Wikipédia:Livro de estilo/Como escrever um bom artigo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recomendação
O que se segue é uma recomendação do livro de estilo.
As recomendações são elaboradas através da experiência da comunidade e auxiliam no crescimento e na prosperidade do projeto.
Prefira utilizar a página de discussão antes de uma modificação que altere o contexto.
Text-x-generic-highlight-yellow-pen.png Resumindo:
  • Antes de escrever o artigo, pesquise acerca do tema e inclua os resultados obtidos na forma de referências quando for escrevê-lo.
  • A seção introdutória precisa explicar de forma curta e abrangente sobre o que o artigo trata, para que um leitor não-familiarizado com o tema possa entender sobre o quê ele trata.
  • Use o Wikimedia Commons para encontrar ficheiros relacionados ao tema, e acrescente-os ao artigo, para clarificar o texto. Discuta com outros editores os pontos que lhe deixam dúvidas sobre a qualidade.

Conceber, criar e desenvolver um bom artigo são atividades que trazem uma grande satisfação, especialmente se o artigo vier a ser considerado um dos melhores artigos da Wikipédia! Contudo, para que um artigo possa atingir um nível elevado é necessário muito trabalho.

O objetivo desta página é oferecer algumas ideias que podem ajudar a tornar mais fácil a escrita de um artigo de qualidade.

Pesquisa

Depois de escolher um tópico, use a página de pesquisa para descobrir que artigos relacionados já existem. Desta forma poderá encontrar artigos relevantes para os quais poderá criar ligações, e de onde poderá ligar ao artigo em que irá trabalhar.

Pesquisa adicional é quase sempre necessária para escrever um bom artigo. Pode consultar as Wikipédias em outras línguas, motores de busca tais como o Google, ou enciclopédias convencionais para obter uma ideia sobre o que o artigo deve focar.

Um bom artigo tem que ser verificável e citar fontes fiáveis, que devem ser livros ou artigos de publicações revistos por pares. Bibliotecas públicas ou universitárias são um bom local para encontrar e estudar essas fontes. Atualmente várias revistas ou jornais são também publicados na Internet, o que facilita a sua pesquisa e consulta.

Só citando as melhores fontes no assunto é que um artigo da Wikipédia pode ser considerado credível. Pelo contrário, um artigo sem fontes fiáveis está sujeito a ser criticado e o seu conteúdo disputado; um artigo sem quaisquer fontes pode até ser considerado para eliminação pela comunidade!

Escrita

O artigo deve começar com uma breve introdução (de um a quatro parágrafos, consoante a extensão do artigo), que descreva sucintamente o tema e refira os pontos mais importantes. Um leitor deve conseguir formar uma ideia clara sobre o assunto e o conteúdo do artigo ao ler apenas a introdução. Por favor tenha em mente que embora esteja familiarizado com o tema sobre o qual está a escrever, outros leitores da Wikipédia podem não o estar. Assim, é importante clarificar cedo o contexto do artigo. Por exemplo, em vez de escrever:

Guano é um personagem que faz o papel de mascote do grupo Lily Mu!

seria mais informativo escrever:

Guano é um personagem da série de desenho animado Kappa Mikey que faz o papel de mascote do grupo Lily Mu!.

Consulte o Guia de edição para conhecer a formatação usada para criar ligações, enfatizar texto, listas, cabeçalhos, etc. Não se esqueça de criar ligações para outros artigos da Wikipédia relevantes, e quando apropriado, criar ligações a partir desses artigos para o artigo que está a editar.

Tenha em atenção que não pode simplesmente copiar o conteúdo de outras fontes para a Wikipédia. Veja mais detalhes em direitos de autor.

É uma boa ideia separar as maiores secções do artigo com cabeçalhos. Para muitos tópicos, uma secção com história é muito apropriada, realçando a forma como o entendimento sobre o conceito evoluiu ao longo do tempo.

Caracterize o assunto de um ponto de vista neutro, especialmente se existirem opiniões diferentes sobre o tema.

Tente evitar erros gramaticais. A Wikipédia ainda não contém um corretor ortográfico, mas pode escrever e corrigir o artigo primeiro num editor de texto (que é mais confortável que escrever na caixa de texto da Wikipédia num navegador) e depois então colá-lo nessa caixa de texto.

