Ajuda:Guia de consulta e reprodução/Reproduzindo MIDI

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquivos MIDI desencadeiam sons reproduzidos em um sintetizador.

Arquivos MIDI

Há grandes diferenças no som produzido por um arquivo/ficheiro MIDI, dependendo da máquina em que é reproduzido. Arquivos MIDI geralmente só contêm instruções que desencadeiam sons reproduzidos por um sintetizador. Em um computador pessoal, esses são geralmente sons sampleados armazenados na placa de som.

Na reprodução de arquivos MIDI podem ocorrer os seguintes problemas:

  • Os arquivos MIDI codificados com uma versão mais recente do padrão MIDI podem não ser reproduzidos corretamente se sua máquina não suportar aquela versão do padrão.
  • Alguns fabricantes de hardware produziram extensões de licença proprietária ao padrão MIDI geral, não reproduzidos por todos reprodutores MIDI. Essas extensões devem ser evitadas para arquivos MIDI carregados na Wikipédia.
  • A máquina na qual for reproduzido o arquivo deve possuir tanto o programa como o hardware habilitado para reproduzir arquivos MIDI. Reprodutores de áudio digital podem reproduzir MP3 e outros formatos padrões de áudio, mas não arquivos MIDI.

Programas gratuitos estão disponíveis para exibir o conteúdo da maioria dos tipos atuais de arquivos MIDI no formato de tablaturas e/ou sequenciadores, como por exemplo Rosegarden e LilyPond.