionary.com. Reforestation - Definitions from Dictionary.com (em inglês). Visitado em 25 de maio de 2015. Cópia arquivada em 25 de maio de 2015.
  2. Isabela Vieira (18 de fevereiro de 2015). Reflorestamento é solução para salvar bacias hidrográficas do Rio Agência Brasil. Visitado em 25 de maio de 2015. Cópia arquivada em 25 de maio de 2015.
  3. Graziela Lourensoni (17 de abril de 2013). A importância do reflorestamento para garantir a qualidade de vida Painel Florestal. Visitado em 25 de maio de 2015. Cópia arquivada em 25 de maio de 2015.
  4. Greenpeace (31 de maio de 2012). Carvoaria Amazônia - Como a indústria de aço e ferro gusa está destruindo a floresta com a participação de governos. Visitado em 25 de maio de 2015. Cópia arquivada em 25 de maio de 2015.
  5. a b FAO, p. 16
  6. The Vital Forest Graphics, pp. 7–9

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Reflorestamento
Ícone de esboço Este artigo sobre ecologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.