Mantenha um estilo enciclopédico e seja objetivo. Evite comentários pessoais e não use formas pessoais ("descobri que", "chegamos à conclusão que", ...). Tente utilizar uma escrita cuidada, mas sem ser excessivo - o Livro de estilo pode ser uma boa ajuda. Evite o uso de eufemismos e de calão ou gíria, e explique o jargão.

Sempre cite as fontes das informações

No final do artigo deve listar as referências utilizadas, e ao longo do artigo deve citar a fonte das afirmações feitas, especialmente se estas forem controversas ou suscitarem dúvidas. Estas referências permitem que a Wikipédia seja um recurso mais confiável e credível.

Mais informações sobre este processo:

Últimos retoques

Termine o artigo adicionando uma boa imagem ou gráfico que sejam relevantes para o tema a ser discutido. Utilize o Wikimedia Commons (um repositório de conteúdo multimédia) para carregar as imagens que estiverem com alguma licença livre, ou use a Política de Uso restrito para carregar imagens com direitos autorais. A Wikipédia:Política de imagens contém mais informações sobre o processo.

Uma forma de obter um bom artigo é através do contributo de vários editores. Use a página de discussão para refinar o tópico ou pedir opiniões, e tome nota dos pontos levantados: é interessante descobrir que outras pessoas podem propor interpretações diferentes, ou podem ter acesso a outras fontes que complementem o artigo. Elaborar uma interpretação consensual e que abranja diversos pontos de vista é uma característica de um bom artigo.

Pode também ser útil pesquisar o tema numa Wikipédia de língua estrangeira, tal como a inglesa, alemã ou francesa. Estas podem conter artigos mais aprofundados, especialmente em assuntos de interesse local. Mesmo que não domine por completo essa língua, pode retirar informação importante, tal como datas de nascimento ou estatísticas. Não se esqueça de adicionar os interwikis adequados.

Não se esqueça de uma secção com ligações externas e outra com leitura adicional. O material mais útil e fidedigno que encontrou na sua pesquisa, pela Internet ou em livros, também pode ser interessante para outros leitores.

Lembre-se também de criar hiperligações para o seu artigo a partir de artigos relacionados. Isto inclui redirecionamentos que o seu artigo possa necessitar, por exemplo outras capitalizações do título do artigo, abreviaturas, versões no plural, etc. Isto ajuda as pessoas a encontrar o artigo mais facilmente. Por exemplo, ao criar o artigo cão, poderia criar redirecionamentos a partir de cães e cachorro.

Recomendações gerais

Em resumo, um bom artigo deve observar as seguintes recomendações:

  1. Seguir as regras gramaticais guardando fidelidade à linguagem oficial;
  2. Verificar a terminologia aplicada ao tema;
  3. Evitar neologismos;
  4. Observar que a diversidade vocabular é desejável, mas não é o mais importante: a simplicidade e o objetivo são prioritários;
  5. Evitar termos repetitivos enriquece o conteúdo e impede que o artigo se torne enfadonho;
  6. Ter sempre à mão todo o material necessário para a elaboração do artigo evitando interrupções que tiram a concentração.
  7. Elaborar sempre rascunhos e fazer revisões, antes da publicação;
  8. Ser fiel às origens (fontes) das citações garante a sustentação da sua idoneidade;
  9. Ter imparcialidade quando o tema sugerido (principalmente os de natureza polêmica), implicar na observância das diferenças culturais e sociais;
  10. Ser autêntico pois as suas ideias dizem exatamente quem é você;
  11. Preocupar-se com a formatação padrão da Wikipedia, fixar em negrito no parágrafo introdutório o título do artigo, e incluir categorias e interwikis no artigo;
  12. Ser claro quanto ao significado do termo abordado, facilitando a desambiguação;
  13. Escrever períodos curtos e objetivos.
  14. Evitar expressões temporais como atualmente, ano passado, "fulano tem 35 anos". Lembre-se que os artigos poderão ser lidos daqui a 5 anos, por exemplo.

Importante: Lembre-se, os artigos que atingirem um excelente nível de qualidade, podem ser indicados e votados para entrarem na página principal da Wikipédia como Artigos destacados. Mãos à obra! Crie e expanda seus artigos preferidos com boa qualidade, seguindo o Livro de Estilo e as recomendações da Wikipédia para que eles cheguem a artigos Destaque!

Ver também