Tropismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Fungos do gênero Phycomyces sob ação de fototropismo.

Tropismo é a capacidade das plantas e algumas espécies de fungos se movimentarem em resposta à estímulos ambientais, tais como: luz (Fototropismo), gravidade (Gravitropismo/Geotropismo), mecânico (Tigmotropismo), água (Hidrotropismo) e substâncias químicas (Quimiotropismo). Estas respostas ocorrem devido ação de alguns hormônios como, por exemplo, a auxina, e podem ser positivos, ou seja, em direção ao estímulo externo, ou negativos, quando a resposta se dá em direção oposta ao estímulo externo. [1] Os principais tipos de tropismos são:

  • Fototropismo: quando o agente é a luz. A parte iluminada cresce menos, provocando um fototropismo positivo, que é o crescimento do vegetal em direção à fonte luminosa. Isso ocorre, pois os hormônios de crescimento (auxina) migrarão para a parte não iluminada (fugindo da luz), o que faz com que essa região cresça mais rapidamente provocando uma curvatura em direção ao estímulo.
Ícone de esboço Este artigo sobre Botânica é um esboço relacionado ao Projeto Plantas. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Referências

  1. KERBAUY, G. B. . Fisiologia Vegetal - Segunda edição expandida, revisada e atualizada. 2a. ed. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan Ltda., 2008.