Wikipédia:Viés sistêmico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um Viés sistêmico é a cobertura desequilibrada dos tópicos e perspectivas da enciclopédia. O conteúdo de um artigo será influenciado pelo gênero, cultura e país de residência do autor (nacionalismo). Esses elementos podem levar à discriminação sistêmica na enciclopédia. A solução é incluir diferentes perspectivas culturais em um artigo para levar em consideração a diversidade cultural.

Viés sistêmico[editar código-fonte]

Etnocentrismo[editar código-fonte]

Apresentar uma situação nacional como a situação geral (nacionalismo) e não falar sobre a de outros países é um etnocentrismo. Uma situação nacional muito explícita tem mais seu lugar em um artigo nacional. A língua local (regionalismo (linguística)) e a apresentação de informações que valorizem o país (uma pessoa ou organização) e desvalorizem os demais devem ser evitadas.

Como evitar viés sistêmico[editar código-fonte]

Diversidade cultural[editar código-fonte]

Wikipedia é uma enciclopédia internacional. Escrever um artigo incluindo diversidade cultural envolve a apresentação de diversas fontes e perspectivas em um nível global para artigos com escopo internacional. Isso não é para evitar falar sobre um país específico, mas para incluir apenas informações que tenham uma grande influência em outros países ou que sejam representativas de uma tendência geral. Trata-se de fazer uma síntese internacional do conhecimento.

Filosofias relacionadas[editar código-fonte]

Ajuda[editar código-fonte]

Notas